[Opinião] Tendências Tecnológicas de Alto Impacto

Algumas das tendências tecnológicas que nos próximos anos farão a diferença segundo alguns especialistas.

Assim como o século XX foi inundado por mudanças significativas que continuaram no século XXI e até nos dias atuais, no futuro, a tendência é que estas mudanças continuem, porém de forma muito mais intensa e rápida.

Imagine que termos como Data Mining e Big Data já são comuna a quem trabalha com tecnologia; os termos a seguir também tendem, dentre muitos outros, a se tornarem parte do cotidiano de quem lida com TI e de quem não é da área de TI também!! Estamos preparados??

Separei três tendências tecnológicas, que na minha opinião, são as que mais vão impactar áreas relacionadas ou dependentes de tecnologia; em outras palavras, quase tudo!

Malha de Dispositivos

Considera-se “malha de dispositivos” um universo extenso de diversos dispositivos e pontos que são utilizados para acessar aplicativos e interagir com o ambiente (pessoas, redes sociais, empresas e governo).

Estes dispositivos podem ser móveis, aparelhos de consumo, sensores IoT (Internet of Things), etc. Segundo especialistas o cerne será a mobilidade, pois a mesma é sempre cercada por uma verdadeira malha de dispositivos.
Imagine um usuário no continente Americano interagindo em uma aplicação de uma empresa sediada no Leste Europeu.

A grande parte destas transações são transparentes ao usuário, entretanto a TI deverá entender e se adequar a este novo paradigma, a mobilidade!!

Informação de Tudo

Imagine que tudo nesta grande malha digital seja informação. Contudo, irão além do que hoje encontramos: textos planos ou criptografados, áudio e vídeo. Sensores que formarão um contexto da situação.

Vamos imaginar uma coisa que hoje já é uma realidade: você está num local desconhecido, mas pode obter dados de temperaturas, restaurantes, hotéis, pontos turísticos, comércio, etc.

Imagine tudo isso sendo disponibilizado por sensores e todas estas informações formando um verdadeiro contexto situacional! Isso mesmo!!

Nesta categoria observamos termos que antes não eram tão comuns mas que hoje já faz parte do nosso cotidiano; estamos bem familiarizados como Data Mining e Big Data.

DNN (Deep Neural Network)

Traduzindo-se chaga-se ao termo: Redes Neurais Profundas.
Aqui o entendimento ultrapassa as barreiras da clássica computação e da gestão da informação, pois neste contexto, os sistemas serão autônomos e poderão aprender a perceber o mundo.


Muitos especialistas tratam do assunto com cautela e alguns até sugerem certa desconfiança, pois um sistema ser autônomo e aprender acerca do mundo a sua volta também de forma autônoma, assusta um pouco não? Me lembra a Skynet.

Victor Melo de Araújo

Sou um ser tecnologicamente aficionado. Graduado em Redes de Computadores com Especialização em Redes e Telecomunicações e Segurança da Informação, possuo um livro publicado sobre Segurança da Informação lá no site do Clube dos Autores.Tentei outras áreas de atuação como Administração, mas enfim... sou programador autodidata em Delphi e .Net e Administrador de Redes Microsoft e Linux. Atualmente me dedico a aprender a programar em java e estudar Tanenbaum. Sou escritor nas horas vagas e curto um pouco de filosofia.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!