11 apps úteis que facilitam planejar suas viagens pelo mundo (android e iphone)

Viajar é uma das melhores coisas que alguém pode fazer. Eu digo que é o dinheiro mais bem gasto. E o companheiro de todo dia da maior parte das pessoas hoje é ele, o smartphone. Por isso, nada melhor que equipar nosso companheiro com algumas das melhores opções pra auxiliar na hora de planejar sua viagem, seja descobrindo os melhores lugares e pontos turísticos, organizando itinerários, reservando hotéis (ou casas, se preferir) e até criando listas pra ajudar com a bagagem. Vamos à lista!

Tourist Eye - app para viajantes do mundo
O app Tourist-Eye - Guia de Viagem, não apenas traz informações sobre os locais, mas facilita a montagem de roteiros para viagem, com recomendações de viajantes, indicações de pontos turísticos próximos ao local onde se encontra (para uso durante a viagem), com acesso offline, além de permitir a criação de "listas de desejo" comunitárias, o que permite compartilhar "As melhores praias do Brasil" ou "Melhores lugares para compras em Nova Iorque".

World Tourism - app para viajantes do mundo

World Tourism é um dos apps mais bem avaliados da lojinha do Google quando se trata de apps para turistas. Conta com informações sobre centenas de milhares de locais de 151 países, incluindo dados sobre moedas, idioma, fuso horário e muito mais, além de permitir acesso offline e contar com reurso de texto para fala.

1001 lugares no Brasil pra conhecer antes de morrer
1001 lugares pra conhecer antes de morrer é um dos meus preferidos, não apenas por ser voltado para nosso país, servindo como excelente guia para os muitos lugares maravilhosos que temos por aqui, também traz recursos que facilitam o controle dos lugares já visitados.

O Trip Advisor é um clássico! App já consagrado mundialmente, é referência quando se trata de avaliações de lugares, ajuda a encontrar as melhores tarifas de passagens aéreas, hotéis, pousadas, restaurantes e pontos turísticos. E ainda há promoções que permitem ganhar pontos em programas de fidelidade fazendo avaliações de lugares, hotéis, etc. Recomendadíssimo!

Hostelworld é uma das melhores opções pra quem quer (ou precisa!) economizar na hospedagem. São mais de 30 mil albergues espalhados pelo mundo, com milhões de opiniões pra garantir uma estadia barata, mas também segura.

Quando se trata de acesso a informações sobre meios de transporte, há várias opções muito interessantes, por isso resolvi indicar duas: Transit Moovit. Informações sobre rotas, meios de transporte, navegação em tempo real, comparativos, acesso offline e muitos outros recursos nestes apps imperdíveis.

O Packpoint é daqueles que você pensa: precisava disso! Ele faz um checklist do que você precisa levar na viagem, a partid de informações que você fornece, indicando o objetivo da viagem, e conforme se trate de "férias na praia com bebê" ou "viagem de negócios", ele monta a lista de itens que não podem faltar na sua bagagem.

O Quintessentially Lifestyle é um app indicado pela CNN que traz informações de um serviço de Concierge que anteriormente era restrito a membros, e que fornece indicação de especialistas com os melhores restaurantes, SPAs, hotéis, e ainda permite compra de ingressos, além de outros serviços para os membros do "clube".

O Wikitude é um aplicativo de realidade aumentada muito bacana, que fornece informações sobre pontos turísticos sobrepostas na imagem da câmera do seu smartphone, facilitando a identificação de locais históricos e outras atrações mundo afora. O app ainda oferece integração para obtenção de mais informações sobre atrações a partir do Trip Advisor, Yelp, Twitter e Wikipedia.

O AirBNB é outro aplicativo que ganhou bastante adeptos nos últimos anos, por fornecer opções alternativas de hospedagem além dos clássicos hotéis e pousadas, permitindo que qualquer um com um espacinho sobrando em casa possa faturar alugando o mesmo de forma extremamente simples.

Conclusão

Há uma infinidade de apps para viagem disponíveis nas lojas, e certamente esta lista não esgota as possibilidades, mas tentei relacionar apps fora do óbvio que muitos de vocês já devem utilizar, como Booking, Hoteis.com, Google Maps, Waze e outros.

Por isso, se você tiver algum app para viagens que seja especialmente interessante, indique aqui!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!