Rodeo - IDE pra Cientistas de Dados, Listas Anti-TODO, Novidades do Hyper-V no Windows 2016, Ferramenta para Ataques no Twitter, Multi-terminal Linux com replicação de comandos, Windows Server 2016 Nano, Osso Sintético

Seu informativo semanal de TI
61ª EDIÇÃO
Notícias da Semana em TI.

Apps para Web, Android e iOS




Rodeo é um aplicativo que roda nativamente (como um aplicativo independente) no desktop. Ele é construído com Electron, um framework multi-plataforma para a construção de aplicativos desktop com JavaScript e HTML. Com suporte nativo a Python, a IDE traz recursos como autocompletar e busca avançada, facilitando o desenvolvimento e teste de seus experimentos de análise de dados. Eu estou testando, e você?


Empreendedorismo e Produtividade




As listas de tarefas são famosas há muito tempo, e fazem parte de praticamente qualquer método para aumentar a produtividade. Este artigo do Fast Company, no entanto, vai na contramão do senso comum e propõe a criação de uma lista “anti to-do”, que é uma lista de tarefas (hum… nem tão inovador assim, hein?) diferente, pois relaciona as realizações ao invés dos afazeres. Ou seja, é uma lista que funciona como motivador, a partir do que já foi realizado, para inspirar a fazer o que falta. Achei a ideia muito bacana e já estou testando, com a adaptação de juntar a lista de tarefas a fazer com as já feitas, assim mantenho o controle do que falta realizar, ao mesmo tempo que me motivo a realizar mais.



Big Data e Ciência de Dados




O Silk é uma plataforma para análise de dados bem fácil de usar, que permite criar "datacards" (equivalentes a registros) e páginas para exibir gráficos, tabelas e outros elementos obtidos a partir da análise dos datacards. Além da facilidade de uso, a ferramenta conta com alguns recursos interessantes, como a habilidade de importar os dados diretamente de planilhas do Google e manter o sincronismo de forma automática. Usei este recurso pra importar alguns dados sobre jogadores do game Cartola FC e fazer algumas análises. Porém decidi usar outra ferramenta para aprofundar minhas análises, em virtude das limitações do Silk, em especial quanto à estrutura dos dados importados, que não é possível ajustar (quebrando um datacard em vários, por exemplo). De todo modo, é uma ferramenta que vale a pena conhecer e testar.

Virtualização e Cloud



Este ótimo texto do Info World descreve alguns dos principais recursos do Hyper-V que chegam com a nova versão do Windows Server. O Discrete Device Assignment, por exemplo, permite fazer o bypass da camada de virtualização para entregar dispositivos PCI Express diretamente para uma VM, melhorando o desempenho. Já o Host Resource Protection garante que uma VM "mal comportada" não vai roubar recursos das outras, sendo punida com um menor uso de recursos se necessário. O recurso de ajustes "a quente" em adaptadores de rede e memória também chama a atenção. Seguindo o que me parece uma tendência, o novo Hyper-V também vai permitir a chamada nested virtualization, ou seja, Hyper-V virtualizado. Outra novidade importante é que, agora, os checkpoints (ou snapshots) usam o VSS, garantindo a consistência e sendo mais úteis em ambientes de produção. Confira a lista completa de novidades no artigo original.

Segurança da Informação



A Network World traz um texto explicando uma ferramenta disponibilizada na Black Hat deste ano, que facilita a criação de ataques via Twitter. A ferramenta permitiria monitorar assuntos de interesse e, a partir daí, criar textos atrativos pra fazer o usuário clicar, sendo direcionado para um site contendo malware. Tudo isso de forma automática. Embora a taxa de cliques para os textos gerados automaticamente seja menor (33% contra 45% em textos criados manualmente), a escalabilidade da ferramenta compensa, aumentando drasticamente o volume de ataques do tipo que podem ser gerados em questão de segundos ou minutos.

Governança de TI

Glossário do ITIL

O conceito desta semana traz a definição de Plano de Disponibilidade: plano que garante que requisitos de disponibilidade existentes e futuros de serviços de TI possam ser fornecidos com efetividade em custo. Ou seja, a disponibilidade dos serviços de TI deve ser planejada e projetada para o futuro visando uma relação custo/benefício adequada às necessidades da organização. Cabe reforçar aqui a ideia de alinhamento TI/Negócio, ou seja, o entendimento das necessidades da empresa é fundamental para que seja possível planejar corretamente o quanto a empresa estaria disposta a investir em disponibilidade, levando em conta sua realidade atual e futura. Infelizmente, isso é algo comumente negligenciado, e os gestores de TI acabam por enfrentar dificuldades na obtenção do recurso financeiro para os investimentos desejados.

Linux e Software Livre



O Linoxide traz mais um texto muito bom, dessa vez ensinando a instalar e configurar o emulador de terminais Terminix, que permite se conectar a vários servidores simultaneamente e até replicar os comandos. Já utilizei um utilitário semelhante, o Terminator, e é realmente muito útil poder replicar comandos para vários servidores de uma vez, especialmente quando é necessário padronizar alguma configuração ou instalar um mesmo pacote em muitos servidores.

Windows e Microsoft



O Info World traz um hands-on bem interessante com a versão Nano do Windows Server 2016. Esta versão foi desenhada com ambientes de cloud em mente, e por isso não conta com login local, nem interface gráfica, oferecendo apenas um shell remoto (Powershell) para sua administração. Isso certamente deve assustar alguns sysadmins Windows mal acostumados, mas o benefício de desempenho compensa a ausência de interface gráfica e facilidades na administração. Não é de hoje que venho avisando sobre a importância de aprender a lidar com scripts, e a "Linuxização" da Microsoft é prova cada vez maior dessa tendência irreversível. Voltando ao Windows Server 2016 Nano, se prepare para ter um certo trabalho para deixar o servidor "redondo", pois o artigo da Info World aponta várias dificuldades no processo.

Ciência e Inovação



Uma nova tecnologia desenvolvida em Chicago pode levar a grandes avanços na cura de ossos quebrados e outros ferimentos da medicina esportiva. Usando uma formulação de tinta e uma impressora 3D disponível comercialmente, pesquisadores da Universidade Northwestern criaram um osso sintético capaz de estimular o crescimento de novos ossos. Segundo Ramille Shah, professor assistente no departamento de ciência dos materiais e engenharia, e da divisão de transplante de cirurgia na Universidade Northwestern, "seria ótimo se pudéssemos ter estas impressoras em um ambiente hospitalar onde pudéssemos fornecer a tinta óssea hiper-elástica, e então fazer implantes específicos do paciente naquele dia".

Música e Cinema




Nathaniel David Rateliff é um cantor e compositor de Hermann, Missouri. Rateliff tem atraído a atenção a partir da formação Nathaniel Rateliff & The Night Sweats, que mistura o seu som folk com R&B desde 2013. Som de qualidade pra apreciar, com destaque para o instrumental.

O Mistério das Duas Irmãs

Com nota 6,4 no IMDB, este bom filme de terror de 2009 traz Anna (Emily Browning) e Alex (Arielle Kebbel), irmãs que acabam de voltar de uma internação num hospital psiquiátrico. Sua recuperação entra em risco com a presença de uma madrasta cruel e de um fantasma em sua casa. Boa pedida pra quem gosta de filme de terror.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!