5 dicas para Profissionais de TI que desejam turbinar sua carreira em 2015

Dicas sucesso carreira TI

O novo ano chegou, e com ele novas resoluções.

Queremos mais, queremos melhor, a cada ano.

Mas não é fácil, por isso resolvi tentar ajudar, indicando tendências, tecnologias e técnicas que você deve se dedicar em 2015 pra alavancar sua carreira.

1 - Acompanhe as tendências tecnológicas

Esta primeira dica pode parecer bem óbvia para profissionais de TI, em especial para os mais experientes, mas não a subestime. Vejo todos os dias profissionais se perguntando porque não cresceram na carreira, sem perceber que estão absolutamente estagnados em tecnologias (quase) obsoletas (Windows, alguém ? :).

Internet das Coisas (IoT para os íntimos), Computação em Nuvem (Cloud), Big Data, Mobilidade, Segurança da Informação são algumas áreas que já são realidade em muitas empresas e têm alta demanda de profissionais qualificados, por isso vale a pena ficar atento às novidades nessas áreas.

E o melhor de tudo é que acompanhar o que acontece pode ser muito fácil.

2 - Foque em algo específico

Na minha opinião, ser generalista ajuda mais quando você já tem bastante experiência, pois é a experiência que vai permitir que sua visão geral sobre tecnologia seja útil para a empresa, pois você saberá quais as peças necessárias, mesmo que não saiba todos os detalhes para a montagem do quebra-cabeça.

Por isso, escolha um dos temas que indiquei e identifique soluções relacionadas (como o Hadoop para Big Data), e investigue suas características, pois assim você obterá um conhecimento mais específico e terá algum diferencial para oferecer a seus clientes e/ou empregadores.

Vejo muita gente reclamando de salário, mas que não é capaz de desenvolver um app móvel ou montar uma infraestrutura na nuvem, só pra citar duas habilidades essenciais para desenvolvedores e profissionais de infra, respectivamente.

Descubra e invista na sua especialidade, aquilo que você tem motivação suficiente pra fazer melhor que ninguém, e o caminho do sucesso começará a se tornar viável.

3 - Documente seu aprendizado

Pode ser num blog, num ebook, num app tipo Evernote, num caderno, onde quiser.

Mas escreva sobre o que aprender, e seu aprendizado será maior, melhor e, se for documentado num espaço público, vai se tornar seu portfólio e servir de vitrine pra potenciais clientes e/ou empregadores através da Internet.

Sem falar que a documentação vai servir para consultas futuras, afinal nossa memória não é infalível.

Já perdi as contas de quantas vezes consultei o blog pra tirar alguma dúvida, confirmar uma informação, etc.

4 - Compartilhe o que aprender (ajudando pessoas)

Sabe uma coisa que as pessoas não costumam esquecer ?

Quem resolveu um problema pra elas.

Se alguém tem um problema e você ajuda a resolver, automagicamente você se torna referência pra ela.

Fica fácil entender, portanto, que quanto mais você fizer isso, mais pessoas lembrarão de você.

Em especial, as pessoas vão lembrar de você quando surgirem oportunidades.

Mas atenção!

Se meter a fazer o que não sabe pode ter o efeito contrário, ou seja, você vai criar a fama de que é o profissional que não resolve nada, e isso as pessoas também não esquecem.

Pior, lembranças negativas são mais fortes que positivas, então já viu, né ? Você pode acabar com mais gente contraindicando você quando surgirem oportunidades.

5 - Aprenda a fazer networking nas redes sociais

As redes sociais são um meio que oferece uma quantidade absurda de oportunidades, basta estar preparado para aproveitá-las.

Só pra dar um exemplo, outro dia vi num grupo do LinkedIn uma mensagem onde alguém prometia fornecer dicas e informações sobre vagas, e pedia o email das pessoas.

Milhares forneceram.

Isto significa que, se você tem a solução pra alguma necessidade das pessoas, faça esta solução chegar ao conhecimento delas.

Caso contrário é como querer ganhar na loteria sem jogar. Simplesmente não funciona.

Utilize seu perfil nas redes sociais como uma descrição do que você é capaz de fazer, assim fica mais fácil entrar em contato com as oportunidades do mercado.

Participe de grupos no LinkedIn, Google+ e Facebook, acompanhe especialistas no Twitter, sempre mantendo o foco na especialidade que quer transformar no seu diferencial no mercado.

Conclusão

Tentei apontar aqui alguns caminhos para quem quer aproveitar as oportunidades do mercado de TI, que, apesar do momento problemático do país, surgirão ao longo de 2015 pra quem estiver preparado.

Eu acredito muito em dedicação e persistência, por isso recomento que acredite, persista e se dedique para alcançar seus objetivos e os resultados virão.

E você ? Concorda comigo ? Tem mais alguma dica pra 2015 ? Compartilha aí!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!