O melhor da Tecnologia que Interessa! Edição 2014 :)


Eu não sei você, mas quando chega o final do ano, aproveito pra pensar sobre o que fiz, o que deu certo ou errado, o que consegui ou não consegui, essas coisas.

E a partir desta reflexão, resolvi fazer uma retrospectiva diferente, resumindo pra você o que aconteceu por aqui em 2014, e espero a sua opinião pra confirmar (ou não) minhas impressões.

Então vamos lá! Vou começar resumindo os textos do ano pra você.

Comecei o ano tratando de segurança, relacionando 10 ferramentas que vale a pena conhecer, que incluem IDS/IPS, ferramentas de análise de vulnerabilidades e de perícia forense, dentre outras.

Ainda em janeiro, iniciei o PODCAST (que deu uma parada mas vai voltar em 2015, pode esperar!) e comemorei 6 anos de blog!

Fechando o primeiro mês do ano, mostrei a você como usar o Google Apps Scripts pra tratar mensagens do GMail, fazendo buscas e filtros, e incentivei quem valoriza nossa querida região nordeste.


Começou o mês de março, e refleti sobre a experiência de blogar, percebi como a tecnologia de Big Data já faz parte de nosso cotidiano, e me surpreendi como os navegadores evoluem rápido, usando como exemplo o Firefox 28, além de tentar (sem sucesso, infelizmente) saber como você, caro leitor, usa as redes sociais, pra entender melhor se há alguma preferência, dentre outras coisas.

Ainda em março descobri que ler livros via web não é loucura, mas sim uma tendência :), e indiquei 5 apps pra você ler e aprender mais rápido (recomendo MUITO a leitura desse post).


No mês de maio, tratei do lançamento do Ubuntu 14.04, escrevi um ebook que resume 16 soluções para Big Data Analytics, reforcei a importância do inglês para profissionais de TI (não canso de repetir isso, mas parece que não adianta muito), descobri um infográfico bem legal sobre ITIL, fiz mais um giro de notícias pelo mercado de virtualização e cloud, e percebi como a guerra política chegou com força na web.

Ainda no mês de maio, fiz a cobertura do FISL, como de praxe, mesmo não podendo estar presente no evento, infelizmente. Ainda assim, pude analisar muitas palestras interessantes, com base nos vídeos disponibilizados pela organização do FISL. Teve Bitcoin, Segurança da Informação, Big Data, BI, BA, Linux, Shell Script, Cloud, Virtualização e até Empreendedorismo. Muito legal mesmo!

Em junho, além de concluir a cobertura do FISL, comecei a usar um dos melhores serviços que alguém pode ter acesso na web, o Quora. É educativo, inspirador, muito legal mesmo!

Mais um giro de notícias sobre virtualização e cloud (afinal foi este tema que [quase] me deixou rico :), um levantamento de 19 ferramentas para cloud que sysadmins e devops deviam conhecer, e termina o mês do São João.

Chega julho, e com ele uma proposta de trabalho inesperada e até mesmo inacreditável, mas que tive que recusar. Parei de escrever pro Google (não é o que você está pensando :) e voltei a escrever mais pra você, estimado leitor.

Neste mês movimentadíssimo no blog, teve guerra pela sua sala de TV, análise do desempenho da seleção na Copa como se fosse um serviço de TIAT&T "bancando" conexão de dados dos usuários nos EUA, centenas de apps pro chromecast, o serviço Kindle Unlimited da Amazon, a batalha dos Chromebooks, a TV Bit Torrent, Big Data salvando vidas, ferramentas para fazer negócios nas redes sociais e o impacto do SDN sobre a Cisco.

Agosto foi um mês sem tantas publicações no blog, mas capaz de revelar 10 soluções que todo administrador de redes devia conhecer, um novo método de recarga de smartphones baseado "no grito" :), uma discussão interessantíssima sobre ITIL e DevOps que repercutiu muito mais do que poderia imaginar, a briga no "mercado de caronas" e o sensacional "Remix of the Century", imperdível pra quem gosta de música.

Setembro veio e com ele a abordagem agressiva da Microsoft no mercado de virtualização e cloud, mais um serviço incrivelmente simples que traz mais produtividade com o envio de emails, uma análise sobre Openstack e VMware, a descoberta de uma das maiores falhas de segurança dos últimos tempos e uma idéia genial que pode revolucionar a forma como transferimos dinheiro.

Outubro chegou com a série Segredos do Aprendizado - Princípios Cognitivos que vão te ajudar a Aprender mais e melhor!, a banda larga da TIM sendo a melhor do Brasil, o Ubuntu 14.10 e as primeiras impressões sobre a evolução do GMail, o Google Inbox (tenho convites!).

Em novembro fiquei sabendo que a Google tem uma ferramenta que coleta dados sobre aplicativos e usuários mas garante privacidade (!), descobri vários defeitos no Google Inbox, pedi sua colaboração para o Tecnologia que Interessa!, lancei meu novo projeto: O Melhor do Cinema!, analisei o evento re: Invent da Amazon (muito material interessante!), critiquei a iniciativa Facebook for Business e compartilhei com você 8 tendências para Big Data Analytics em 2015, além de analisar a grande sacada do Facebook.

Em dezembro fiquei sabendo que a próxima geração do Google Glass pode ter hardware Intel, que a Microsoft tem um Data Center alimentado a partir do processamento de lixo, que terapia via chat funciona, tentei filosofar (sem sucesso, claro!), indiquei 5 cursos gratuitos pra aprender Computação em Nuvem e contei a história de uma das tecnologias mais revolucionárias da década, talvez do século.

Conclusão

Diante desse resumão, o que posso dizer é que, apesar de não ter dedicado tanto tempo quanto gostaria ao blog em 2014, a sensação é de realização, pois tenho certeza que consegui compartilhar informações úteis com você em algum momento desse ano. Posso garantir que me esforcei pra isso.

Ainda assim, não escapei de algumas frustrações, como o podcast, que pretendia fazer com mais frequência, mas acabei não conseguindo.

Desejo que em 2015 você tenha sucesso em seus projetos, que conquiste muitas vitórias, e que nelas esteja presente um sentimento maior, de realização não apenas individual, mas coletiva, para que possamos, em conjunto, alcançar o melhor para todos.

Obrigado por nos acompanhar. Feliz 2015!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!