Menos Procrastinação no Face, 6 Itens pra Riscar da Lista, Importando MySQL pra HDFS, Atualização VMware 6.5, Guia Blockchain, Distros Linux 2017, Registros SRV, Remodelando Impressões 3D

Profissional de TI se atualiza aqui!

73ª EDIÇÃO

Apps para Web, Android e iOS



Qualquer um com uma conta no Facebook sabe o "buraco negro" que o feed de notícias pode se tornar. O que começa como um olhadinha rápida no perfil de amigos e da família rapidamente se transforma em horas desperdiçadas com bobagens das mais variadas. Pensando nisso, os criadores do Todobook redirecionam sua atenção de volta ao que realmente importa, quando você passa tempo demais no Face.  A extensão do Chrome substitui seu feed por uma lista de tarefas onde você pode adicionar tarefas, marcar como feitas, etc. Ao marcar as tarefas do dia como concluídas, você “destrava” cinco minutos pra procrastinar :)

Empreendedorismo e Produtividade



Listas de tarefas clássicas não fornecem contexto nem dão um espaço temporal, e são fáceis de ignorar. Uma lista de tarefas parece uma maneira organizada de manter-se a par do que você precisa realizar, mas pode ser insuficiente ou mesmo atrapalhar seu sucesso. Listas não são perfeitas, e sua estrutura de prioridades pode se tornar bem complicada. Por isso estas dicas valiosas podem ajudar a identificar as tarefas que devem constar da sua lista e, principalmente, as que não devem estar lá. Nunca. Tarefas de rotina, por exemplo, devem passar longe da lista de tarefas. Por que? Simplesmente porque você vai executar a tarefa, estando na lista ou não! Outra tarefa que você deve retirar da lista é aquela que você reescreve, adapta, mas nunca termina. Isso significa que há uma chance grande de você não executá-la nunca, então talvez seja hora de desistir. Confesso que tenho bastante dificuldade com este tipo de tarefa, que geralmente é algo que você sabe ou acredita que deve fazer, mas "algo" te impede de concluir. Uma tarefa que outra pessoa pode fazer não deve fazer parte da sua lista. É possível que outra pessoa faça melhor, mais rápido ou com mais prazer, por isso pode fazer mais sentido eliminar esta tarefa da sua lista. Uma tarefa que tome cinco minutos não deve estar na lista, pois o tempo de tomar nota dessa tarefa (controle) é significativo em relação à execução da tarefa em si, que é o mais importante. O mesmo vale para projetos a longo prazo, pois só faz sentido ter na lista tarefas cuja conclusão você possa visualizar claramente. Para mais dicas sobre organizar uma lista de tarefas eficiente, veja o link.

Big Data e Ciência de Dados



O Linoxide traz um artigo bem direto ao ponto, mostrando como é simples, em poucas linhas de comando, importar dados de um banco de dados MySQL (ou Oracle) para o HDFS. Com o conceito de Data Lake se popularizando, acredito que vai ser cada vez mais natural importar dados de vários bancos de dados pra um repositório HDFS, onde é possível consolidar todas as informações sem maiores preocupações com o volume de dados, e então agregar novos dados e insights a partir da análise e aplicação de algoritmos sobre os dados consolidados, seja usando Hadoop, Spark, R ou Python com Machine Learning e outras técnicas e linguagens disponíveis.

Virtualização e Cloud



A versão mais recente da suite de virtualização e computação em nuvem da VMware traz novidades interessantes, embora nada revolucionário. É mais uma versão de amadurecimento das novidades introduzidas em versões anteriores, especialmente a 6.0. Ainda assim, não menospreze as mudanças, principalmente do ponto de vista do administrador da solução. A recomendação para atualização do vCenter, por exemplo, envolve a criação de um novo servidor e a importação do banco de dados do servidor antigo, quando então o novo servidor reinicia e assume o lugar do anterior. Tudo de forma automática, importante frizar. Me parece uma abordagem mais segura para a atualização de um componente tão crítico como o vCenter.  O artigo do Tech Target traz todo o passo a passo para a atualização do vCenter, primeiro passo para um processo de atualização mais simples, que propicie o acesso às novidades como a maior integração entre HA e DRS (migrações disparadas a partir de condições do HW), novo HTML5 Web Client em lugar do cliente web baseado em Adobe Flash, além de capacidades preditivas que prometem mover VMs antes que gargalos de recursos dos hosts as afetem.

Segurança da Informação



Ao permitir que a informação digital seja distribuída mas não copiada, a tecnologia do blockchain criou a espinha dorsal de um novo tipo de Internet. Planejado originalmente para a moeda digital Bitcoin, empresas estão descobrindo usos cada vez mais criativos para a tecnologia, seja para fornecer autenticação em cartórios digitais, votações mais seguras e transparentes, ou mesmo substituir usuários e senhas no futuro. Blockchain pode ser definido como um livro digital incorruptível de transações que podem ser programadas para lidar não apenas com operações financeiras mas de virtualmente qualquer tipo de estrutura de valor. Hospedada por milhões de computadores simultaneamente, seus dados são acessíveis a qualquer um na Internet. Blockchain não pode ser controlado por uma única entidade, e não tem ponto único da falha. A moeda Bitcoin foi inventada em 2008, e desde então o blockchain opera sem problemas significativos. Duas propriedades importantíssimas da tecnologia são a transparência dos dados (operações, transações), por serem públicos por definição, e a impossibilidade prática de corromper a cadeia, pois isso significaria usar uma enorme quantidade de recursos computacionais para cancelar a rede inteira. Na teoria, possível. Na prática... Pra saber mais detalhes sobre esta tecnologia verdadeiramente revolucionária, confira o texto na íntegra no Block Geeks.

Governança de TI


Glossário do ITIL

O conceito desta semana traz a definição de Custo de Capital:  custo de adquirir algo que irá se tornar um ativo financeiro, por exemplo, um equipamento de computação e prédios. O valor do ativo é depreciado em múltiplos períodos contábeis.

Linux e Software Livre



O UMGUbuntu traz uma lista de distribuições Linux que devem fazer sucesso em 2017. A primeira coisa que me chamou a atenção na lista é que algumas distribuições são "Rolling Release", o que significa que atualizações frequentes trazem as versões mais recentes de pacotes, e a distribuição está em contínuo desenvolvimento. Importante notar que isso não significa necessariamente instabilidade, pois o Arch Linux é usado por muita gente em servidores, embora não seja algo que eu aconselharia. Mas vamos à lista, começando pelo Antergos, intitulado o "Ubuntu para Arch", ou seja, uma versão mais amigável para o usuário de uma distribuição comumente designada como voltada para usuários avançados que demandam personalização (Arch). KDE Neon é a versão para amantes do Ubuntu e KDE, garantindo atualizações e novidades frequentes. O Fedora promete melhorias no Wayland, o substituto do X11. Solus é uma distribuição Rolling nova (criada do zero mesmo!), com seu próprio ambiente gráfico (Budgie), embora apoiado no GNOME, e com foco em usuários desktop. Para mais distribuições promissoras, confira o texto completo.

Windows e Microsoft


O Windows Networking traz um artigo interessante mostrando a importância dos registros DNS de serviço, os SRV, muito úteis para facilitar a realização de operações como instalação de controladores de domínio ou mesmo o simples processo de autenticação de uma estação/usuário em um ambiente de domínio, seja num único site ou múltiplas localidades. Problemas com os registros SRV podem causar falha de replicação de mudanças do Active Directory, na aplicação de GPOs ou mesmo o impedimento do uso de certas aplicações.

Ciência e Inovação



Impressões 3D tendem a permanecer estáveis ao longo do tempo. Até hoje. Cientistas no MIT criaram uma técnica de impressão 3D que permite modificar a estrutura de polímeros e transformar o objeto em outro. Isto significa que você pode aumentar ou reduzir o objeto, mudar sua cor ou mesmo sua forma completamente.

Música e Cinema



Clean Bandit é aquele grupo de música eletrônica inglês que já citamos aqui. Em mais uma parceria com a cantora e compositora britânica Jess Glyne, o sucesso "Real Love" já teve mais de 67 milhões de visualizações. Aumenta o som e aperta o play!!!



Com nota 7,7 no IMDB, Ponto Final é um drama sobre a ascendência de um jovem na sociedade, e as terríveis conseqüências de sua ambição. O protagonista fica divido entre duas mulheres, e acaba por recorrer a uma alternativa extrema. Com Scarlett Johansson e Jonathan Rhys Meyers, é certeza de entrenimento de qualidade!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!