As novidades do VMware vSphere 6.5 que você deve ficar atento!

VMware vSphere 6.5 - HTML5 Client Adeus vSphere Client!

A nova versão da suite de virtualização de servidores VMware vSphere, 6.5, foi anunciada na VMworld Europe 2016, que ocorreu de 17 a 20 de outubro.

A lista de novidades não traz nada revolucionário, mas as melhorias em vários componentes da solução são bastante relevantes, em especial algumas limitações importantes que foram eliminadas nesta versão.

Os componentes afetados incluem vCenter Server Appliance (VCSA),  Virtual SAN (VSAN), Host Profiles, Auto Deploy, vSphere Fault Tolerance (FT), vSphere DRS, Storage IO Control (SIOC), Content Library, vSphere Operations Management, vRealize Log Insight e PowerCLI.

Agora há suporte para o VMware Update Manager (VUM) e High Availability (HA) nativo para o vCenter Server Appliance (VCSA). Também foi incluído monitoramento de CPU, memória e interface de rede, além do banco de dados vPostgres, e suporte a syslog remoto.

O problemático Client Integratio Plugin (CIP) para o vSphere Web Client não é mais necessário. Ufa!

Backup e restauração nativos para o VCSA. Remove a dependência de soluções de backup de terceiros, permitindo restaurar facilmente o backup para um novo VCSA, via HTTP(S), SCP e FTP(S). O instalador do VCSA agora suporta instalar, atualizar, migrar (da versão 5.5 ou 6.0) e restaurar.

O recurso de Host Profiles agora suporta personalização em massa usando arquivos CSV, cópia entre perfis, integração com DRS, remediação em paralelo e outras novidades.

Houve também melhorias na segurança, com log aprimorado, suporte à exportação de eventos do vCenter para um servidor syslog (como o vRealize Log insight), criptografia de VMs via política (ao nível do hypervisor, transparente para o guest) e vMotion criptografado, além de inicialização segura do ESXi e VMs, desde que haja suporte a UEFI


O HA teve a configuração simplificada, calculando automaticamente o percentual dos recursos a ser reservado de acordo com as configurações do controle de admissão, além de maior granularidade na definição de prioridade para restart, e ainda suporte a orquestração, permitindo a definição de cadeias de dependência de VMs (esse recurso vai ser bem útil!).

Há também um plugin pro vCenter que se conecta à solução de monitoramento do fornecedor de hardware (Dell Open Manage, HP Insight Manager ou Cisco UCS). Quando há, por exemplo, uma falha na memória detectado pela ferramenta de monitoramento, as VMs são migradas usando vMotion para outro hosts.


A integração do FT com DRS foi melhorada, alocando a VM secundária no melhor host, e houve redução da latência de rede, permitindo rodar mais aplicações com FT. Também passou a ser possível agregação multi-NIC, viabilizando mais NICs (vMotion para FT) para um melhor desempenho.

DRS agora considera a banda da rede nos cálculos. Isso evita que um link de rede do host fique saturado por excesso de VMs migradas, um problema sério que finalmente foi resolvido. Políticas avançadas do DRS disponíveis na interface do usuário, permitindo forçar uma taxa de vCPUs e pCPUs ou garantir a distribuição homogênea de VMs por host.

O SIOC agora permite estabelecer limites de IO da a partir da política de armazenamento (SPBM) e aplicar a política às VMs.

Há ainda melhorias no VSAN (inclusive licenciamento simplificado), vSOM, Log Insight e PowerCLI.

Conclusão

Ao que tudo indica, a versão 6.5 é uma atualização que mostra que a VMware está "fazendo o dever de casa", ou seja, corrigindo os problemas da versão 6 e deixando a suite de virtualização não apenas mais "redonda", mas também mais fácil de administrar e, principalmente, mais alinhada com as demandas dos clientes, como mostram as melhorias do DRS, HA, VCSA e, principalmente, no vSphere Web Client.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!