Giro de Notícias 53ª Edição (Governo dos EUA + Trabalho Remoto, Ciência de Dados para Iniciantes, Script Snapshots VMware, Apps Essenciais Segurança Smartphone, Transformando CO2 em Combustível)

Profissional de TI antenado se informa aqui!
53ª EDIÇÃO
Notícias da Semana em TI.


Apps para Web, Android e iOS



A extensão BriefTube "indexa" o conteúdo de vídeos do Youtube e sumariza pra você, facilitando o acesso a trechos específicos dos vídeos e até a busca de palavras chave. A extensão exige que o vídeo tenha legenda. Nos meus testes achei a extensão muito instável, não funcionou com vários vídeos que tentei.


Empreendedorismo e Produtividade



Uma pesquisa da Flexjobs apontou as categorias de atividade em que as opções de flexibilidade (trabalho remoto) mais cresceram entre julho de 2015 e junho de 2016. A lista inclui as áreas de hotelaria e viagens, comunicação, engenharia, gerenciamento de projetos e, surpreendentemente, governo e política. Segundo a Flexjobs, há uma tendência do governo dos EUA de incentivar a flexibilidade no trabalho, ao contrário do que aponta o senso comum, de que o governo sempre chega atrasado na adoção de tendências. Já imagino as piadinhas sobre uma iniciativa do tipo no governo brasileiro...

Big Data e Ciência de Dados





A Microsoft traz uma ótima série de vídeos curtos sobre Ciência de Dados pra quem quer ter uma visão geral do que é possível fazer. Começando pelos 5 tipos de perguntas que a Ciência de Dados é capaz de responder, como fazer uma pergunta que possa ser respondida com dados, e como fazer previsões com um modelo simples.

Virtualização e Cloud





Agora que a VMware resolveu descontinuar o vSphere Client pra Windows, começamos a perceber que algumas funcionalidades vão deixar de ser oferecidas na versão web do cliente da suite vSphere, entre elas a utilíssima opção de Storage Views, que permitia ver a lista de VMs e a respectiva informação de uso de disco, inclusive snapshots. A bola fora da VMware pode ser contornada com o ótimo script abaixo, do Powershell.com.

<# Script checks which snapshots are available on your VCenter or ESX servers. By Maxzor1908 20-7-16 #> add-pssnapin VMware.VimAutomation.Core $Report = "c:\temp\snap.txt" $Server1 = "server1" $Server2 = "server2" $Server3 = "server3" $Server4 = "server4" $Server5 = "server5" Connect-VIServer $Server1 Get-VM | Get-Snapshot | Format-List Created,vm | Out-file $Report -Append Disconnect-VIServer -Confirm:$False Connect-VIServer $Server2 Get-VM | Get-Snapshot | Format-List Created,vm | Out-file $Report -Append Disconnect-VIServer -Confirm:$False Connect-VIServer $Server3 Get-VM | Get-Snapshot | Format-List Created,vm | Out-file $Report -Append Disconnect-VIServer -Confirm:$False Connect-VIServer $Server4 Get-VM | Get-Snapshot | Format-List Created,vm | Out-file $Report -Append Disconnect-VIServer -Confirm:$False Connect-VIServer $Server5 Get-VM | Get-Snapshot | Format-List Created,vm | Out-file $Report -Append Disconnect-VIServer -Confirm:$False If (!(Get-Content "c:\temp\snap.txt")) { "No snapshots" } Else { $MailBody= (Get-Content $Report) -join '
' $MailSubject= "VMware Snapshots on all ESX Servers" $SmtpClient = New-Object system.net.mail.smtpClient $SmtpClient.host = "smtp.fil_in_yourself.com" $MailMessage = New-Object system.net.mail.mailmessage $MailMessage.from = "vmware_snapshots@fill_in_yourself.com" $MailMessage.To.add("[email protected]") $MailMessage.Subject = $MailSubject $MailMessage.IsBodyHtml = 1 $MailMessage.Body = $MailBody $SmtpClient.Send($MailMessage) } Remove-Item $Report

O script conecta em cada servidor ESXi, coleta as informações de snapshots, salva num arquivo texto e o envia para o email indicado.

Segurança da Informação



O Tech Guru Daily traz uma lista de 3 apps que não podem faltar num smartphone seguro: antivírus, gerenciador de senhas e VPN. Optei por não ter as duas últimas, mas a indicação do antivírus 360 Secutiry está se mostrando muito útil. Mais que antivírus, o software é um otimizador de memória e bateria do smartphone, e conta até com acelerador de jogos. São vários apps em um só. Recomendo!

Governança de TI

Glossário do ITIL


O conceito desta semana trata dos Papéis, que representam o conjunto de atividades e responsabilidades designado para uma pessoa ou time. O ponto interessante deste conceito é o fato de que papéis são acumuláveis, de modo a dar flexibilidade para a gestão, em especial quando a equipe de TI é pequena. Isto soa mal às vezes (sou Gestor de vários processos/atividades e não ganho pra isso!), mas era a única forma do ITIL prover uma estrutura de responsabilidades flexível.

Linux e Software Livre



Shell Script do Dia

Executo o script abaixo com muita frequência (várias vezes ao dia :):

sudo apt-get update; sudo apt-get -y dist-upgrade && sudo apt-get clean; sudo apt-get autoremove

O que o script faz é atualizar a lista de pacotes (update) e os pacotes em si do meu Ubuntu (dist-upgrade), depois "limpar" dados temporários (clean) e então remover pacotes desnecessários após a atualização (autoremove).

Mas o que quero chamar a atenção do script é sobre os "pipes" que conectam os vários comandos. O ponto e vírgula indica que o próximo comando deve ser executado independentemente do resultado do anterior, enquanto o "&&" indica que o comando seguinte será executado apenas se o anterior tiver sucesso. Os pipes variam porque meu objetivo é que a atualização e a remoção sejam feitas sempre, enquanto a limpeza do cache só será feita se a atualização for bem sucedida.


Windows e Microsoft

Instalando controlador de domínio via Powershell



Como nem só de Linux vive a linha de comando, o NTWeekly traz o comando Powershell que permite instalar um controlador de domínio. Vejamos:


Install-ADDSDomainController -DomainName test.local -Confirm:$false -InstallDns -SafeModeAdministratorPassword (ConvertTo-SecureString -AsPlainText "[email protected]" -Force)

O comando acima ativa um controlador de domínio em test.local, configura o DNS e define uma senha de recuperação [email protected]. Simples, não?

Ciência e Inovação



Cientistas da Universidade de Chicago desenvolveram um processo que permite converter gas carbônico em combustível. O mais legal é que a conversão é feita utilizando energia solar. O processo simula uma "fotossíntese às avessas", e pode ter um enorme impacto na indústria e criar uma forma de "despoluir" o ambiente de maneira sustentável.

Música e Cinema



Esta balada une o produtor musical e DJ norueguês Matoma e a também norueguesa Astrid S, de apenas 19 anos, mas já premiada em seu país. Aumenta o volume e solta o som :)



Preview image
Bastardos Inglórios | IMDB 8,3 | O Melhor do Cinema
Durante a Segunda Guerra Mundial, na França invadida pelos nazistas, um grupo de soldados americanos de sangue judeu, conhecido como 'The Basterds' ('Os Bastardos'), é selecionado para espalhar medo para aqueles que impuseram as duras regras do Terceiro Reich. A missão do grupo, liderado pelo visceral tenente Aldo Raine (Brad Pitt), é escalpelar e exterminar brutalmente os nazistas, sem medir consequências.
OMELHORDOCINEMA.COM

Conclusão

E aí, o que achou do informativo desta semana ?

Conto com seus comentários, críticas e sugestões pra manter este informativo o mais útil possível!

Quer saber mais sobre algum assunto específico? Comenta aí que vou tentar te ajudar!
E se não é assinante do informativo, não perca tempo! ASSINE JÁ!

Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!

É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!

E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!