Funcionários do FB usam o FB?, Estimulantes Pra Ter Mais Foco, Spotify troca Hadoop pela Google, DRS Preditivo do VMware 6.5, Segurança do Windows 2016, Mudando a Distro Linux do Windows, Listando Serviços com Usuário Admin, Implante Cerebral Devolve Movimento a Paralíticos

69ª EDIÇÃO
Notícias da Semana em TI.

Apps para Web, Android e iOS



O Fast Company iniciou uma série de artigos bem interessante, mostrando como funcionários de redes sociais usam o respectivo serviço. O caso do Facebook revela alguns recursos que, pelo menos pra mim, eram desconhecidos, como a possibilidade de salvar um post pra ler depois e usar a opção "About Me" pra descobrir a pronúncia correta do nome de alguém (essa opção não encontrei no meu FB). Curioso, não?

Empreendedorismo e Produtividade



Café? Chá? Red Bull? Cigarro? Ritalina? Brahmi? Um colunista do Fast Company resolveu testar todos estes famosos estimulantes e verificar como reagiria a cada um deles, verificando se houve melhora na capacidade de concentração e por quanto tempo. Embora o experimento não tenha sido "científico", é interessante observar alguns resultados percebidos. Chá demora mais que café de fazer efeito, porém o faz por mais tempo. O açúcar do Red Bull parece atrapalhar bastante o efeito de "alerta" que ele provoca, e deixa uma sensação ruim depois que o efeito passa. Ritalina funciona rápido, e o colunista foi usuário da substância por anos (acredito que por prescrição médica). O Brahmi não fez efeito pelo prazo curto dos testes, pois este tipo de substância leva até 12 dias pra começar a fazer efeito. Em suma, parece que há opções para todos os gostos quando se trata de melhorar o foco e atenção.

Big Data e Ciência de Dados



Nesta apresentação do SlideShare o Josh Baer, do Spotify, explica porque precisaram migrar do Hadoop pros serviços de nuvem da Google para melhorar o processamento dos dados e obter insights em questão de minutos, ao invés de dias. A estrutura migrada envolvia um cluster Hadoop com 2500 nós que processava mais de 100 Petabytes e respondia questões sobre as Top 10 músicas do momento em diversas regiões do mundo, e o tempo médio de uso do app pelos usuários. A migração para os serviços da Google (Big Table - Dremel, Colossus, Borg, Jupiter) resultou em ganhos de 25 a 30x em velocidade e redução drástica do volume de dados processados para chegar ao resultado desejado.

Virtualização e Cloud



O The Register revela um detalhe bem interessante da recém lançada versão 6.5 da suite de virtualização da VMware. O recurso de balanceamento de carga "preditivo", que trabalha em conjunto com o vRealize Operations pra alocar recursos para VMs automagicamente, antes que haja esgotamento e sejam criados gargalos, lentidão e outros problemas comuns de desempenho. Eu sempre acreditei que muitos dos recursos da solução de virtualização da gigante de Palo Alto são subutilizados, e por isso mesmo a comparação com a concorrência fica "nivelada por baixo", embora haja sim situações em que outras soluções sejam viáveis. Mas que a VMware tem conseguido se manter à frente em termos de desenvolvimento tecnológico, não tenho dúvida. Para mais detalhes sobre alguns desses recursos, você pode conferir o ebook que criei aqui.

Segurança da Informação



Pelo visto, há vários recursos de segurança bem interessantes na mais recente versão do sistema da Microsoft para servidores. Começando pelo Device Guard, que permite criar uma lista de aplicações, drivers, etc assinados que podem ser executados, dificultando enormemente a execução de código malicioso. O Credential Guard isola o processo de autenticação (LSA) dos demais e garante que mesmo aplicações locais com permissão de administrador sejam incapazes de roubar credenciais. Interessante, hein? E tem mais! O conceito de Just Enough Administration permite delegar operações (cmdlets powershell) específicas de acordo com as necessidades de administração, eliminando o Full Admin, caso deseje. O recurso Host Guardian combinado com as Shielded VMs garante que nem o administrador local do servidor vai poder "roubar" os dados das VMs copiando os arquivos VHD. Mas ainda mais novidades, clique no link.

Governança de TI

Glossário do ITIL

O conceito desta semana traz a definição de Tipo de Chamada: categoria que é usada para distinguir as requisições feitas a uma central de serviços. Os tipos de chamada mais comuns são incidente, requisição de serviço e reclamação.

Linux e Software Livre



Você já sabe que o Windows agora traz um componente chamado Windows Subsystem for Linux (WSL), apelidado pela comunidade de "Bash on Ubuntu on Windows". Este subsistema elimina, em muitos casos, a necessidade de dual-boot pra usar recursos do Linux, porém restringe o uso das ferramentas do Ubuntu. Restringia. O OMBUbuntu mostra que, graças a uma ferramenta chamada WSL Distribution Switcher, você pode usar sua distribuição preferida "embaixo" do Windows, e até mesmo alternar entre várias distribuições.

Windows e Microsoft


Service Credentials Manager

Você já precisou mudar a senha de administrador de um servidor e não sabia se havia algum impacto em serviço ou tarefa agendada, por exemplo? O Service Credentials Manager é um utilitário gratuito que faz o levantamento de serviços e tarefas agendadas que estão configurados com a conta de usuário que você pretende alterar, facilitando enormemente a avaliação do impacto da mudança. O utilitário ainda permite verificar vários servidores, e obter informações a partir do AD. Infelizmente, a versão gratuita não permite alterar as configurações, apenas visualizar, mas já ajuda bastante.

Ciência e Inovação



Cientistas chineses desenvolveram um chip sem fio que pode ser implantado no cérebro e permitiria devolver movimentos a macacos com danos na medula espinhal. Os primeiros testes se mostraram promissores, mas os cientistas advertem que ainda são necessários muitos testes até que o chip seja seguro para seres humanos, e ainda há desafios relacionados ao movimento coordenado dos membros ao andar, por exemplo.

Música e Cinema



Magic! é uma banda canadense de reggae fusion (mixa reggae com outros ritmos). Seu single de estreia foi lançado em 2013, intitulado "Rude", do álbum de estreia Don't Kill the Magic, e já teve mais de 1 bilhão de visualizações. Você certamente já ouviu este sucesso. Aumenta o volume e solta o som!


Com nota 6,8 no IMDB, o filme mais recente da franquia do Matt Daemon não é tão bom quanto os outros, mas ainda assim recomendo pra quem gosta de filme de ação. Certeza de diversão e algumas surpresinhas.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!