Curriculum Vitae - blog é o novo currículo ?
Me deparei com um texto interessante do The Next Web recentemente, entitulado “Blogging is the New resume: Why less is not always more“.
O autor argumenta que currículos são ruins, insuficientes para comunicar suas habilidades e experiência, e na prática nem são lidos realmente.
Servem apenas pra identificar os candidatos que nem serão considerados pra vaga. No máximo.
Na prática, a seleção é feita com base em recomendações (o famoso QI), e nos resultados alcançados pelo profissional.
E pensando justamente nos resultados, ele sugere uma alternativa bem interessante, e aqui vocês vão entender porque o texto chamou minha atenção.
Ele sugere que um blog é uma maneira muito efetiva de ilustrar seu expertise, sua personalidade e, mais importante, seu modo de pensar.
Para desenvolvedores, o caminho indicado é o Github, destacado pelo autor como uma excelente plataforma onde o profissional pode exibir seu trabalho, deixando-o livremente disponível para inspeção e crítica, tornando muito mais fácil para o contratante verificar a experiência e resultados que o profissional pode gerar para a empresa.
De forma similar, um blog atende às necessidades dos não-desenvolvedores, fornecendo um meio de mostrar sua forma de pensar, comunicar suas habilidades e visão de mundo, algo simplesmente inviável num currículo tradicional.
Vários benefícios são apontados, desde abrir portas, construir conhecimento e negócios.
Mas o autor alerta que blogar não é para todos.
Você precisa gostar, tratar como um projeto de longo prazo, escrever sobre o que tem paixão, entender que não se trata de escrever sobre você, dentre outros pontos importantes pra que obtenha resultados interessantes.

Conclusão

Eu me identifiquei muito com o texto, por razões óbvias 🙂
O mais legal é que não imaginava nada disso há 7 anos e pouco, quando comecei a compartilhar aqui o que achava de interessante pela web e deixei de entupir a caixa de correio dos meus amigos 😛
Os contatos e negócios feitos, a experiência obtida, o agradecimento daqueles para quem as informações foram úteis são alguns dos resultados que obtive ao longo desse tempo, que só me fazem concordar muito com o texto.
Descanse em paz Currículo! #ripcurriculo
E você, concorda que o currículo tradicional mór-rêu ? Fala aí!