Giro de Notícias 33ª Edição (App de email seguro, Big Data e Wikipedia, Cloud escalável a 11M de usuários, Smartscreen e ataques Drive-by, Turbinando Windows 10, Vacina Influenza para bebês)

Informativo semanal de TI - Tecnologia que Interessa!

Notícias da Semana em TI.

Apps para Android e iOS


Fechar apps no smartphone prejudica mais do que ajuda

Confesso que essa notícia me surpreendeu. Eu sou maníaco por economia de recursos, então, mesmo já tendo lido algumas notícias sobre não desativar apps pois o sistema gerencia memória e bateria muito bem (tanto Android quanto iOS), eu continuava ativando meu app "matador de apps" preferido, o greenify. Mas já que um engenheiro da Google garantiu que fechar apps pode até piorar o consumo da bateria, já que o sistema vai acabar colocando o app pra rodar de novo (se o app estava na memória é pq há boa chance de vc usá-lo novamente)... Não tem jeito, vou desativar o greenify. E observar os resultados. E aproveitar pra focar ainda mais em ações que realmente economizam bateria: não compartilhar localização através de apps, desativar atualizações em background, usar modo econômico e até o modo avião em casos extremos.

O app de email que os EUA não querem que você use

ProtonMail é um app de email seguro que foi liberado para acesso amplo recentemente (até 2014 era somente para convidados). A demora, segundo os criadores do app, se deveu ao governo americano, já que o serviço baseado na Suiça promete criptografia fim a fim, o que certamente incomoda bastante agências de inteligência de todo o mundo, especialmente o maior alvo de terrorismo do planeta. Segundo o The Next Web, até sua mãe vai conseguir usar o serviço, o que pode fazer com que finalmente deslanchem iniciativas de email criptografado como padrão, talvez até com adoção pelos "grandes". Criei uma conta pra testar, e o processo é bem simples. Basta criar usuário, senha e chave de criptografia das mensagens. O site estava um pouco lento, mas consegui criar a conta em poucos minutos.

Empreendedorismo e Produtividade

Dicas de produtividade que vão transformar sua rotina

Você sabia que muitas vezes esta seção do informativo começa com "Você sabia"? Pois é :) É tanta coisa interessante e curiosa que descubro sobre produtividade e empreendedorismo, que não consigo começar esta seção de outra forma. Desta vez não é diferente, e as descobertas começam com a caminhada como forma de desbloquear sua criatividade (pra mim vai ser útil quando estiver sem ideias pra escrever no blog!). Tem também um estudo que mostra o segredo do sucesso: 25% QI e 75% otimismo + vida social + stress como desafio e não como ameaça. Outro estudo mostrou que focar demais nos objetivos pode prejudicar o alcance deles, e devemos focar mais nas ações necessárias para conquistar os objetivos ao invés do objetivo em si, como mudar hábitos alimentares ao invés de emagrecer 5 quilos, por exemplo.

Big Data e Ciência de Dados

Descobrindo as prioridades da humanidade

O KDNuggets traz mais um texto espetacular, que associa a Wikipedia a uma "bíblia contemporânea", e mostra como a mineração de dados da enciclopédia colaborativa pode revelar fatos interessantíssimos. Considerando que a citação interna de personalidades funciona como o aval de um especialista sobre a relevância histórica daquela personalidade, a análise permitiu verificar que no século 1 a pessoa mais citada foi Jesus, enquanto no século 16 foi William Shakespeare. No século 18, George Washington, no 19º, Abraham Lincoln, e no 20º George W. Bush. A surpresa vem no século 21, em que até aqui, a personalidade mais citada é... Roger Federer!!! A análise dos dados traz ainda estatísticas de longevidade e como ela foi afetada por de guerras e epidemias ao longo da história, além da análise do aumento exponencial das biografias com o advento da publicação de livros e jornais, bem como dicas sobre os dados usados para as análises. Não deixe de ler o artigo completo.

Virtualização e Cloud


Como escalar um serviço até 11 milhões de usuários na Amazon

Este texto do High Scalability é um verdadeiro achado. Uma explicação passo a passo do que você precisa fazer à medida que seu site ou app cresce, usando os recursos da Amazon para fornecer a melhor experiência aos usuários e garantir escalabilidade, tolerância a falhas, desempenho e segurança. O texto tem seções de acordo com a quantidade de usuários do serviço: 1, acima de 10, acima de 100, acima de 1000, acima de 10k/100k, acima de 500k, acima de 1M, acima de 11M. Excelente leitura!

Segurança da Informação


Smartscreen e os ataques Drive-by

Ser dono de um browser inseguro não deve ser nada fácil, né Microsoft? Mas há um lado bom, na minha opinião, que é o foco constante em segurança que a empresa foi obrigada a ter e demonstrar, resultando em ferramentas e tecnologias desenvolvidas para aumentar a segurança das aplicações em ambiente Windows e facilitar sua gestão. Talvez não sejam as melhores soluções, mas certamente ajudam bastante, em especial aquele sysadmin Windows que só conhece os Next Next Finish's da vida, e acaba por usar as soluções de segurança que vem por padrão no sistema. Este artigo do blog do Edge (aquele navegador que ninguém usa) traz uma análise sobre como o smartscreen, tecnologia incorporada desde o IE7, ajuda a evitar ataques Drive-by, aquele em que um malware usa um site ou serviço confiável para infectar máquinas de incautos. Recentemente tivemos um caso desses, em que uma rede de publicidade foi contaminada, distribuindo ransomware através de anúncios em sites como BBC, MSN e The New York Times (!!!). As técnicas usadas pelo smartscreen incluem checagem de reputação de URL e proteção de reputação de aplicação, dentre outras. Está óbvio que a leitura é importante, certo?

Governança de TI

Glossário do ITIL

O conceito desta semana trata do Gerenciamento de Serviços. O ITIL define Gerenciamento de Serviços como "Um conjunto de habilidades do provedor usadas para fornecer valor ao cliente na forma de serviços." A partir desta definição, vemos que o ITIL propõe que a TI (provedor) desenvolva as habilidades necessárias para criar serviços que auxiliem os clientes em seus objetivos e resultados (valor). Com base nisso, é possível avaliar se a TI da empresa realiza uma boa Gestão de Serviços observando se os clientes enxergam o valor oferecido. E aí, como anda a percepção dos clientes/usuários da sua empresa sobre os serviços de TI?

Linux e Software Livre


Usando o comando 'xargs'

O xargs é daqueles comandos muito úteis mas pouco conhecidos. Ele "ecoa" uma lista de argumentos no formato que se desejar, seja numa única linha ou agrupados dois a dois, três a três, etc. Isto é muito útil quando se usa comandos em que o resultado é uma lista de arquivos, pastas, etc, que precisa ser passada para outro comando. O artigo do The Geek Stuff traz vários exemplos bem didáticos e ilustrativos das situações em que o xargs pode ser usado.

Windows e Microsoft


A PC World traz uma lista de dicas que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu PC com Windows 10. As dicas incluem o básico (desativar aplicativos inicializados automaticamente, reduzir efeitos visuais da interface gráfica) e ainda alguns truques pouco conhecidos, como o uso da ferramenta de tunning que vem com o sistema (digite troubleshooting no prompt de comando) e uso do Performance Monitor.

Ciência e Inovação

Vacina contra gripe Influenza para bebês

Cientistas da Universidade do Missouri estão testando uma vacina desenvolvida a partir de proteína encontrada no leite materno como substituto para substâncias usadas na vacina existente, de modo a criar uma vacina que possa ser aplicada em bebês de até 6 meses (a vacina existente hoje não pode ser usada nestes casos).

Música e Cinema

Matchbox 20 - How Far We've Come

Esta banda de rock americana tem um som muito bacana, e esta música em especial tem uma letra que questiona nosso papel no mundo. Aumente o som e ouça. Tenho certeza que vai gostar!

A Pele que Habito

Com nota 7,6 no IMDB, a história do doutor Robert Ledgard (Antonio Bandeiras) e seu desejo de vingança pela morte da filha tem direção de Pedro Almodovar, o que pode significar que é um filme imperdível (pra quem gosta do diretor).

Conclusão

E aí, o que achou do informativo desta semana ?

Conto com seus comentários, críticas e sugestões pra manter este informativo o mais útil possível!

Quer saber mais sobre algum assunto específico? Comenta aí que vou tentar te ajudar!
E se não é assinante do informativo, não perca tempo! ASSINE JÁ!

Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!

É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!

E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!