Giro de Notícias 60ª Edição (Desaprendendo pra Aprender Melhor, Poder do Small Data, Kubenetes do Jeito Fácil, Accenture "Matando" o Blockchain, 5 Distros Linux pra Conhecer, Livro Gratuito Windows Server 2016, Adeus Sapatos Molhados na Chuva)

Profissional de TI antenado se informa aqui!
60ª EDIÇÃO
Notícias da Semana em TI.

Apps para Web, Android e iOS



Chrome Speak é uma extensão para o navegador da Google que permite selecionar um texto de uma página web e pedir que o mesmo seja lido pra você. O app suporta dezenas de idiomas, o que faz dele uma ótima ferramenta para aprender idiomas, além de ser uma alternativa para variar as formas de obter conhecimento, até pra reduzir o cansaço visual quando estamos em frente ao PC durante horas, lendo emails, posts em redes sociais e outros textos da web. É possível ajustar a velocidade de leitura, o tom de voz e o volume para tornar mais confortável sua audição. Eu tenho usado cada vez mais o recurso de áudio para aumentar minha produtividade na absorção de conhecimento, e recomendo a extensão para o seu arsenal de aprendizado acelerado.

Empreendedorismo e Produtividade



Muitos já sabem que vai ser necessário absorver novos conhecimentos e obter novas habilidades, pra se manter competitivo no mercado de trabalho nos próximos anos. O que pouca gente sabe é que, pra isso, será necessário esquecer, ou melhor, desaprender habilidades, hábitos e ideias que nos trouxeram até aqui. Este é um processo que psicólogos chamam de "interferência pró-ativa", que faz com que, ao mesmo tempo que tenhamos problemas para lembrar onde deixamos as chaves de casa ou do carro, tenhamos muita dificuldade para “desapegar” de dados antigos e maneiras de fazer as coisas. Ao trocar um PC por um notebook, por exemplo, você pode se ver procurando um mouse “sem querer”, tateando junto ao teclado, ao invés de buscar o local do trackpad. Quanto mais disruptiva uma nova tecnologia, mais difícil se desapegar de conceitos e práticas anteriores, por isso é necessário se questionar, entrar em contato com fontes de informação das mais variadas possíveis e até mesmo se obrigar a ler coisas que contrariam nossas convicções. O resultado é uma mente mais aberta para o novo, e consequentemente mais adaptada para um futuro em que 65% dos estudantes de hoje terão profissões que ainda não existem.

Big Data e Ciência de Dados



O Converge.xyz traz um texto interessantíssimo abordando a importância de analisar dados segmentados, no que foi chamado de Analytics Micro-contextual. A ideia é usar Big Data para obter uma visão geral do que ocorre (prever um furacão, por exemplo), e small data, os dados segmentados, pra entender os detalhes (como uma certa cidade ou região se prepara para a chegada de um furacão), e assim ter condições de otimizar as ações para determinada ocorrência (definir o tipo de comida e bebida a ser fornecido).

Virtualização e Cloud



Este artigo do Linoxide mostra como colocar no ar um cluster Kubernetes da forma mais simples possível, usando o novo comando kubeadm, desenvolvido para reduzir a quantidade de configurações manuais necessárias para inicializar o cluster, adicionar nós, entre outras ações comuns. O Kubernetes é uma plataforma promissora, que promete implantação, gerenciamento e escalabilidade automatizados para aplicações conteinerizadas (será que existe essa palavra horrível!?), lembrando que “por baixo” do Kubernetes está o Docker (surpresa!).

Segurança da Informação



O Bitcoin (aquela moeda que prometia revolucionar o mundo) talvez tenha perdido um pouco do seu apelo de uns tempos pra cá, embora sua cotação ainda seja interessante (no momento em que escrevo, um bitcoin vale cerca de 612 dólares, e em junho chegou a 768 Obamas). O que tem chamado a atenção recentemente, no entanto, é a quantidade de empresas financeiras (especialmente grandes bancos - Goldman Sachs, JP Morgan, Barclays) investindo (bilhões!) na tecnologia que suporta o bitcoin: o blockchain. O potencial do blockchain parece incrível, mas uma notícia recente me chamou a atenção: a Accenture estaria desenvolvendo uma solução para “editar” o blockchain. A princípio, a ideia de editar a “cadeia sequencial de blocos de transações” que consiste no blockchain não faz muito sentido, uma vez que o fato de ser uma espécie de banco de dados distribuído append-only é um dos pilares da segurança das transações, e há quem diga que a iniciativa não passa de uma tentativa desesperada de sobrevivência dos bancos, que se defendem alegando que a regulamentação atual impede que o blockchain seja usado do jeito que é hoje, ou seja, sem algum tipo de controle baseado em permissões. Vejamos o que o futuro reserva para a tecnologia (e para os bancos).

Governança de TI

Glossário do ITIL

O conceito desta semana traz a definição de Ativo: qualquer recurso ou habilidade. Os ativos de um provedor de serviço incluem qualquer coisa que pode contribuir para a entrega de um serviço. Ativos podem ser qualquer um dos seguintes tipos: gerência, organização, processo, conhecimento, pessoas, informações, aplicativos, infraestrutura e capital financeiro.

Linux e Software Livre



O Windows IT Pro (sim, você leu corretamente!) lista 5 distribuições Linux que vale a pena conferir, indicando o Red Hat e seus derivados gratuitos CentOS e ClearOS, além do Suse Enterprise e da minha distro preferida: Ubuntu. Me chamou a atenção a abordagem do ClearOS (que não conhecia), baseada em interface web de gerenciamento e administração similar à instalação de apps como num smartphone.

Windows e Microsoft



O Windows Server é usado em muitas organizações, e com a chegada da mais recente versão, o Windows Server 2016, a Microsoft resolveu liberar um livro que apresenta os recursos da nova versão do sistema de Redmond para servidores. Segundo a Microsoft, cada capítulo foi escrito por especialistas ou membros do grupo de desenvolvimento de produtos, com as últimas informações sobre cada melhoria ou novo recurso que está incluído nesta versão do Windows Server. Isto vai permitir obter os meios para desenvolver e desenhar um caminho para introduzir o Windows Server 2016 na empresa. O livro foi escrito antes de concluída a versão final do sistema, e por isso todas as orientações dos capítulos devem ser testadas e avaliadas em um ambiente de teste antes de implementá-las em um ambiente de produção. O livro assume que você conhece os conceitos-chave do Windows Server (Microsoft Hyper-V, rede e armazenamento), bem como tecnologias de nuvem, como o Microsoft Azure.

Ciência e Inovação



Imagine um mundo onde as janelas sejam auto-limpantes, onde o seu espelho e seus óculos não embaçam, e onde seus sapatos não se molham quando você anda na chuva. Um mundo assim pode ser possível como resultado de um material com fortes propriedades repelentes de água e auto-limpeza desenvolvido por uma equipe de cientistas da Universidade Nacional da Austrália. O material pode ser pulverizado sobre praticamente qualquer superfície, é em grande medida transparente e altamente resistente ao desgaste e rasgamento. Esta combinação ideal de propriedades abre uma ampla gama de possíveis aplicações comerciais e industriais.

Música e Cinema



Rachel Ashley Platten é uma cantora e compositora de Nova Iorque, que teve alguns hits no Top 40 da Billboard. Dona de uma bela voz, Rachel traz nesta música uma mensagem de apoio e motivação, com frases como "vou até o inferno com você" e "mesmo que estejamos pra baixo, podemos superar", além de uma melodia muito agradável de ouvir. Agora para de ler esse textinho meia boca de quase-crítico musical e vai lá conferir o som dela. Vale a pena!


Com nota 6,6 no IMDB, este filme traz a história de Christine Brown (Alison Lohman), uma analista de crédito que é amaldiçoada por uma senhora quando recusa um acréscimo no seu empréstimo bancário, com o objetivo de impressionar seu chefe. Depois disso uma sucessão de acontecimentos "estranhos" faz com que Christine busque de todas as formas se livrar da maldição.

Conclusão

E aí, o que achou do informativo desta semana ?

Conto com seus comentários, críticas e sugestões pra manter este informativo o mais útil possível!

Quer saber mais sobre algum assunto específico? Comenta aí que vou tentar te ajudar!

E se não é assinante do informativo, não perca tempo! ASSINE JÁ!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!