Transforme Fotos em Animações, Corte Metade do Tempo com Email, Corretor com Deep Learning, S.O.s para Containers Docker, Guia Inteligente da Deep Web, Gravando Terminal Linux, Hyper-V Windows 2016, Droga que Regenera Dentes

Profissional de TI se atualiza aqui!

72ª EDIÇÃO

Apps para Web, Android e iOS



Autores, diretores, músicos, inventores, e qualquer um que queira transformar suas ideias brilhantes em desenho animado, agora tem uma bela ajuda da Google. Com o app gratuito Toontastic 3D, você pode criar animações com suas fotos,  narrar aventuras, transformar as notícias de última hora em uma história animada, criar informativos com descobertas da ciência, e tudo mais que sua mente criativa imaginar. O mais interessante é que o app foi pensado de forma que até uma criança seja capaz de usar, portanto não dá pra dizer que é complicado, né? O app está disponível para Android (versão 5.0 no mínimo) e iOS.

Empreendedorismo e Produtividade




Segundo mais um ótimo texto do Fast Company, verificar seu email constantemente é um hábito que destrói sua produtividade (eu bem sei disso!). Existe uma relacão de amor e ódio das pessoas com email. Quarenta porcento dos empregados queriam receber menos emails, de acordo com uma pesquisa da Adobe. Contudo, outro estudo mostrou que 70% das pessoas checa email após o expediente, e 58% respondem tipicamente a um email dentro de uma hora. “As pessoas têm que compreender que o problema do email é na maior parte sua própria culpa,” diz Kevin Kruse, autor de "15 segredos que pessoas bem sucedidas sabem sobre a gestão de tempo". “Enviar email, para muitos, é um vício. Assim como sexo, drogas e jogo, verificar email libera dopamina, o hormônio do prazer. Como resolver o problema então? São relacionadas algumas dicas para obter o controle de seu email e cortar pela metade o tempo gasto com mensagens: Agende um horário para checar seu email, como você faz com outras tarefas. Duas ou trẽs vezes ao dia é suficiente, e muita gente bem sucedida limita a apenas uma, segundo Kruse. Pare de enviar cópias das mensagens para outras pessoas (CC). A teoria é simples: quanto menos email você envia, menos recebe. Use regras automáticas para separar as mensagens Pare de usar sua caixa como lista de tarefas.

Big Data e Ciência de Dados



A maioria dos corretores de texto são incapazes de corrigir mesmo erros gramaticais simples. A partir dos avanços recentes no reconhecimento de linguagem natural (NLP) aplicando Deep Learning, o Alex Paino, pesquisador em Machine Learning, decidiu tentar treinar uma rede neural para resolver este problema. Ele construiu modelos capazes de processar uma amostra de texto em inglês e gerar uma versão corrigida do texto. Os resultados iniciais são encorajadores. Todo o código está disponível no GitHub, e há um demo também. A ideia básica do projeto é que podemos gerar grandes conjuntos de dados de treinamento para a tarefa de correção começando com amostras gramaticais corretas e introduzindo erros para produzir pares de entrada/saída. Para todos os detalhes envolvidos no desenvolvimento do projeto, confira o link do título.

Virtualização e Cloud



Ao contrário das imagens de Linux baseadas em DVD que estamos acostumados, menos parece ser mais, e um número de empresas estão focando em versões enxutas do sistema, voltadas para uso com Docker. Graças à solução do Solomon Hykes, podemos ter um sistema operacional funcionando através dos múltiplos nós, tornando possível endereçar uma rede inteira como um único computador. Este texto interessantíssimo do TechGenix traz um panorama das soluções mais relevantes (CoreOS, VMware Photon, Snappy Ubuntu Core, Redhat Atomic Host, RancherOS e Boot2Docker), e apresenta as vantagens deste tipo de sistema, incluindo redução de inconsistências de software (dependências sempre atualizadas), facilidade de rollbacks e otimização de desempenho pela distribuição de tarefas entre nós do cluster. Vale muito a pena ler o texto completo!

Segurança da Informação



Frequentemente, dados de vazamentos surgem e são vendidos criminosos, organizações obscuras do governo, ou outro indivíduo mal intencionado, através da Dark Web. A Darknet, Backweb ou Onionweb é freqüentemente mal entendida. A rede também é usada por sujeitos bem intencioandos como organizações da justiça, especialistas em criptografia e jornalistas, com a mesma frequência dos malfeitores e criminosos. O guia inteligente para a Dark Web é um trabalho do TechRepublic atualizado constantemente, que revela como a Dark Web funciona, e as ferramentas necessárias para navegar com segurança a rede. A Dark Web é uma rede de sites, fóruns e ferramentas de comunicação como email. O que a diferencia da "ClearNet" é que os usuários usam uma série de ferramentas de segurança que ajudam a anonimizar o tráfego da rede. A Dark Web é usada tanto para finalidades nefastas como respeitáveis. Criminosos exploram o anonimato da rede para vender armas, drogas, e seres humanos, enquanto organizações como o ONU e Facebook usam a criptografia para proteger dissidentes em países opressivos. A população total de sites na Dark Web está na casa de centenas de milhares, e eles freqüentemente desaparecem ou são descobertos e arrancados dos servidores por violar alguma lei. Calcula-se entre 10.000 e 100.000 sites ativos. A Dark Web não surgiu de algum laboratório de criminosos. É simplesmente uma rede de sites que exigem tecnologias de criptografia básicas antes que os usuários possam acessar seu conteúdo. Estas são as mesmas tecnologias que protegem senhas quando você acessa portais e serviços como Gmail e Facebook. Por isso, a Web escura é usada por defensores da privacidade e da criptografia. Organizações tão diversas como o Electronic Frontier Foundation, Departamento de Estado dos E.U.A., e Nações Unidas defendem ferozmente que a criptografia é um direito humano fundamental.

Linux e Software Livre



A escrita é um um método para salvar nosso conhecimento. Usando este método, podemos produzir até mesmo livros. Atualmente, vídeo é o formato preferido pela maioria das pessoas. Por isso, achei muito legal este artigo do Linoxide mostrando como usar o Asciinema, uma ferramenta que transforma sequências de comandos no terminal em vídeos. Um vídeo criado com o software é chamado Asciicast. Para instalar o gravador no Ubuntu, basta adicionar o repositório (sudo apt-add-repository ppa:zanchey/asciinema), atualizar a lista de pacotes (sudo apt-get update) e então instalar o pacote (sudo apt-get install asciinema). Agora é só começar a gravar com "asciinema rec /nome_arquivo.json". Notou que o formato do arquivo gerado é JSON? Pois é. Não vi uma maneira simples de converter para um formato que possa ser enviado pro Youtube, por exemplo, mas é possível exibir a gravação com "asciinema play nome_arquivo.json", e você pode usar outra ferramenta pra produzir um "vídeo do vídeo", ou mesmo usar o Peek pra produzir um gif animado. Tá na moda! Boas gravações!

Windows e Microsoft



O TechGenix relacionou alguns recursos interessantes do Hyper-V que vem com o Windows Server 2016. Melhorias prometem tornar os backups e snapshots confiáveis, combinando o VSS com recursos de controle de mudanças ao nível do hypervisor. Agora também é possível remover um host de um cluster, atualizá-lo (ou fazer uma nova instalação, limpa) e adicioná-lo novamente ao cluster. Isto simplifica o processo de atualização dos hosts sem necessidade de interromper as VMs, que podem ser movidas via Live Migration para os hosts atualizados. Um ponto de atenção é a necessidade de usar Powershell pra elevar o nível do cluster para a versão mais recente, semelhante ao que ocorre com o AD. Outro recurso legal é o QoS de armazenamento. O Windows 2016 introduz um monitor centralizado de operações de entrada e saída (IOPS) que pode ser controlado via VMM ou PowerShell. Isto permite criar políticas que podem ser aplicadas às máquinas virtuais individuais. Isto também fornece uma perspectiva completa da maneira que as aplicações utilizam o armazenamento. A Microsoft segue o movimento de "Containerização", e o Windows Server 2016 traz duas versões de containers. Cada container vem com uma versão do servidor "normal" ou "Nano". Para mais detalhes, confira o link.

Ciência e Inovação



As restaurações ou obturações tradicionais podem transformar-se uma coisa do passado em breve. Uma droga desenvolvida para tratar pacientes de Alzheimer foi capaz de fazer dentes se regenerarem. Ao invés de usar material para fazer uma espécie de "enchimento" no dente, uma regeneração faria com que a cavidade fosse preenchida. Adeus amálgama e resina! Adeus substituição de restaurações com infiltrações e infecções. O curioso é que a substância que estimula a regeneração, estava sendo testada sem sucesso com o objetivo de regenerar neurônios em pacientes com Alzheimer. Que belo "efeito colateral" hein? O método de enchimento envolve introduzir uma esponja biodegradável embebida com a droga na cavidade do dente. A cavidade é coberta então com um tampão feito de um composto do vidro. Ao longo do tempo a dentina regenera e a esponja é eliminada, apenas o tampão de vidro tem que ser mantido porque a droga não reconstitui o esmalte do dente. Como a droga já passou nos testes de segurança em seres humanos, cientistas acreditam que poderia ser usada em pessoas dentro de três a cinco anos.

Música e Cinema


Coldplay - A Sky Full Of Stars

Eu acho esta uma das melhores músicas da banda do Chris Martin, fundada em 1996 na Inglaterra com o guitarrista Jonny Buckland no University College London. São muitos sucessos, eu sei, mas tanto a melodia quanto o clipe "alternativo" me agradaram muito. E você, curtiu? Solta o som!

Louca Obsessão

O famoso escritor Paul Sheldon (James Caan) sofre um acidente de carro e é socorrido pela enfermeira Annie (Kathy Bates), que afirma ser sua fã número um. Ela o leva para sua isolada casa e cuida de sua saúde, mas um dia acaba tendo acesso aos originais do próximo livro do escritor e descobre que sua personagem predileta será morta. Essa revelação faz com que sua personalidade doentia se revele e Sheldon se vê à mercê das loucuras da admiradora. Grande Filme! Recomendo.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!