Giro de Notícias 36ª Edição (Criptografia no Whatsapp, Anti-ransomware gratuito, Glossário Big Data, Espuma que "dissolve" balas)

Profissional de TI atualiza a carreira aqui!

Notícias da Semana em TI.

Apps para Android e iOS

Criptografia no Whatsapp

A ativação da criptografia no app de mensagens usado por cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo representa um passo muito importante na direção da preservação da privacidade das pessoas, embora não garanta totalmente o segredo das suas mensagens. Todo estudioso de segurança sabe que quebra de criptografia é uma questão de ter recursos suficientes para isso e, principalmente, interesse. Em resumo, ninguém vai dedicar supercomputadores pra violar sua comunicação e ver suas conversas, a menos que você seja uma autoridade, celebridade ou um terrorista. Parabéns a Mark pela atitude na direção certa!

Empreendedorismo e Produtividade

Como se tornar tão bom em algo e executar "automagicamente"

Baseado no livro Art of Learning, o artigo traz dicas valiosas sobre aprender novas habilidades e torná-las automáticas em nossa rotina. Comece quebrando a nova habilidade em partes menores, pratique à exaustão, repita, repita, repita. Então aumente o grau de dificuldade, cada vez mais. E, pra finalizar, acrescente distrações. Quando você conseguir realizar a atividade nestas circunstâncias, parabéns! Você conseguiu automatizar a execução. Interessante, né? Leia o artigo completo pra conferir todos os detalhes.

Big Data e Ciência de Dados

Glossário Big Data

Pensei em começar a compartilhar aqui com você conceitos importantes da buzzword do momento, até pra desmistificar algumas coisas e simplificar o entendimento da tecnologia por trás dos termos criados pelos marketeiros das grandes empresas. Vamos começar então pelo básico. Afinal, o que é Big Data? Uma definição bem interessante vem do Gartner: "Big Data se refere a ativos de informação de alto volume, alta velocidade e/ou alta variedade de demandam formas inovadoras de processamento de custo efetivo, e que habilitam melhorias em insights, tomada de decisão, e automação de processos". Nesta definição ficam bem caracterizados os 3 V's (que hoje já são cinco! :), com destaque meu para o trecho "e/ou", que revela o fato de que nem sempre o volume é decisivo para optar pela adoção ou não de soluções para Big Data. Voltarei a este assunto nos próximos boletins. Fique ligado!

Guia do Consumidor para Big Data

Este documento elaborado pela Open Data Center Alliance é um excelente guia para quem deseja entender melhor a tecnologia, os casos de uso, ferramentas envolvidas e até mesmo as oportunidades para preencher os gaps existentes nas soluções atuais. Embora o documento seja de 2012, o fato de ser elaborado por um "consórcio" e não por uma empresa específica dá um caráter agnóstico ao conteúdo, tornando-o muito mais relevante para empresas que pretendam adotar a tecnologia.

Virtualização e Cloud


vSphere Design Pocket Book

Que tal ter acesso às dicas de alguns dos maiores especialistas em VMware do mundo? É exatamente isso que você obtém neste ebook incrível oferecido pela Pernix Data, e com contribuições de figurinhas carimbadas já citadas aqui no blog, como o William Lam e o Frank Denneman. Veja o que considerar na hora de decidir sobre o hardware a ser adquirido, a organização do data center virtualizado, montagem de cluster, gerenciamento de VMs, implementação de balanceamento de carga e tolerência a falhas e muito, muito mais! Se preferir tenho tudo isso mastigadinho pra você, em bom português.

Segurança da Informação


Anti-RANSOMWARE gratuito da Bitdefender

Ransomware é aquele código malicioso cada vez mais comum nos últimos anos, que sequestra seus dados, quase sempre criptografando os mesmos, e cobra um valor de resgate para descriptografá-los. É o tipo de ameaça que mais cresce e muitas empresas têm sofrido com o problema, por isso um anti-ransomware é uma ferramenta imprescindível no arsenal de segurança do profissional de TI atualmente. E a Bitdefender oferece em seu site, gratuitamente, uma ferramenta que protege contra ameaças como CryptoWall, CTB-Locker, Locky e TeslaCrypt. Malwarebytes e outros fornecedores de soluções de segurança também oferecem ferramentas para lidar com este tipo de ameaça.

Governança de TI

Glossário do ITIL

O conceito desta semana trata do ABC das Finanças. O conceito, que existia no ITIL 2004 (v2), foi retirado no ITIL 2007 (v3) e retornou no ITIL 2011, se refere ao tripé Contabilização (Accounting), Orçamento (Budget) e Cobrança (Charging), que sustenta o Gerenciamento Financeiro dos Serviços de TI, processo da fase de Estratégia do Serviço, de acordo com o ciclo de vida do serviço estabelecido na biblioteca.

Linux e Software Livre


Por que a Microsoft precisou fazer o Windows rodar softwares do Linux?

Esta ótima análise do BR-Linux (de um artigo do ARS Technica) mostra o que está por trás das recentes atitudes da Microsoft no sentido de levar softwares do Linux para o Windows, a exemplo do Windows Subsystem for Linux (WSL), que inclui bash e compatibilidade com executáveis Linux em ambiente Windows 10. A explicação estaria no sucesso do MAC como plataforma para desenvolvedores, uma vez que é Unix-like, assim como grande parte dos servidores e aplicações espalhadas pela web. A Microsoft, percebendo isso, viu que não restava alternativa a não ser abordar estes desenvolvedores com um ambiente de desenvolvimento compatível com o que estavam acostumados. Espertinha ela, hein? E você, continua achando que Linux e linha de comando é coisa de maluco? Nem a Microsoft acha isso, portanto está mais que na hora de rever conceitos. Recomendo a leitura do texto completo.

Windows e Microsoft


O Lifehacker compilou todas as novidades anunciadas pela Microsoft em seu evento recente, incluindo melhorias no assistente virtual Cortana, do Windows 10, mais apps na lojinha do Windows, suporte a autenticação biométrica no Edge e outras cositas :)

Ciência e Inovação

Cientistas desenvolvem espuma metálica que "dissolve" balas

Cientistas da Universidade da Carolina do Norte desenvolveram uma espuma metálica que transforma balas em poeira com o impacto. A descoberta tem aplicações militares, obviamente, mas também será útil no espaço, pois a combinação de materiais utilizados se revelou mais eficiente na proteção contra calor em relação às soluções atuais. Trajes com o novo material podem ter seu peso reduzido em até 20% e maior eficiência na absorção do impacto de disparos e resistência a fogo.

Música e Cinema

Dido - Thank You

Esta cantora inglesa e sua voz suave são garantia de um som de qualidade, muito agradável. Sucesso nos anos 2000, a cantora emplacou vários sucessos no topo das paradas.

O Discurso do Rei

Com nota 8,0 no IMDB, a história da gagueira do rei George (Inglaterra) e a terapia não convencional que o curou traz atuações excelentes de Colin Firth e Geofrey Rush.

Conclusão

E aí, o que achou do informativo desta semana ?

Conto com seus comentários, críticas e sugestões pra manter este informativo o mais útil possível!

Quer saber mais sobre algum assunto específico? Comenta aí que vou tentar te ajudar!
E se não é assinante do informativo, não perca tempo! ASSINE JÁ!

Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!

É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!

E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!