Giro de Notícias 26ª Edição (Whatsapp invisível, Spark 4x mais rápido, Performance VMware FT, Falha do Linux afeta milhões, ITIL e AWS, Linux vs Windows 10, lâmpadas incandescentes de volta?)

Informativo de TI - Tendências e Novidades Tecnológicas

Notícias da Semana em TI.

Apps para Android e iOS


Como ficar "invisível" no Whatsapp

O Neurogadget traz uma lista de 5 truques pra ficar invisível no app, incluindo desativar notificações de leitura de mensagens, foto do perfil e status.

Empreendedorismo e Produtividade

12 dicas surpreendentes sobre produtividade que realmente funcionam

Tirar uma soneca no meio do dia, caprichar no café da manhã e até mesmo trabalhar menos horas. Parece controverso? Pode ser. Mas funciona! E é isso que importa, certo? Confira a lista completa no Hubspot.

Big Data e Ciência de Dados

Tornando o Apache Spark 4x mais rápido

Num daqueles exemplos que deixam claro que (às vezes) "menos é mais", o Dzone mostra como o tuning de alguns parâmetros do Java e do Spark podem fazer muita diferença. Em especial, note a redução (isso mesmo!) do tamanho da pilha de 100GB pra 25GB.

Criando uma aplicação Hadoop com Vagrant e Ansible

Mais um artigo muito legal do Dzone, desta vez mostrando o passo a passo pra executar uma aplicação Hadoop (o clássico contador de palavras) usando Vagrant e Ansible. Leitura muito útil pra quem quer aprender a executar aplicações no Hadoop.

Virtualização e Cloud

Performance do VMware Fault Tolerance

A VMware traz um paper bem interessante sobre testes de desempenho de aplicações "pesadas" com e sem o recurso FT ativado. O recurso FT, que já critiquei bastante no passado, finalmente se tornou útil, graças ao suporte a até 4 processadores na máquina virtual, e é especialmente útil para aplicações críticas, daí a utilidade deste tipo de estudo. Os resultados mostraram degradação variando entre 20 100% no tempo de resposta das aplicações testadas e no próprio uso da solução, como vSphere Web Client e vCenter. Apesar da grande variação, os resultados demonstram a viabilidade do uso da solução para uma variedade de aplicações, sejam CPU bound ou I/O bound, desde que os devidos cuidados sejam tomados para compensar a queda nos tempos de resposta.

Por que o rebuild com VSAN é mais rápido que Storage tradicional

O Duncan, do Yellow Bricks, traz uma análise interessante de uma questão comum (segundo ele) quando se compara VSAN com Storage tradicional: o tempo de rebuild de um disco. Ele mostra como a VSAN é muito mais eficiente que o armazenamento legado, por sua estrutura não ser baseada num disco hot spare único, que representa um gargalo e prejudica muito o desempenho do processo de reconstrução dos dados comprometidos. Pra quem está em dúvida sobre adotar as novas soluções de armazenamento distribuído (VSAN, Nutanix, etc), taí mais um motivo pra acreditar que há vantagens sim.

Segurança da Informação

Falha do Linux compromete milhões de PCs e smartphones

Tá ficando chato isso. Ultimamente as falhas graves do Linux parecem se multiplicar. Dessa vez, uma falha no keyring, mecanismo do kernel responsável por elementos de segurança do sistema, incluindo chaves de criptografia, permite o controle total do sistema. A falha afeta a versão 3.8 do kernel, presente em milhões de dispositivos Android Kitkat, além de PCs e outros sistemas.

Governança de TI


Poucas vezes vi um material que relaciona de forma tão oportuna duas tendências tecnológicas tão importantes quanto cloud e governança, como este paper da Amazon faz, ao demonstrar detalhadamente como utilizar os serviços da AWS pra construir um CMDB e controlar os itens de configuração da empresa, combinando a metodologia CAF (Cloud Adoption Framework) da Amazon e o ITIL.

Linux e Software Livre

Linux vs Windows - round 19872610

Pois é. A galera do Linux não ia deixar passar o lançamento do Windows 10, né? Eu sou adepto do software livre, usuário Linux há muitos (muitos!) anos, mas os motivos alegados pra colocar o Linux como sendo melhor que o Windows 10 neste artigo são bem fraquinhos. Tanta coisa pra se alegar, e o autor se apega a "picuinhas" de acesso a configurações, alterações de logo e outras bobagens. Entendo que o Linux chegou sim a um nível em que um usuário "mortal" pode usar tranquilamente, mas este tipo de comparação não ajuda em nada o "ano do Linux no desktop". Até porque o desktop nem importa mais. O Linux já venceu nos smartphones, na nuvem e em muitos outros lugares.

Windows e Microsoft


Depois de dar até 200 GB gratuitamente no ano passado pra quem comprovasse que tinha conta "na concorrência", a Microsoft reverte a tendência e reduz de 15GB pra míseros 5GB o armazenamento gratuito no serviço One Drive. Só não fica pior que o Dropbox porque as opções de armazenamento pago são mais flexíveis e os preços melhores. Mas em termos de armazenamento gratuito, se iguala aos piores. Que feio, Microsoft!

Ciência e Inovação

O retorno das lâmpadas incandescentes?

Pesquisadores do MIT desenvolveram lâmpadas "das antigas" que apresentam eficiência superior às LEDs. Para isso, utilizaram cristais que permitem transformar o calor gerado pela própria lâmpada em energia, o que leva a eficiência da lâmpada a 40%, bem acima dos 14% encontrados nas lâmpadas fluorescentes. Além disso, o fato de que as incandescentes apresentam índice de cor melhor, iluminando o ambiente de forma semelhante à luz natural (o que não ocorre com as fluorescentes), é mais um ponto a favor da pesquisa, cujos resultados são apenas uma prova de conceito.

Música e Cinema

Jessie J - Flashlight

No clipe musical de hoje, temos uma linda música de Jessie J, uma das cantoras que vale a pena acompanhar, e que emplacou alguns sucessos nos últimos anos.

Elysium

Com nota 6,6 no IMDB, não se deixe enganar. Vale a pena assistir este filme futurista que discute a desigualdade em níveis interplanetários. Vale também pela atuação de Vagner Moura.

Conclusão

E aí, o que achou do informativo desta semana ?

Conto com seus comentários, críticas e sugestões pra manter este informativo o mais útil possível!

Quer saber mais sobre algum assunto específico? Comenta aí que vou tentar te ajudar!
E se não é assinante do informativo, não perca tempo! ASSINE JÁ!

Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!

É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!

E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!