Seu Facebook Bot em minutos!, Você Pode Mais que Pensa, Guia Não-Técnico para Machine Learning e IA, Amazon Migra Servidores pra Nuvem, Guia Definitivo Segurança Apps Web, SQL Server no Linux & Docker, Reboot Mensal do AD, Cientistas "reprogramam" células pro Coração


Profissional de TI se atualiza aqui!
68ª EDIÇÃO
Notícias da Semana em TI.

Apps para Web, Android e iOS



O serviço It's Alive permite criar um robô de Facebook em minutos. Robôs se tornaram uma tendência fortíssima recentemente, graças aos avanços em áreas como IA, e também em razão da necessidade de automatizar processos simples em empresas, sendo um dos exemplos mais comuns o atendimento a clientes, onde os chamados chatbots se tornam cada dia mais comuns. Para criar o seu usando a plataforma It's Alive, basta criar "receitas" (recipes) que definem respostas para perguntas específicas, associá-las ao seu robô, definir um nome, vinculá-lo à sua conta do Facebook e pronto, você já tem um assistente virtual pronto para tirar dúvidas comuns de pessoas via chat, fingir ser você ou seja lá qual o seu objetivo ao criar seu chatbot. Já vi casos em que uma pessoa criou um robô pra substituir seu currículo. Engenhoso, não?

Empreendedorismo e Produtividade



Estudos recentes demonstram que nosso cérebro é muito mais capaz do que costumamos supor. Isso significa que, com o treinamento adequado, você pode melhorar seu desempenho em praticamente qualquer tarefa, como os exemplos dos taxistas de NY, que desenvolveram habilidades de localização e entendimento de relações espaciais muito além do padrão para pessoas comuns, ou do estudante que melhorou de 7 para 82 a quantidade de números em sequência que era capaz de memorizar. Outra descoberta interessante dos estudos é que as pessoas não têm dificuldade em desenhar, como é crença comum, mas sim em ver. Assim, ao treinar as pessoas para verem detalhes de bordas, espaços, sombras, etc, sua habilidade de desenhar aumentava muito. Portanto, pare de achar que não é bom em algo e comece a treinar!

Big Data e Ciência de Dados



Descobri um texto espetacular no Medium estes dias, e recomendo que guarde no bookmark. O Guia Não-Técnico para Machine Learning e IA é o levantamento mais completo que já vi de personalidades, empresas, projetos e outras referências sobre ML e IA. É texto pra guardar pra referência futura, insisto. Além de ser um levantamento completíssimo, o texto indica um boletim semanal com informações pra quem busca entender o enorme impacto que o desenvolvimento destas tecnologias está causando mundo afora. Quer saber as pessoas a seguir nas redes sociais, as startups que estão revolucionando a indústria, empresas especializadas em áudio, vídeo, texto, as principais referências mundiais sobre o assunto? Está tudo lá. A um clique. Enjoy!

Virtualização e Cloud



A Amazon lançou um serviço de migração que deve facilitar muito a vida de quem pretende levar suas máquinas virtuais pra nuvem. O serviço funciona a partir da instalação de um "conector" nos servidores locais, que faz um inventário das características do sistema e permite iniciar uma replicação para a plataforma AWS, criando AMIs, as instâncias de máquinas virtuais da Amazon, e mantendo uma sincronização com o servidor original, de acordo com as definições feitas pelo administrador. Também é possível agendar a replicação. Passo importante da Amazon pra garantir a liderança também na migração de servidores locais pra nuvem.

Segurança da Informação



Há alguns anos, era possível obter milhões de números de cartões de crédito simplesmente usando alguns truques de busca no Google. Havia inclusive um livro famoso chamado Google Hacking, e vários sites e serviços derivados existem até hoje. Isso significa que há uma enormidade de falhas em sistemas web afora, muitas delas a apenas uma busca de distância. Será que alguma dessas falhas está na sua empresa? O ótimo guia do Windows Security traz estatísticas interessantes (500 falhas de segurança somente em 2016), informações importantes (SQL Injection e XSS são os ataques mais comuns - e bem sucedidos) e, principalmente, recoenda ações para mitigar este tipo de ataque. É impressionante observar que a raiz do problema está relacionada, na maioria das vezes, à falta de cuidado no desenvolvimento das aplicações, que carecem de validações básicas de entrada de dados, por exemplo. Versões vulneráveis de aplicações largamente utilizadas (Adobe Flash, Java, iTunes, Office, etc) são outra falha comum. Algumas medidas simples podem reduzir dramaticamente os riscos, para que então seja possível focar nas falhas mais complexas. Enquanto a mentalidade continuar sendo a de entregar os sistemas "de qualquer jeito", as falhas continuarão aumentando e os intrusos se aproveitando das oportunidades que a web vulnerável oferece. Vide o caso do ransomware, o código malicioso mais rentável da história. Não seja a próxima vítima!

Governança de TI

Glossário do ITIL

O conceito desta semana traz a definição de Registro de Mudança: registro contendo os detalhes de uma mudança. Cada registro de mudança documenta o ciclo de vida de uma única mudança. Um registro de mudança é criado para cada requisição de mudança que seja recebida, Os registros de mudança devem referenciar os itens de configuração que serão afetados pela mudança, podem ser armazenados no sistema de gerenciamento de configuração ou em qualquer outra parte do sistema de gerenciamento de conhecimento de serviço.


Linux e Software Livre



O impensável aconteceu, e o SQL Server chegou ao Linux, com direito a vídeo da Microsoft mostrando a instalação em menos de 30 segundos (#chupawindows, oops...). Definitivamente, a empresa do Bill não é mais a mesma. Ainda bem! A irrelevância do desktop em detrimento da nuvem deixou claro para a gigante de Redmond que precisava mudar a postura, especialmente em relação ao mundo open, e acredito que isso traga bons frutos para a empresa. Neste artigo, o Linoxide mostra o passo a passo pra instalar o SGBD da Microsoft no Ubuntu, Red Hat, CentOS e Docker. Confira!

Windows e Microsoft



Confesso que esta recomendação do Server Watch me surpreendeu, mas pelo menos um dos argumentos é convincente. O texto informa que o processo lsass.exe (Local Security Authority Subsystem Service) está sujeito a falhas de memória, o que compromete o seu desempenho e, sendo um processo crítico, de todo o sistema. Ainda que versões mais recentes do Windows tentem se recuperar dessas falhas de memória automaticamente, nem sempre isso é possível. A outra razão são as atualizações, que muitas vezes requerem boot, por afetar componentes críticos (DLLs, etc) do sistema. Essa definitivamente não é uma razão convincente, IMHO, pois estes boots sempre foram motivo de piada, e certamente há meios para reduzir sua necessidade, especialmente no caso de controladores de domínio. De todo modo, um boot agendado, em horário adequado e supervisionado, pode ser bem útil e evitar muita dor de cabeça. Para mais detalhes sobre a recomendação, incluindo um script para verificar o uptime dos servidores, confira o link.

Ciência e Inovação



Pesquisadores do Gladstone Institute of Cardiovascular Disease descobriram uma série de componentes químicos que permitem reprogramação acelerada células de adultos para substituir tecido danificado do coração. O processo envolve a alteração de genes das células para que possam assumir outra função, e envolveu testes com 5500 substâncias. O estudo resultou no aumento da quantidade, qualidade e velocidade da reprogramação das células, uma melhora significativa em relação a procedimentos anteriores, em que apenas cerca de 10% das células eram reprogramadas com sucesso. O estudo pode significar muito mais qualidade de vida para pessoas com problemas cardíacos.

Música e Cinema



Shawn Peter Raul Mendes é um cantor canadense, o artista mais jovem a estrear entre as 25 primeiras posições da Billboard Hot 100 (18 anos). Além desse hit "Treat You Better", o cantor vem emplacando sucessos como "Stitches" e "I Know What You Did Last Summer". Aumenta o volume e solta o som!


Com nota 8,3 no IMDB, este filme traz elenco incrível (Kevin Spacey, Guy Pearce, Danny DeVito, James Cromwell, Kim Basinger, Russell Crowe), e se passa no início dos anos 50, em Los Angeles, onde três detetives que usam métodos distintos de trabalho se defrontam com uma trama de conspiração e corrupção policial, que atinge até os mais altos escalões, ligados a um esquema de prostitutas de luxo, no qual cada uma delas personifica uma estrela de cinema.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!