8 maneiras de pesquisar por data no Google (e outros truques pra obter melhores resultados)!


Ative o idioma inglês para ter melhores resultados nas buscas
Ative o idioma inglês para ter melhores resultados nas buscas
Já falamos aqui várias vezes sobre como pesquisar no Google, afinal esta é uma habilidade fundamental para o internauta moderno. Recomendo fortemente que confira todas as dicas, pois podem fazer MUITA diferença nos resultados que vai obter em suas pesquisas na web.

Agora imagine que você está a procura de emprego e buscou no Google detalhes de uma empresa em potencial. Dentre os muitos resultados da busca, como é que você obtém as informações mais recentes? Os resultados muitas vezes incluem páginas antigas e desatualizadas.

Há duas maneiras de pensar sobre buscas envolvendo “data”.

     1. Como encontrar a data da página que estou lendo?

     2. Como pesquisar dentro de uma data específica?

Devemos nos lembrar que a web é um processo dinâmico de mecanismos de busca que têm seus próprios pontos fracos, os quais chamamos de algoritmos de busca. Os mecanismos de busca ou robôs web indexam as páginas web, e este processo pode interferir na data considerada para efeito de busca, não sendo necessariamente a data de publicação da página web. Mas podemos assumir que seja uma data próxima.

Vamos às alternativas para fazer busca por data.

A página que estou lendo é atual?

A primeira solução possível para este problema é inserir o código "javascript:alert(document.lastModified)" na barra de endereços. A caixa de alerta aparecerá com uma data de atualização. Mas é necessário ter o Javascript habilitado, pode não funcionar em todos os navegadores ou falhar em páginas dinâmicas onde o resultado obtido é a data do sistema. Ainda assim vale a pena arriscar.

A outra solução possível é utilizar extensões como o LinkDiagnosis (recomenda-se usar Firefox :).

Depois de instalada a extensão, clique com o botão direito do mouse na página desejada e você terá a idade dela. O add‐on utiliza a string “na url” e o filtro de data da busca do Google para verificar a data.

Pesquisando por data

Vejamos algumas maneiras de pesquisar informações usando datas específicas.

O Google possui uma busca pela função data, que pode ser acessada através da página de "Pesquisa Avançada" ou usando as "Ferramentas de Pesquisa" nos resultados de busca. 

É possível pesquisar dentro de um ano, mês, semana, dia ou intervalo específico.

Também é possível usar sites de terceiros que utilizam o mecanismo do Google para fazer buscas por data, além de fornecer recursos que podem facilitar suas buscas. Vejamos alguns deles.

Spific fornece uma lista muito interessante de filtros, incluindo opções de data desde semanas, meses ou até um ano, com destaque para o filtro do "tema" da busca, que permite buscar com base em categorias como celebridades, ciência e tecnologia, filmes, esportes, comparação de preços e muito mais!

Já o D8Search tem foco mais específico em fornecer resultados atualizados, fornecendo busca comum e de imagens, além de trazer, na página de resultados, um filtro destacado que permite visualizar os resultados por relevância ou data.

Gigablast fornece algumas opções interessantes e integra a busca do Google, mas não percebi um foco específico em datas, e notei alguns erros também. De todo modo, fica uma menção honrosa, principalmente por ser software livre.

Mas o campeão em opções de busca, seja por data ou não, é o The Google Ultimate Interface!  Embora não seja oficialmente aprovado pela Google, é uma interface poderosa e combina uma infinidade de opções de busca, permitindo encontrar desde livros com base no período em que foi escrito, RSS feeds, mapas, imagens, vídeos, emails, grupos de discussão, artigos científicos, pessoas, e até explorar a lua e marte!

Encontrei ainda um tal de GooFresh, que seria um software que pesquisa páginas indexadas no prazo de hoje, ontem, sete dias e até um mês. Porém a reputação do software é péssima, por isso resolvi incluí-lo aqui como uma contra indicação, ou seja, não use o GooFresh.

Mão na massa

Se você é do tipo que não precisa, não gosta ou simplesmente não quer usar interfaces "de usuário" para suas buscas, pode "partir pra ignorância" e utilizar parâmetros na URL de busca do Google pra personalizar suas pesquisas por data.

Para encontrar páginas indexadas use o parâmetro "&as_qdr=d" (sem as aspas) na busca. Substitua o "=d" com "dX" (onde X é a quantidade de dias, por exemplo d2) e também com "wX" (para semanas) ou "yX" (para anos). Acrescente esta seqüência de consulta no final da URL de pesquisa na barra de endereço.

O operador daterange do Google é pouco conhecido e também é um atalho bacana de usar. Você pode restringir a sua pesquisa dentro de um intervalo de datas em que o Google indexou a página. O problema é que ele usa o calendário juliano, e não o nosso calendário gregoriano. Mas um conversor de calendário simples pode ser encontrado na web. Pesquise usando a sintaxe daterange "termo a ser pesquisado": DataDeInício‐DataDeFim. Confesso que não consegui usar esse operador :)

Conclusão

Estas soluções ajudam a obter melhores resultados em buscas com base em datas. Embora não sejam totalmente precisas, nos ajudam a encontrar os resultados mais atualizados. 

E você ? Quais os "truques" de busca que costuma utilizar ?

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!