Giro de Notícias 57ª Edição (Hobbies que Aumentam Desempenho no Trabalho, 9 Ferramentas p Automatizar Data Center, Windows 10 Impressiona Hackers, Forçando Senhas Seguras no Linux, Admins Windows vs Linha de Comando, Nova Bio-Tinta para Impressão de Tecido Vivo)

Profissional de TI antenado se informa aqui!
57ª EDIÇÃO
Notícias da Semana em TI.

Apps para Web, Android e iOS





O Instapaper é um dos apps mais úteis que já instalei no meu smartphone e tablet (funciona na web tb). Ele permite que você adicione textos pra ler depois, e permite usá-lo offline, e também lê o texto pra você, usando os recursos de texto pra fala do seu dispositivo móvel. Como bônus, você recebe um boletim com os textos que estão fazendo sucesso na plataforma, sendo mais uma fonte de informações interessantes. Uso o Instapaper com frequência, especialmente no carro, pra ler pra mim textos que não teria tempo de ver de outra forma. É um app imperdível na minha opinião.


Empreendedorismo e Produtividade





Mais um ótimo texto do Fast Company com dicas sobre atividades que você pode fazer como hobby, e que vão trazer coisas positivas pro seu desempenho no trabalho. Começando por usar meios alternativos para se locomover (ele dá um exemplo de skate!), esse hobby vai te dar mais disposição e refletir em maior energia pras suas atividades. Desenvolver habilidades de comediante também é uma atividade paralela interessante, pois ajuda a lidar com imprevistos, pensar rápido e usar o que tiver disponível no momento pra resolver qualquer situação que se apresente. Já o aprendizado de instrumentos musicais ajuda na atenção e foco, conforme já demonstrado por vários estudos. Quer saber o quarto “hobby pra melhorar seu desempenho no trabalho?” Vai no link :)


Big Data e Ciência de Dados




Exte texto do KDNuggets apresenta observações importantes sobre o processo de desenvolvimento de uma solução em Machine Learning, abordando a escolha e otimização do modelo mais adequado para o tipo de problema a ser resolvido, o ajuste fino dos parâmetros do modelo e outras questões bem trabalhosas, mas que, graças ao TPOT (solução livre baseada em Python), podem ser simplificadas e automatizadas, tornando bem mais produtivo o desenvolvimento de soluções em ML nesta linguagem.

Virtualização e Cloud





O Information Week lista 9 ferramentas para automação do Data Center que todo profissional deveria conhecer. A relação inclui o Openstack, que permite adotar a abordagem de gestão de recursos dinâmica dos provedores de cloud, aproveitando os recursos locais da nuvem privada da organização, preservando assim os investimentos. Aborda também o concorrente Cloudstack, e ainda ferramentas de gestão automatizada de configuração como Puppet, Chef e Ansible, e o GIT, que parece mesmo ter se tornado a ferramenta de fato para controle de versão de projetos de software. O artigo também destaca a importância destas ferramentas no cenário atual onde DevOps se torna realidade em um número cada vez maior de organizações.


Segurança da Informação





A PC World informa que a conferência de segurança Black Hat desse ano deixou implícito que a segurança do Windows 10 está muito acima das versões anteriores, graças a tecnologias como Anti-malware Scan Interface (AMSI - integrada ao Windows Defender), uma tecnologia “game changer”, de acordo com Nikhal Mittal, especialista da NoSoSecure. O texto aborda ainda medidas de segurança para reduzir riscos do Active Directory e tecnologias para aumentar a segurança de ambientes virtualizados, como a Virtualization-based Security (VBS), integrada ao Hyper-V.

Governança de TI


Glossário do ITIL


O conceito desta semana traz a definição de Alerta, que embora simples, aborda questões importantes para definir a sua melhor ação de tratamento. Segundo o glossário do ITIL 2011, alerta é “uma notificação de que certo limite foi atingido, algo mudou ou uma falha ocorreu. Alertas são muitas vezes criados e gerenciados por ferramentas de gerenciamento de sistema e são gerenciados pelo processo de gerenciamento de evento.”

Linux e Software Livre




O nixCraft traz orientações sobre o uso da libpam_cracklib para impedir que usuários, ao cadastrar ou modificar sua senha usando o comando passwd, sejam obrigados a evitar senhas estúpidas como "abc123", "password", "123456" e assim por diante. O pacote da libpam_cracklib inclui um módulo PAM (Plugglable Authentication Modules) que testa senhas durante a alteração para garantir que eles não sejam muito fracas. As verificações realizadas pela biblioteca incluem se a nova senha um palíndromo (ovo, osso, mirim, matam, etc), se a nova senha é a antiga com apenas uma mudança pra maiúscula/minúscula, se a nova senha é muito parecida com a antiga (até 5 alterações de caracteres), se a nova nova senha é muito curta, e muito mais. O texto traz ainda o passo a passo pra instalar e configurar a biblioteca.

Windows e Microsoft





O Windows Networking traz um ótimo texto discutindo o impacto do DevOps para profissionais de TI, em especial para administradores de sistemas Windows, e um trecho em especial me chamou muito a atenção:


"The agile movement and the DevOps role changes all that. IT pros are now being pushed into learning some coding skills whether they want to or not – thanks in large part to Microsoft’s move away from the graphical user interface on its server operating system. The server core installation and Windows PowerShell mean there is much more emphasis on scripting rather than using GUI-based tools."


Ou seja, administradores de sistemas Windows devem aprender a programar a partir de agora, pois a Microsoft vem tirando a ênfase da interface gráfica e focando cada vez mais no uso de scripts Powershell.


Quem diria hein Microsoft? :)

Ciência e Inovação





Cientistas da Universidade de Bristol descobriram uma nova bio-tinta para impressão 3D com células-tronco que permite a impressão de tecido vivo conhecida como bio-impressão. A nova bio-tinta contém dois componentes: um polímero natural extraído de algas e de um polímero sintético usado na indústria médica. "Projetar a nova bio-tinta foi extremamente desafiador. Você precisa de um material que possa ser impresso, forte o suficiente para manter a sua forma quando imerso em nutrientes e que não seja prejudicial para as células. Nós conseguimos fazer isso", disse o pesquisador Adam Perriman, da escola de medicina celular e molecular.

Música e Cinema





Cheap Thrills é o mais recente hit da cantora australiana Sia, autora de sucessos como Wild Ones, Titanium e She Wolf (Falling to Pieces), que já compôs para Beyoncé, Katy Perry, Christina Aguilera e Rihanna, além de 4 indicações ao Grammy Awards. O clipe já foi visualizado mais de 500 milhões de vezes no Youtube, e é um dos mais esquisitos que vi nos últimos tempos. Mas a música é bem legal e animada.



Este filme tem nota 6,2 no IMDB, não se deixe enganar. Thornton e Wilkinson são executivos rivais da indústria farmacêutica que brigam para deter o monopólio de um mercado altamente rentável. Nesse cenário aparecem Owen e Roberts, uma dupla de espiões industriais que se junta para dar um golpe em seus respectivos chefes - Thornton e Wilkinson. O elenco traz Clive Owen e Julia Roberts. Recomendo!


Conclusão

E aí, o que achou do informativo desta semana ?

Conto com seus comentários, críticas e sugestões pra manter este informativo o mais útil possível!

Quer saber mais sobre algum assunto específico? Comenta aí que vou tentar te ajudar!

E se não é assinante do informativo, não perca tempo! ASSINE JÁ!

Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!