Resolvendo o "Pesadelo das Tabs", Seu Cérebro Te Engana!, Jornalismo de Dados, VMware "Virtualizando a Cloud", GIF animado em Linux, Melhor do Windows Server 2016, Cérebros de Laboratório

63ª EDIÇÃO
Notícias da Semana em TI.

Apps para Web, Android e iOS





Você está em seu fluxo de trabalho normal, e uma informação leva a outra, cada link leva a uma nova tab do navegador, até que, gradativamente, a lentidão vai aumentando, até se tornar insuportável. Já passou por isso, né (Quem nunca?). A extensão The Great Suspender promete resolver este problema, desativando as abas que não estejam em uso no momento. A configuração é bem simples e se resume a definir um tempo de inatividade para as guias, e depois de decorrido esse tempo, a extensão vai suspender aquela guia. Para guias que não possam ser suspensas por alguma razão (apps de uso muito frequente, ou que precisam de conectividade permanente, etc), há uma whitelist. Clique aqui pra instalar no Chrome e resolver de vez o problema de consumo excessivo de memória.


Empreendedorismo e Produtividade




Você sabia que há "verdades verdadeiras"? - coisas que acreditamos que são verdadeiras e realmente são: a terra é (aproximadamente) redonda, e não plana; perder peso requer que exercitar mais e comer menos calorias; fumar é ruim para a sua saúde. Há também verdadeiras mentiras, coisas que acreditamos serem falsas e realmente são: Papai Noel e Coelhinho da Páscoa, por exemplo. Mas também somos enganados por falsas verdades, coisas que achamos que são verdadeiras, mas não são: beber oito copos de água por dia parece uma boa ideia, mas não há qualquer evidência sobre a quantidade ideal; muitas pessoas acreditam que Napoleão era baixinho, mas há evidências de que ele era na mais alto que o francês médio da sua época. Por que acreditamos nessas coisas? Porque a informação que é mais fácil de processar é vista positivamente pelo cérebro em quase todos os sentidos. Os cientistas se referem a isto como "fluência de processamento" e é por isso que seu conhecimento é muito provavelmente mais cheio de ideias erradas do que você gostaria de acreditar. Portanto, desconfie sempre, desconfie de você mesmo, do que você sabe, teste novas possibilidades e desafie suas convicções, pois esta é a única maneira de reduzir os riscos de acreditar (e propagar) mentiras mundo afora.

Big Data e Ciência de Dados




Esse livro é um achado. Mesmo! Voltado pra jornalistas em busca de métodos pra coletar dados da web (o chamado jornalismo de dados tá na moda, sabia?), o livro traz uma abordagem muito direta e objetiva, trazendo uma contextualização (jornalismo de dados e sua importância, estudos de caso) para então "partir pra ação" (a seção Getting Data From The Web é excelente!), trazendo uma visão da Internet como fonte de dados e exemplificando (tem até código em Python) como obter as informações que você precisa, seja via APIs, documentos ou fazendo scraping, incluindo alternativas de ferramentas pra facilitar o trabalho. Em resumo, se os jornalistas podem, nós também podemos!

Virtualização e Cloud



A VMware quer "virtualizar a nuvem"

A Computer Weekly traz uma análise do anúncio, na VMworld 2016, do VMware Cross Cloud Architecture, uma arquitetura para viabilizar o suporte a operações entre nuvens privadas e públicas da Amazon, Google, Microsoft e IBM, além da própria VMware, claro. A arquitetura prevê dois componentes, o VMware Cloud Foundation e o VMware Cross Cloud Services, este último disponível em meados de 2017. Penso que a VMware está encontrando um caminho pra transformar seu domínio no ambiente corporativo, onde ainda predominam nuvens privadas e híbridas, pra se tornar a intermediária no processo de migração destas estruturas para a nuvem pública, numa manobra inteligentíssima, IMHO, já que a empresa tem muito menos força quando se trata de enfrentar os grandes provedores de nuvem, fazendo muito mais sentido encontrar um caminho alternativo e se posicionar estrategicamente como defensora dos interesses das empresas, com uma postura agnóstica em relação aos fornecedores (e concorrentes). Boa VMware!

Segurança da Informação




A divisão de pesquisa da Microsoft liberou um ferramenta com scripts Powershell que inibem o uso de recursos como Net Session Enum para obter informações da rede a partir de um dispositivo comprometido. A ferramenta, chamada Net Cease, modifica as permissões dos objetos de sessão do sistema para evitar o acesso indevido através de ferramentas como NetSess, que se aproveitam das características de "confiança" de redes Windows para obter dados como nomes de máquinas, IPs e informações de sessão a partir de um dispositivo acessível na mesma rede. Além de restringir as permissões, a ferramenta também é capaz de alertar os administradores em caso de tentativa de acesso às informações de sessão. Após o uso do Net Cease, é necessário reiniciar o servidor Windows Server para que a mudança nas permissões tenha efeito.


Governança de TI

Glossário do ITIL


O conceito desta semana traz a definição de Gerenciamento de Capacidade do Negócio: No contexto do GSTI, o gerenciamento de capacidade do negócio é o subprocesso do gerenciamento de capacidade responsável pelo entendimento de requisitos de negócio futuros para uso no plano da capacidade. Lembrando que o processo de Gerenciamento de Capacidade atua também ao nível do serviço e do componente, permitindo obter uma visão da capacidade desde os aspectos mais gerais relativos ao negócio (quantas pessoas preciso neste departamento?) até o nível mais específico do componente (quanto de disco este servidor requer?).

Linux e Software Livre





Comentei outro dia sobre o Peek, uma ferramenta bem legal pra criar gif animado, e agora o Linoxide traz uma lista de 3 ferramentas pra Linux que facilitam o processo de criar estas pequenas animações que voltaram com força total recentemente. Além do Peek, que é bem fácil de instalar e usar, o artigo indica o Byzanz e a combinação RecordMyDesktop/MPlayer/ImageMagik. O Byzanz funciona bem, segundo o artigo, mas tem o inconveniente de ser necessário informar as coordenadas exatas da região da tela a ser capturada, enquando o Peek exibe uma janelinha onde é possível redimensionar visualmente para enquadrar a região da tela a ser capturada. Já o RecordMyDesktop é a opção mais complexa, pois grava o vídeo em outro formato, sendo necessário converter pra gif depois. Por outro lado, inclui a captura de áudio, sendo útil pra outras necessidades de gravação de vídeo e não apenas de gif animado.

Windows e Microsoft


Algumas das melhores novidades do Windows Server 2016

O Windows Server 2016 inclui muitos recursos novos, e a Microsoft focou bastante em virtualização, containers e cloud. A nova opção de implantação do servidor Nano, por exemplo, é uma instalação reformulada que reduz drasticamente o "peso" do sistema, além de aumentar a segurança (menos módulos - menos software - menor superfìcie de ataque). Outros recursos interessantes incluem o Just Enough Administration (JEA), que permite delegar atividades administrativas via PowerShell, de forma controlada e sem a necessidade de conceder direitos em excesso, o que é bem comum por sinal, e as Shielded VMs, que garante que somente hosts autorizados possam acessar dados da VM, cujo disco é criptografado e que executa o novo componente denominado Host Guardian Service. O último, mas não menos importante, recurso que me chamou a atenção foi o Web Application Proxy (WAP), que embora não seja novidade, foi recheado de melhorias nesta versão, incluindo suporte a wildcards em URLs para aplicações, redirecionamento HTTP/HTTPS, gateway de Remote Desktop e muito mais. É... o Windows Server 2016 promete!

Ciência e Inovação





Cérebros estão sendo cultivados fora do corpo humano neste exato momento, sabia? Estes "cérebros de tubo de ensaio" são conhecidos como organóides cerebrais ou mini-cérebros, e foram desenvolvidos a partir de células-tronco retiradas de células da pele humana e cultivadas em incubadoras gigantes. Eles são alimentados com um fluido rico em nutrientes que é atualizado a cada poucos dias. "Os cérebros se desenvolvem da mesma maneira que um embrião", informou à BBC Madeleine Lancaster, que lidera a pesquisa no Laboratório de Investigação Médica de Biologia Molecular, em Cambridge, Reino Unido. Os organóides cerebrais são pequenos - cerca de quatro milímetros de comprimento e 2 milhões neurônios (o humano adulto médio tem cerca de 1.000 trilhões de neurônios). Como os cérebros humanos comuns, são divididos em massa cinzenta e massa branca e compostos por regiões específicas como córtex, hipocampo, cerebelo e outras. De acordo com Lancaster, são equivalentes a cérebros de fetos de nove semanas de idade. No momento, os mini-cérebros não são capazes de pensar, apesar de haver intensa atividade elétrica. O objetivo da pesquisa não é criar cérebros conscientes, mas desvendar os mistérios da superioridade intelectual dos humanos sobre outros animais, já que a diferença entre um humano e um chimpanzé em termos de DNA é de apenas 1,2%, além de estudar doenças neurológicas como autismo e esquizofrenia.


Música e Cinema




Este mega sucesso está no topo das paradas de sucesso mundo afora, e é resultado de uma parceria entre o DJ britânico Calvin Harris (sou fã!) e a barbadiana (acho que é assim que se chama quem nasceu em Barbados :) Rihanna. Aumenta o volume e solta o som!!!



Com nota 5,6 no IMDB, este filme trata da seguinte questão: o que você faria se lhe entregassem uma caixa com apenas um botão e que se você o apertasse lhe deixaria milionário mas, ao mesmo tempo, tirasse a vida de alguém que você não conhece? Cameron Diaz é uma professora e o seu marido engenheiro da NASA, e sua vida muda quando um misterioso homem aparece com uma proposta tentadora: a caixa. O casal tem 24 horas para fazer a escolha. Logo eles irão descobrir que certas escolhas estão fora de seu controle e vão muito além da fortuna e do destino! Não se deixe impressionar com a nota baixa, o filme é interessante.

Conclusão

E aí, o que achou do informativo desta semana ?

Conto com seus comentários, críticas e sugestões pra manter este informativo o mais útil possível!

Quer saber mais sobre algum assunto específico? Comenta aí que vou tentar te ajudar!

E se não é assinante do informativo, não perca tempo! ASSINE JÁ!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!