Giro de Notícias 56ª Edição (Hábitos de Campeões Olímpicos, Análise de Sentimento nas Olimpíadas, Novidades VMware Converter, Duas ferramentas gratuitas essenciais para Hackers, 25 Ferramentas para DevOps, 25 coisas incríveis “Powered by Linux”, Apps p/ Adminis Windows e SQL, Adeus Doações Rins)

Profissional de TI antenado se informa aqui!
56ª EDIÇÃO
Notícias da Semana em TI.

Apps para Web, Android e iOS





Pra quem não conhece, o Rapportive é uma ferramenta que se integra ao GMail e busca o perfil dos seus contatos em redes sociais, facilitando muito o contato e ampliação de networking. Porém, depois que foi adquirida pelo LinkedIn a ferramenta começou a perder funcionalidades e não é mais a mesma, por isso fiz uma pesquisa buscando alternativas e encontrei as seguintes: FullContact for GMail (ainda não testei), Sidekick (testei e achei limitada, não encontrava muitas informações dos meus contatos), Discover.ly (os bloqueios na rede do trabalho não deixam funcionar direito - provavalmente facebook, mas em casa funciona muito bem), Vibe (testei e não funcionou direito - a vantagem é não depender de GMail, funcionaria bastando abrir a interface e digitar um email, mas parece que foi comprada e está em processo de mudança, não consegui usar), Falcon.io (semelhante ao Viber, tb não funcionou comigo) e Strike (antigo About Number - é o que estou testando no momento, e está funcionando pro básico - encontra perfis no Twitter, LinkedIn, Google+ e Facebook).


Empreendedorismo e Produtividade





Este ótimo texto do Fast Company traz lições de campeões olímpicos como Walsh (voley de praia) e Phelps (natação), e relaciona hábitos e atitudes que levam ao sucesso. A lista de hábitos inclui criar uma imagem sua na situação desejada (sucesso, vitória), ter foco e ser positivo, ignorando o “ruído” em volta (críticas não construtivas, por exemplo), ter uma mentalidade de melhoria contínua (sempre há algo a melhorar), e aprender com as falhas e decepções.


Big Data e Ciência de Dados




A Expert System fez uma análise de 430 mil tuitadas sobre as Olimpíadas do Rio de Janeiro, e os resultados mostraram os atletas mais citados (Phelps e Serena - Bolt em 3º masculino, Rafaela Silva em 8º feminino), o esporte mais comentado (natação), o sentimento que prevaleceu (75% positivo), dentre outras estatísticas bem interessantes. Muito bom saber que a impressão do evento lá fora foi boa (as tuitadas analisadas foram em inglês). Confira todas as estatísticas, incluindo os atletas mais amados e a nuvem de palavras clicando no link.

Virtualização e Cloud





O VMware Converter é muito provavelmente a ferramenta gratuita mais legal da VMware, juntamente com o hypervisor ESXi. A possibilidade de fazer P2V (virtualizar servidores físicos) de forma muito simples e fácil é algo essencial pra quem está na fase inicial de virtualização do ambiente da empresa. A mais recente versão do Converter traz algumas mudanças que devemos ficar atentos, pois nem tudo é notícia boa. O Windows XP não é mais suportado, por exemplo. Por outro lado, versões mais recentes do Windows, Ubuntu e Red Hat passam a ser suportadas. Também foi incluído suporte para a conversão offline de máquinas virtuais do Microsoft HyperV. O suporte a conversões a partir de backups e imagens também foi removido.

Segurança da Informação





Há duas ferramentas que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de Segurança da Informação há vários anos. Uma delas é o metasploit, a suite que facilita enormemente os testes de penetração através de exploits (códigos que exploram alguma vulnerabilidade de aplicações). A outra é o Zed Proxy Atack, da conceituadíssima OWASP (Open Web Application Security Project), também voltado para testes de penetração voltados para identificação de vulnerabilidades em aplicações. E aí, estas ferramentas já fazem parte do seu arsenal?

Governança de TI




Já falamos muito aqui no blog sobre a eterna discussão DevOps vs ITIL, e a minha conclusão é que a conciliação é possível. Sendo assim, nada melhor que conhecer ferramentas importantes para apoiar o desenvolvimento de uma cultura de agilidade em TI, e para isso trago esta lista do Linoxide, que inclui 25 ferramentas para gestão de bugs e ciclo de vida de aplicações, repositório de código, automação de build para aplicações, integração contínua, automação, provisionamento e mais. É pra guardar nos favoritos!

Linux e Software Livre





Você sabia que o primeiro robô humanóide enviado ao espaço “rodava” Linux? Pois é. De consoles para games, passando pelo acelerador de partículas, até aparelhos de TV e sistemas de entretenimento de veículos, o alcance do Linux não tem limites. E você aí achando que era apenas um sistema operacional para nerds que curtem a linha de comando, hein? :)

Windows e Microsoft





O Windows Networking traz uma lista de apps úteis para sysadmins Windows e SQL Server. Tem gerenciador de servidores na nuvem (Azure), monitores para servidores, gerenciadores de banco de dados, contemplando apps pra desktop, tablets e smartphones.


Ciência e Inovação

Usando uma "cultura 3D" (o que quer que seja isso!) e um coquetel de substâncias, pesquisadores chegaram a um feito impressionante: a criação em laboratório de células precursoras, ou seja, células que podem dar origem a órgãos, no caso, um rim. E a melhor parte: o processo permite obter um suprimento ilimitado de células, potencialmente eliminando o problema da falta de doadores de rins. Estas células progenitoras são semelhantes a células tronco, e só existem durante um curto estágio de desenvolvimento, sendo o grande desafio cultivar estas células durante longos períodos. Os cientistas do Instituto Salk (Califórnia) acreditam conseguir manter as células por até 15 meses.


Música e Cinema

Esta cantora e compositora dos EUA ganhou destaque desde que começou a postar vídeos no YouTube com 14 anos de idade. Com 23 anos, já coleciona prêmios como Radio Disney Music Award: Breakout Artist of the Year e YouTube Music Award. A música Hollow (vazia) é meio deprê mas vale muito a pena ouvir.




Com nota 7,3 no IMDB, este ótimo filme conta a história de uma garota do Harlem que está grávida pela segunda vez do próprio pai. Ela sofre abusos em casa, mas a tristeza não abala a garota, que ainda acredita que seus sonhos possam ser realizados.


Conclusão

E aí, o que achou do informativo desta semana ?


Conto com seus comentários, críticas e sugestões pra manter este informativo o mais útil possível!


Quer saber mais sobre algum assunto específico? Comenta aí que vou tentar te ajudar!
E se não é assinante do informativo, não perca tempo! ASSINE JÁ!

Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!