Seu Facebook é Enviesado?, Por que Hacks de Produtividade Falham, Maiores Avanços em Deep Learning, O Incrível Chatbot pra VMware, A Queda do Super-Admin, Contas Sem Uso no AD, Bateria Dura 20x Mais!

Profissional de TI se atualiza aqui!
70ª EDIÇÃO
Notícias da Semana em TI.

Apps para Web, Android e iOS



Você certamente já ouviu falar do algoritmo do feed do Facebook, que escolhe as notícias que vai exibir pra você com base nos seus interesses e comportamentos (curtidas, compartilhamentos, etc). O problema é que o resultado disso, muitas vezes, é uma "bolha", onde você só tem acesso a informações que confirmam o que você pensa. E isso é muito ruim. Por isso achei interessantíssima a ideia da extensão PolitEcho, que analisa as páginas e personalidades que seus amigos seguem e compara com as suas, além de verificar a frequência das postagens dos seus amigos no seu feed, te dando uma espécie de "diagnóstico de enviesamento" e mostrando o quanto seu feed é tendencioso para certos posicionamentos políticos. Muito útil em tempos de acirramento dos ânimos quando se trata da política nacional.

Empreendedorismo e Produtividade



Mais um ótimo texto do Fast Company mostra que muitas técnicas, truques e hacks de produtividade não funcionam porque, em suma, exigem muito esforço das pessoas. Seria mais efetivo aproveitar as pré-disposições naturais e fazer uma reengenharia do ambiente para usar isto de forma positiva. Um dos exemplos citados é a economia para a aposentadoria. Ao invés de esperar que as pessoas façam a opção por descontar um valor do salário para um fundo de aposentadoria, as empresas deveria tornar este o padrão e apenas quem não desejasse o desconto é que deveria ser forçado a fazer uma opção solicitando que não se faça o desconto. Porém, em muitos casos, esta reengenharia do ambiente pode ser complicada, e talvez por isso esta não seja a abordagem mais comum.

Big Data e Ciência de Dados



Tenho lido mais sobre Machine Learning e, especialmente, Deep Learning, e as descobertas são cada dia mais fascinantes. Neste excelente texto do Tryo Labs, são apresentados os maiores avanços do Deep Learning em 2016. Começando pelas "Redes Generativas Adversárias", que permitem fazer algo como "dois treinamentos pelo preço de um", e que foram citados por Yan Lecuun (chefe da área de ML no Facebook) como o maior avanço da ML em 20 anos. O exemplo usado pra explicar o conceito é fantástico, e usa a metáfora de um falsificador de pinturas de Picasso (X) e um julgador de pinturas (Y), em que o processo de treinar X pra produzir pinturas cada vez mais parecidas com as originais de Picasso faz com que Y também se torne cada vez melhor julgador da originalidade das mesmas. Genial, não? Outro avanço que me chamou muito a atenção foi a possibilidade de buscar imagens a partir da descrição de seus elementos, algo como "pássaro com bico preto sobre um galho de árvore". Há muitos outros exemplos de avanços no link. Vale muito a pena conferir!

Virtualização e Cloud



Os chatbots estão se espalhando rapidamente, e uma das mais recentes iniciativas do tipo atende pelo nome de Opbot, um assistente virtual voltado para fornecer informações sobre o ambiente virtualizado baseado em VMware vSphere. É possível obter uma infinidade de informações sobre o ambiente a partir do envio de simples mensagens de chat através do Slack. Um comando "show vm win* table", por exemplo, traz uma tabela com informações sobre todas as VMs cujo nome começa com "win". Nada de precisar conectar numa VPN ou acessar um app específico para conectar ao ambiente virtual e navegar num menu de opções até encontrar a informação desejada. Há muitos casos em que uma interface conversacional faz muito mais sentido do ponto de vista de praticidade e efetividade, e os chatbots estão provando isso.

Segurança da Informação



Este artigo do TechGenix traz uma reflexão bem oportuna sobre a real necessidade de tantos poderes para administradores em tempos de tantos ataques, ameaças e vulnerabilidades, com a privacidade em discussão constante. E aponta que a Microsoft já percebeu isso e deixa claro o caminho a ser seguido a partir dos recursos do Windows Server 2016, em especial o Just Enough Administration, que permite estabelecer tarefas específicas para as quais o usuário terá privilégios administrativos. Há ainda abordagens baseadas em conceder acesso de administrador por um período curto de tempo e os já conhecidos métodos UAC e a recomendação de ter duas contas de usuário, uma comum e outra de administrador. Estas duas últimas abordagens vem se mostrando inadequadas, o que motivou o desenvolvimento de novas opções que sejam ao mesmo tempo práticas e seguras.

Governança de TI

Glossário do ITIL

O conceito desta semana traz a definição de Janela de Mudança: tempo acordado e periódico em que as mudanças ou liberações são implementadas com o mínimo impacto nos serviços. As janelas de mudança são normalmente documentadas em acordos de nível de serviço.

Linux e Software Livre



O OMGbuntu traz uma lista de 3 apps curiosas que ele descobriu recentemente. O Oceanaudio é um editor com recursos semelhantes ao Audacity, e apontado como mais leve e fácil de usar, embora com recursos limitados. O Open DVD Producer é auto-explicativo, e permite produzir DVDs com menus, animações e outras firulas. Confesso que não é algo que me interesse. Mas o melhor da lista é o Soundnode, um cliente desktop pro Soundcloud, um dos maiores serviços de streaming de áudio do mundo. O ponto forte do Soundcloud, na minha opinião, é que ele tem muito conteúdo não-musical, e tem facilidades bem legais pra quem produz podcasts, o que o torna bem interessante tanto pra quem produz quanto pra quem busca áudio de qualidade sobre tópicos de seu interesse, inclusive TI.

Windows e Microsoft



O AD Tidy é um utilitário freemium que permite identificar contas de usuários e computadores sem uso no domínio, evitando assim o acúmulo de contas inativas e os riscos de segurança que representam. Manter o AD limpo é um trabalho bem difícil, e ter utilitários que auxiliem nesse trabalho é muito importante, por isso vale a pena testar a versão gratuita do utilitário, que permite pesquisar por data, limite de dias sem logar, usar o timestamp do DNS pra checar contas de computador e até automatizar todo o processo (apenas na versão paga).

Ciência e Inovação



Cientistas da Universidade da Flórida desenvolveram um protótipo de bateria com autonomia 20 vezes superior que as baterias comuns de lítio. Além disso, apenas alguns segundos são suficientes para uma recarga completa, e os testes mostraram a possibilidade de até 30 mil ciclos de recarga. Isso pode significar uma revolução para o mercado de e-bikes, e pode significar uma semana de autonomia para um smartphone.

Música e Cinema



Daft Punk é uma dupla de DJs da França que alcançaram popularidade no final dos anos 1990, e desde então vêm estourando em todo o mundo com seu som house. O sucesso de 2013 "Get Lucky" já alcançou mais de 267 milhões de visualizações no Youtube.



Com nota 8,3 no IMDB, este filme é um clássico de Stanley Kubrick e trata de um gangue de perigosos adolescentes numa Inglaterra do futuro. Um dos membros do gangue tenta desligar-se mas é espancado pelos demais e deixado ao abandono para ser apanhado pela polícia. A polícia então oferece a opção de ele entregar o resto da gangue ou passar um longo período atrás das grandes. Enquanto atrás das grandes, este jovem é submetido a um tratamento experimental para recuperar jovens criminosos, expondo-os às mazelas que eles mesmos infligiam a sociedade. É simplesmente imperdível!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!