Data Center Sustentável da Microsoft usa Biogás e Células de Combustível


A Microsoft anunciou recentemente a ativação de um Data Center experimental em Cheyenne, Wyoming, nos EUA.

O que ele tem de especial? Sua energia vem de células de combustível alimentadas a partir de biogás, este obtido a partir dos resíduos de uma estação de tratamento de água. Curtiu ? Eu também!

Iniciativas para tornar mais sustentáveis os Data Centers mundo afora não são novidade. Já falamos aqui do Open Compute Project do Facebook, dentre outros.

Vale lembrar que não se trata de sustentabilidade "filosófica", mas prática. Isto porque há vantagens técnicas e até econômicas em não depender de energia elétrica.

A vantagem técnica está relacionada à confiabilidade, que é maior num sistema baseado em gás natural que num sistema elétrico, de acordo com especialistas do eBay e da Bloom Energy.

A vantagem econômica se deve à redução do preço da energia baseada em células de combustível, que ainda é cerca de 2 vezes mais cara que a energia elétrica, mas que está menos sujeita a variações no futuro, na medida em que a geração ocorre de forma local, não dependendo de sistemas externos de transmissão e distribuição.

Isso dá mais controle sobre os custos, justificando o investimento quando se pensa num horizonte de 10 anos ou mais.

Convém notar, porém, que a "sustentabilidade máxima" depende do uso de gás natural obtido a partir de estações de tratamento de água e similares, pois a alternativa de usar a técnica de fracking, que consiste em injetar água, areia e outros compostos químicos em altas profundidades para liberar gases "presos" nas rochas é muito questionada pelo risco de contaminação de lençóis freáticos, dentre outros.

A iniciativa da Microsoft é louvável, acima de tudo por mostrar que sustentabilidade, mais que uma questão ambiental, é importante do ponto de vista técnico e econômico.

E você, também acha a iniciativa bacana ? Afinal esse assunto merece ser debatido, não acha?

Via GigaOM.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!