SpyAware - saiba o que seus apps andam fazendo quando você não está olhando!

SpyAware - saiba o que seus apps andam fazendo quando você não está olhando!
Que tal saber o quanto suas apps usaram de dados enquanto você não estava usando o smartphone ? Se enviaram sua localização ? Se estão coletando seus dados enquanto você não está atento ?

Na verdade, há alguns apps que permitem monitorar outros apps e obter informações importantes sobre o comportamento dos apps instalados no seu smartphone para aumentar sua segurança.

O problema é que a maioria das apps pra isso exigem permissões que a Google não libera facilmente, sendo necessário rootear o smartphone para utilizá-las, o que não é um processo simples pra muita gente, embora haja bastante esforço sendo feito para simplificar o processo para quem desejar mais controle sobre seu dispositivo.

De todo modo, a grande sacada do SpyAware Mobile Security é justamente adotar uma abordagem menos intrusiva, para que a app tivesse apelo para qualquer usuário. A idéia é ser a app que qualquer um que desejar saber mais sobre o comportamento das apps instaladas em seu smartphone possa usar.

Para isso foi necessário abrir mão de muitas permissões, embora a app ainda seja bastante "intrusiva", afinal pra bisbilhotar outras apps é necessário ter acesso a muita coisa. Mas é por uma boa causa. Em tese, pelo menos, já que a app não tem o código aberto, o que pode despertar preocupações dos usuários mais paranóicos. De todo modo, a empresa informa que deve fornecer uma opção para exportar seus dados em breve.

Em resumo, se você procurava um meio pra vasculhar as apps do seu smartphone e analisar o que elas andam fazendo pelas suas costas, sem precisar rootear o smartphone, teste a app.

A versão gratuita fornece um score de risco para seu smartphone baseado em informações sobre o comportamento das apps, indicando o uso de dados quando você estava "fora" e as apps ativas.

Por 3 doletas você adquire a versão completa, e aí a app te dá informações sobre o risco individual de cada app, fazendo uma análise das permissões mais perigosas, como tirar fotos e gravar áudio, além de informar o volume de dados coletado por cada app, frequência de coleta de localização, e pra onde os dados são enviados. E informa também se a app vem de fábrica, o que significa que você não deu permissão a ela explicitamente e provavelmente nem tenha conhecimento do que ela pode fazer.

Conclusão

Acho que este tipo de app deve ser incentivado, pra aumentar a conscientização das pessoas em relação à segurança, e quem sabe até criar algum tipo de pressão nas lojas de apps pra reforçar os critérios para aprovação de apps.

Numa época em que postar fotos pelado através de apps de mensagem já virou banal, qualquer iniciativa de conscientização deve ser valorizada.

E você, concorda comigo ? Fala aí!

UPDATE!
O app não está disponível no Brasil, ao que tudo indica, infelizmente. Tentei instalar de várias formas, sem sucesso :(

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!