Giro de Notícias 14ª Edição (10 apps mais odiadas, Trabalhe 40h em 16, ML com Spark, Amazon vs VMware, Inteligência Open Source e Dark Web)

Melhor informativo semanal de TI da web brasileira!
Novidades da semana em TI.

Apps para Android e iOS


As 10 apps mais odiadas pelas empresas

A Computer World traz a lista de apps mais bloqueadas pelas empresas, de acordo com estudo de uma empresa que fornece soluções para gestão de segurança e dispositivos móveis. Confira se seu app preferido está na lista.

Empreendedorismo & Produtividade

Inaugurando esta nova seção do informativo, trago textos muito bacanas da Fast Company, um site excelente pra quem quer empreender, ser mais produtivo e eficiente.


A técnica Pomodoro tem muitos adeptos, e consiste em dividir o trabalho em 4 blocos de 25 minutos + 5min de intervalo, e mais 15min de descanso a cada ciclo. Saiba mais no link.


Lidar bem com incerteza, mudar regras de forma justificada e ter alta capacidade de decisão são algumas das características dos líderes que estão mudando o mundo. Quer ser um deles?

Big Data & Ciência de Dados

Machine Learning com Spark

Este tutorial bem objetivo mostra como usar as bibliotecas de ML do Spark pra analisar sentimento em tweets, uma das técnicas mais usadas atualmente pra analisar dados em redes sociais.

Spark na Hortonworks

A Hortonworks traz um texto bem interessante mostrando casos de uso do Spark, de análise de reembolsos em planos de saúde, passando pela verificação do uso de cupons de desconto no varejo e identificação de perfis falsos em redes sociais, dentre outros. O texto ainda aponta a evolução do Spark no último ano e aponta os caminhos para o futuro segundo a visão da distribuição Hadoop mais open source do mercado.

Virtualização & Cloud


Amazon AWS vs VMware vCloud Air

Este ótimo texto do TechRepublic compara as abordagens da VMware e da Amazon para atrair o público corporativo pra sua solução de nuvem. Enquanto a Amazon adota uma abordagem mais DevOps, escondendo complexidades e reduzindo o atrito da montagem da infraestrutura na nuvem, a VMware adota uma postura mais "legada" no sentido de vender a idéia de que o conhecimento e experiência da equipe de infraestrutura atual será plenamente útil no dia a dia da operação da nuvem. Resta saber qual abordagem o mercado corporativo vai abraçar, pois de acordo com o texto nenhuma das soluções "decolou" em termos de adoção.

Segurança da Informação

Inteligência aberta contra a Dark Web

Segundo a Wikipedia, "OSINT (sigla para Open source intelligence ou Inteligência de Fontes Abertas) é o termo usado, principalmente em inglês, para descrever a inteligência, no sentido de informações, como em serviço de inteligência, obtida através dados disponíveis para o público em geral, como jornais, revistas científicas e emissões de TV. OSINT é uma das fontes de inteligência. É conhecimento produzido através de dados e informações disponíveis e acessíveis a qualquer pessoa."

E o artigo do IT Pro Portal mostra como este tipo de inteligência pode ser uma arma poderosa contra a Dark Web, exemplificando seu uso na desarticulação da Silk Road, a "loja de tudo que não presta" mais famosa da Deep Web.

Governança de TI

Quais os requisitos para o Gerente de Mudanças

Texto interessante do ITIL from Experience mostra as características importantes no perfil de um gestor de mudanças para que possa lidar adequadamente com os desafios de avaliar os riscos ao negócio envolvidos nas alterações que afetam a infraestrutura de TI (basicamente todas :).

Linux e Software Livre

Firefox 42 traz recurso que bloqueia rastreamento na web

O recurso de navegação anônima da raposa foi aprimorado e agora bloqueia códigos de rastreamento, aumentando a privacidade dos usuários e enfurecendo empresas de marketing e redes sociais que dependem destes códigos pra entender melhor o comportamento dos usuários e anunciar produtos.

Windows e Microsoft

Preocupado com a coleta de dados do Windows 10? Use isso!

A ferramenta gratuita SlimCleaner fornece ajustes nas configurações de privacidade do Windows 10 que podem aliviar suas preocupações com os seus dados coletados pela mais recente versão do sistema de Redmond. Não testei, portanto use por sua conta e risco :)

Ciência e Inovação

Nova bateria pode multiplicar autonomia de carros elétricos

Pesquisadores da Universidade de Cambridge desenvolveram um novo tipo de bateria (oxigênio/lítio) que promete multiplicar a densidade energética (energia armazenada por volume) em relação às baterias comuns do mercado, permitindo que carros elétricos possam ter autonomia da ordem de centenas de quilômetros com uma única carga. De quebra, o custo das novas baterias pode ser menor que o das atualmente usadas.

Vidro tão resistente quanto aço a caminho

Cientistas da Universidade de Tóquio estão desenvolvendo um vidro cuja resistência e comparável ao aço, graças ao uso de um composto mineral denominado corundum, que só perde para o diamante na escala de Mohs para resistência de materiais. Acho que finalmente terei um smartphone que não conseguirei destruir a tela! Dentro de cinco anos o material deve ser comercializado :)

Música e Cinema

Edith Piaf - Non je ne regrette rien

Como você já sabe, tenho garimpado músicas de uma lista das 1001 músicas pra ouvir antes de morrer, e achei mais uma pérola que recomendo que ouça. Esta é a versão da música retirada do filme (vide abaixo), com legenda, pra você entender melhor a recomendação.

Edith Piaf - Um hino ao amor

Como recomendei a música do filme, nada mais justo que recomendar o filme também :)
Até porque, apesar de triste, é um dos filmes mais bonitos que já assisti. Absolutamente imperdível!

Conclusão

E aí, o que achou do informativo desta semana ?

Conto com seus comentários, críticas e sugestões pra manter este informativo o mais útil possível!

Quer saber mais sobre algum assunto específico? Comenta aí que vou tentar te ajudar!
E se não é assinante do informativo, não perca tempo! ASSINE JÁ!

Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!

É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!

E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!