A lista de defeitos do Google Inbox

Inbox by GMail - A caixa de entrada que funciona pra você

Já compartilhei aqui minhas primeiras impressões sobre o Google Inbox, mas confesso que após usar por mais alguns dias, a sensação é de decepção. A impressão inicial se confirmou, e está claro pra mim que a Google poderia deveria ter feito um trabalho melhor.

A idéia de tratar mensagens como tarefas e destacar anexos relevantes é excelente, mas é pouco quando se avalia que é possível obter resultados melhores utilizando extensões do Chrome em conjunto com o GMail.

Por isso, resolvi listar os (graves) defeitos que acredito poderiam ter sido evitados:

Marcar como não lida

Um defeito grave que faz com que quem lida com muitas mensagens diariamente (meu caso) e precise interromper a leitura para retomar depois fique prejudicado, pois uma mensagem não lida chama mais a atenção que uma mensagem lida, mesmo que continue na caixa de entrada. Marco mensagens como não lidas com frequência, e não poder fazer isso no Inbox me aborrece.

Navegar entre mensagens

Não ter uma opção para passar de uma mensagem pra outra automaticamente quando se marca a mensagem como concluída ou apaga é simplesmente irritante pra quem estava acostumado com o GMail. Verdade que é possível simplesmente rolar a página e clicar na próxima mensagem logo abaixo, mas uma vez tomada uma ação sobre uma mensagem, é natural esperar que a próxima seja visualizada.

Assinatura

Minha assinatura é meu cartão de visitas, por isso considero a ausência de suporte a este recurso um defeito grave, que prejudica bastante meu networking.

Labs, especialmente o Quick Links

Fiquei simplesmente viciado num dos melhores labs que o GMail possui, IMHO, que é o Quick Links. Uso muito o recurso de pesquisar, pois as centenas de milhares de mensagens que tenho no GMail são uma valiosa base de dados, e por isso ter à mão um link que me leva diretamente pra lista de mensagens com determinadas características é extremamente útil.

Convites (muito) limitados

Entendo perfeitamente o aspecto "marqueteiro" da iniciativa, eu faria a mesma coisa com O Melhor do Cinema, se pudesse. Mas 3 convites é muito pouco. Chame de mimimi, mas a idéia de convites tão restritos não me agrada.

E você, já teve a oportunidade de testar o Inbox ? Que defeitos encontrou ?

Update! Não envio de mensagens pra grupos

Esqueci completamente de mencionar este defeito gravíssississimo!!! Ao enviar uma mensagem, percebi que não autocompletava os grupos que havia criado, mas imaginei que seriam substituídos pelos círculos do Google+. Nada! Simplesmente temos que nos contentar em enviar mensagens individualmente. Inaceitável :(

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!