31 buscadores que você deve conhecer (muito além do Google!) - Parte 1 (Busca genérica e Redes Sociais)

Se o Google não achou, então não existe.

Já ouviu esta frase, certo ?

Pois pense novamente.

A lista de ferramentas de busca que você verá a seguir deve abrir sua mente pra novas possibilidades, desde ter mais privacidade nas suas pesquisas até encontrar conteúdo mais específico, que nem o Google é capaz de encontrar atualmente, além de mostrar algumas possibilidades de alavancar sua carreira e seus contatos usando buscadores específicos.

Vamos à lista!

Busca genérica

Começando pelos serviços de busca similares ao Google, há algumas alternativas interessantes.

DuckDuckGo

O DuckDuckGo é o serviço de busca queridinho do momento, e se orgulha de ser o motor de busca que não controla ou personaliza suas buscas e resultados.

Mas não é só isso.

O buscador é cheio de truques: faz contas, permite obter informações de endereços IP, encontrar receitas e alternativas a softwares conhecidos, além de muitos outros recursos legais.

O que me chamou mais a atenção recentemente foi o recurso bang, que permite usar o mecanismo de busca para sites específicos, com redirecionamento automático. Digitando "!a baby" é possível ir diretamente pra página de resultados da Amazon com produtos para bebês, por exemplo (vida de pai não é fácil :).

Now Relevant

Como o nome sugere, o serviço se volta para os interessados em informações recentes (entre 24 horas e duas semanas), e traz logo na página principal as tendências nas redes sociais e ainda os trending topics para os quais ainda não há muita informação disponível.

O serviço se mostrou bastante lento, entretanto, e há relatos de que a restrição de tempo não é tão precisa assim.

Dogpile

Este é um serviço agregador de resultados, que consulta os principais buscadores, Google, Yahoo! e Bing, pelo que deduzi. Ele alega ter condições de escolher os resultados mais relevantes dentre os buscadores. Tire suas conclusões.

Blekko

Um buscador diferente, com curadoria manual para aumentar a qualidade dos resultados, foi adquirido pela IBM e incorporado ao IBM Watson.


Wolfram Alpha