5 maneiras de fazer a Internet trabalhar pra você! (IFTTT agora mais poderoso com as "Do" Apps)

5 maneiras de fazer a Internet trabalhar pra você! (IFTTT agora mais poderoso com as "Do" Apps)

Os leitores do blog já conhecem o IFTTT desde 2011.

O serviço evolui a passos largos, e agora conta com nada mais nada menos que 4 apps, o IFTTT (que agora se chama IF) e mais 3 apps "Do": Do Button, Do Câmera e Do Note.

A idéia das apps "Do" é facilitar ainda mais a integração entre os zilhões de serviços na web, deixando estas integrações a um clique de botão de distância.

Seguindo a linha das receitas prontas e criadas pelos próprios usuários, basta escolher a que lhe for mais útil e pronto, poderá acionar aquela atividade com um clique, seja tuitar uma foto, salvar um documento no Google Drive ou desligar a lâmpada da sala.

Vamos exemplificar o que pode ser feito pra deixar mais claro como você pode simplificar ainda mais sua vida :)

Salvar um arquivo no Dropbox ao conectar o wifi

O Do Button é o mais versátil, tendo opções mais variadas de integração entre serviços, e permite, por exemplo, utilizar o canal "Android Device" pra identificar automagicamente quando seu smartphone conectar o wifi (dá pra escolher uma rede específica se quiser) e utilizar outro canal para a ação a ser realizada, neste exemplo seria salvar um arquivo no Dropbox a partir de uma URL fornecida.

Publicar no facebook novas postagens do blog

Essa eu uso muito!

Com o canal "Blogger" o IF detecta quando publico um novo texto no blog e replica o mesmo no Facebook (dá pra escolher outras redes sociais).

IF e Hootsuite são os responsáveis pela avalanche de textos sobre tecnologia no meu facebook pessoal :)

Agradecer novos seguidores no Twitter

Essa preciso implementar!

Usando o canal "Twitter" como this e como that  (if this than that :) é possível detectar quando alguém te segue e enviar uma mensagem de agradecimento pra pessoa.
Receitas Do Câmera - backup de fotos pro Google Drive, Facebook, Flickr, etc

Fazer backup das fotos do Flickr no Dropbox

Do Câmera é focado em fotos (dãããããa), e possibilita usar o canal "Flickr" pra detectar uma nova foto ou set (a foto tem que ser pública infelizmente) e utilizar outro canal para a ação a ser realizada, neste exemplo seria salvar a foto no Dropbox.
Receitas Do Notes - tuitar, registrar idéias no evernote, mandar email, etc

Registrar idéias para posts, ebooks, etc

O Do Note pode me ajudar a resolver um grande problema: minhas idéias se perdem no vazio da mente (falei bonito, hein?). Sabe aquela "sacada genial" que todos temos no banho ou logo antes de dormir, mas que se perde pelo caminho ? O Do Note ajuda a registrar rapidamente aquela anotação, antes que se vá da memória.

Conclusão

O IFTTT já mostrou sua utilidade, tanto que é um serviço muito citado mundo afora, e não para de crescer e atrair investidores. Uso o serviço há anos e recomendo!

Agora eles estão preparando o terreno para a monetização do serviço, já que cada uma das "Do Apps" só permite o uso de 3 receitas na versão gratuita. Ou seja, você tem 9 receitas se usar as 3 apps. Provavelmente vão cobrar de quem quiser mais receitas.

Porém, não notei qualquer restrição no uso de receitas através da app IF ou do site IFTTT.com, embora algumas receitas que criei sejam desativadas de vez em quando. Não sei se vai continuar assim.

E você ? Já usar o IF ou algum "Do app" ? Comenta aí!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!