Giro de Notícias 59ª Edição (Kanban+Pomodoro=Produtividade!, Hackeie Seu Cérebro p/ Ser Criativo, Spark processa 60TB no Facebook, OpenStack Simplificado, SSH em Paralelo Servidores Linux, Espelhando Smartphone no Windows 10, Tela Inquebrável de Verdade para Smartphones)

Profissional de TI antenado se informa aqui!
59ª EDIÇÃO
Notícias da Semana em TI.

Apps para Web, Android e iOS



Kanban uma técnica muito utilizada na indústria que consiste na utilização de cartões para indicar o andamento do trabalho. Comecei a usar recentemente uma ferramenta chamada Kanban Flow, que une o Kanban com o Pomodoro, a conhecida técnica de produtividade que consiste em trabalhar em periodos de tempo determinados, sem distrações ou interrupções, seguidos de pausas, inicialmente na proporção de 5 min de pausa para cada 25 minutos de trabalho. Com esta ferramenta, estou conseguindo ter uma visão clara das minhas tarefas (Kanban), e ainda estabelecer metas específicas de dedicação a cada uma delas (Pomodoro). Recomendo muito!

Empreendedorismo e Produtividade



Há quatro tipos de ondas cerebrais: alfa (quando você está relaxado), beta (nível máximo de atividade), theta (sonolento) e delta (sono profundo). Theta é o estágio que fornece melhores condições para encontrar a solução para problemas, segundo estudos. Logo após despertar é possível permanecer no estado theta por um período de 5 a 15 minutos, e é por isso que especialistas recomendam usar as primeiras horas do dia pra lidar com os problemas mais complexos e difíceis. Personagens históricos como Einstein, Thomas Edison e Salvador Dali eram muito hábeis em potencializar o estágio theta para impulsionar a criatividade. Salvador Dali costumava segurar chaves quando sentia que ia adormecer, para que a chave caísse e o acordasse, enquanto Thomas Edison segurava maçãs com o mesmo intuito. Desse modo, ambos conseguiam aproveitar melhor o período de ondas theta (sonolência) e explorar ao máximo suas capacidades criativas.

Big Data e Ciência de Dados



O Facebook usa análises para a tomada de decisões com base em dados. Ao longo dos últimos anos, estas análises passaram a operar em conjuntos de dados de dezenas de terabytes para uma única consulta. Algumas das análises são executadas em batch através do Hive e Corona (implementação MapReduce personalizada do Facebook). Este artigo mostra como a rede social migrou o processamento de algumas dessas análises (envolvendo 60TB!!!), passando a utilizar o Spark, com ganhos muito significativos (5 vezes menos latência e até 6 vezes menos uso de CPU). A empresa de Zuckerberg também contribui para outros projetos Big Data envolvendo análise de dados, aprendizado de máquina e streaming, como Apache Giraph, Puma, Swift e Stylus.

Virtualização e Cloud


Solução da Red Hat simplifica instalação do OpenStack

Em 2013, com o aumento do uso da solução Red Hat Cloud Infrastructure (RHCI), a Red Hat iniciou esforços criando vários guias de instalação simples, buscando reduzir o tempo necessário para instalar produtos como Red Hat Virtualization (RHV), OpenStack e CloudForms. O resultado disso é o QuickStart Cloud Installer (QCI), que promete facilitar muito a implantação de uma infraestrutura de nuvem privada com OpenStack. Apesar de ser uma solução restrita, a iniciativa mostra que é questão de (pouco) tempo até que outras soluções similares se tornem amplamente disponíveis, viabilizando em definitivo a adoção de práticas de nuvem privada pelas empresas sem a necessidade de investimentos proibitivos.

Segurança da Informação



O estudante de TI Albert Kwon criou uma ferramenta de compartilhamento de arquivos anônima chamada Riffle, que supostamente é mais rápida e segura que seus concorrentes. A solução utiliza uma combinação de criptografia baseada em Onion, verificação independente, e embaralhamento para assegurar que os dados enviados não sejam comprometidos. Isso permitiria que seus usuários façam download de arquivos ou postem mensagens num serviço de microblogging, sem ter que se preocupar que alguém seria capaz de identificar o que eles têm compartilhado ou acessado. Há uma possibilidade real de que a segurança do Riffle seja superior à do TOR, porém há também restrições, especialmente em relação aos serviços suportados e escalabilidade da solução. Provavelmente, a combinação das duas tecnologias deve ser a melhor opção.

Governança de TI

Glossário do ITIL

O conceito desta semana traz a definição de Dimensionamento de Aplicativo (Application Sizing), "A atividade responsável por entender os requisitos de recursos necessários para suportar um novo aplicativo, ou uma mudança de grande importância num aplicativo existente". O dimensionamento de aplicativo ajuda a garantir que o serviço de TI atenda às suas metas de nível de serviço acordadas para capacidade e desempenho.

Linux e Software Livre



PDSH é uma ferramenta muito útil que permite emitir o mesmo comando em vários hosts de uma vez, e ver o resultado. É um utilitário de shell remoto que pode simplificar bastante a vida de quem precisa realizar a mesma tarefa em vários servidores, como atualizar pacotes de segurança ou fazer uma configuração padronizada. O utilitário basicamente "encapsula" as habilidades de execução remota do ssh e estende seus recursos para repetir a execução da operação solicitada em tantos hosts quanto se queira. Para isso é necessário configurar previamente as chaves ssh dos hosts nos quais irá se conectar, o que é bem chato IMHO. Mas é um esforço que compensa no médio prazo. Se você precisa de uma ferramenta pra acelerar a configuração de vários servidores ao mesmo tempo, então o PDSH pode ser o que procura.

Windows e Microsoft



O aplicativo Connect chegou com a atualização de aniversário do Windows 10, trazendo para os usuários de smartphones a capacidade de "lançar" as suas telas a um PC ou laptop rodando versão mais recente do sistema operacional de Bill Gates, algo até então restrito a dispositivos Windows. O recurso não funciona no iOS e o dispositivo deve suportar o padrão de espelhamento Miracast (praticamente todo smartphone Android suporta).

Ciência e Inovação



Cientistas britânicos criaram uma tela inquebrável para smartphones, que não vai rachar quando você soltá-la. Todo mundo já sentiu aquele "frio na barriga" ao ver o seu smartphone escapar por entre os dedos, sabendo exatamente o que vai acontecer quando ele atingir o solo. Em breve isso vai virar coisa do passado. E o melhor: a um quinto do custo de telas sensíveis ao toque atuais! A nova tecnologia pode ser lançada em celulares já em 2018, e tem o potencial de derrubar preços de smartphones, tablets e TVs. Atualmente telas sensíveis ao toque usam óxido de índio-estanho, um metal raro e caro. Físicos da Universidade de Sussex foram capazes de criar eletrodos híbridos de nanofios de prata e grafeno, que podem se revelar excelentes substitutos para o índio.

Música e Cinema



Cage the Elephant é uma banda de rock dos EUA (Bowling Green - Kentucky), iniciada em 2006 e que chegou ao segundo lugar da Billboard em outubro de 2015 com "Mess Around". Vale conferir!



Com nota 7,4 no IMDB, este grande sucesso de 2010 conta a jornada do (então recém eleito) presidente da África do Sul, Nelson Mandela. Sabendo que a nação continuava racista e economicamente dividida, fruto do apartheid, mas acreditando que poderia unir o seu povo através da linguagem universal do esporte, Mandela apelou à equipa de rugby, que fez uma improvável caminhada até à Final do Campeonato do Mundo de 1995. É um filme muito inspirador. Recomendo MUITO MESMO!

Conclusão

E aí, o que achou do informativo desta semana ?

Conto com seus comentários, críticas e sugestões pra manter este informativo o mais útil possível!

Quer saber mais sobre algum assunto específico? Comenta aí que vou tentar te ajudar!

E se não é assinante do informativo, não perca tempo! ASSINE JÁ!


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!

É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!

E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!