20 Coisas Incríveis que a Inteligência Artificial poderá Fazer no Futuro Próximo!

Inteligência Artificial Futuro

O debate sobre os benefícios e malefícios da inteligência artificial tem sido intenso nos últimos anos e deve continuar assim por um bom tempo.

Por isso eu resolvi selecionar 20 das coisas mais legais que eu li que a inteligência artificial vai viabilizar no futuro próximo.

Ao mesmo tempo, sei que há riscos reais relacionados ao mau uso da tecnologia. Mas vou deixar pra falar disso outro dia.

Foco no positivo hoje, ok?

Vamos à lista.

1 - Governo Acessível


A inteligência artificial pode abrir a oportunidades para os cidadãos interagirem com o governo de uma maneira que nunca foi possível antes. Novas ferramentas que incluam processos ativados por voz podem fazer com que áreas do governo passem a ser acessíveis a pessoas com problemas de visão, audição e aprendizado, que de outra forma não teriam essa oportunidade. Referência.

2 - Melhorar Diagnósticos de Doenças


Um time de pesquisadores da Universidade de Stanford liderado por Andrew NG, professor adjunto e pesquisador proeminente na área de inteligência artificial, mostrou que um modelo de machine learning pode identificar arritmia do coração a partir de um eletrocardiograma melhor do que um especialista. Abordagem automática pode-se mostrar importante para o tratamento médico do dia-a-dia ao tornar mais confiável o diagnóstico de irregularidades do coração potencialmente mortais. Referência.

3 - Aumentar a Segurança da Informação


Os ataques de ransomware estão se multiplicando. Está claro que o mundo precisa de melhores defesas, e felizmente as soluções estão começando a emergir, ainda que lentamente. Pesquisadores da área de segurança da informação estão se voltando para machine learning buscando analisar exemplos de softwares bem e mal comportados, para descobrir qual a combinação de fatores que provavelmente está presente em malwares. Ao lidar com um novo software, o sistema calcula a probabilidade de que seja malware e rejeita aqueles que tem uma pontuação acima de um certo limite.

4 - Melhorar o Transporte Público


O congresso americano pode começar a regular os veículos autônomos e isso pode ser bom para tecnologia, para a segurança dos motoristas, para a comunidade de pessoas com deficiência, para o transporte público e para investidores. É o tipo de situação rara onde vários interesses convergem e podemos ter esperança de algo positivo. Referência.

5 - Novas Formas de Comunicação


Pesquisadores do laboratório de Inteligência Artificial do Facebook tiveram que ajustar um dos seus modelos porque do contrário a conversa entre os bots levou-os a desenvolverem sua própria linguagem para negociação. Em outras palavras, o modelo que permitia a dois robôs conversarem entre si usando Machine Learning para interações estratégicas envolvendo a conversação ao longo do caminho, levou os robôs a se comunicar na sua própria linguagem não humana. Referência.

6 - Pilotar Aviões


À medida que as viagens aéreas continuam a crescer, a escassez de pilotos vai aumentar. Isso vai dar à indústria o incentivo para desenvolver uma inteligência artificial que possa tomar o controle da aeronave, com um humano auxiliando no cockpit. O maior desafio pode ser convencer as pessoas de que isso é mais seguro. Por isso é provável que o desenvolvimento desse tipo de tecnologia por empresas como a Boeing deve-se iniciar pelas aeronaves de carga. Referência.

7 - Facilitar a Paz Mundial


A tradução automática dos mais diversos idiomas está se tornando melhor o tempo todo. 5 anos atrás as traduções eram risíveis. Agora traduções entre linguagens complexas como na região da Ásia e Europa são razoáveis em muitos casos. Isso vai aumentar significativamente as possibilidades para colaboração e comunicação entre as pessoas nos próximos 10 anos, com impactos inclusive nas negociações de paz em áreas de conflito. Referência.

8 - Manusear Objetos com Agilidade


No laboratório da Universidade da Califórnia, em Berkeley, um robô desenvolveu habilidade excepcional para lidar com objetos estranhos. Desenvolvimentos relativos à destreza das máquinas ao lidar com objetos pode ser bastante significativo para o desenvolvimento da inteligência artificial, assim como o desenvolvimento de habilidades manuais para lidar com objetos do mundo real foi importante para o desenvolvimento da inteligência humana. Referência.

9 - Aprender Imitando Humanos


O projeto OpenAI está tentando ensinar um braço robótico como empilhar uma série de blocos coloridos. Objetivo de longo prazo é dar à inteligência artificial a habilidade de aprender novos comportamentos rapidamente e usar esse conhecimento para se adaptar a mudanças não previstas no ambiente. Crianças nascem com habilidades para imitar o que outras pessoas fazem. A imitação permite aos humanos aprender novos comportamentos rapidamente, e os robôs devem ser capazes de aprender dessa maneira também, segundo os pesquisadores. Referência.

10 - Monitorar de Condições de Saúde


Ao treinar com algoritmo de machine learning em dois fluxos, um time de pesquisadores percebeu que o algoritmo poderia ensinar a si próprio como detectar condições cardíacas preocupantes, a partir de dados de relógios inteligentes da Apple. Testes com cerca de 50 pessoas mostraram um percentual de precisão de 97% ao indicar fibrilação cardíaca, uma condição que frequentemente não produz nenhum sintoma perceptível. Referência.

11 - Tecnologia Embarcada (no corpo!)


A inserção de elementos eletrônicos no corpo é algo que já existe e tem sido testado há um bom tempo. Se levarmos as ideia ao limite, é fácil imaginar que o que carregamos na mão em forma de smartphone hoje, no futuro será mais uma célula do nosso corpo. Referência.

12 - Combater Doenças Graves


A condição neurológica crítica chamada de Mal de Alzheimer é uma das mais perigosos na sociedade moderna. São milhões e milhões de pessoas com esta condição em todo o mundo. Por se tratar de uma doença de custo elevado no tratamento, ela afeta significativamente o sistema de saúde em muitos países. Há evidência de que o progresso da doença pode ser desacelerado e até mesmo interrompido se identificado cedo, e é nesta linha que pesquisadores têm desenvolvido redes neurais para identificar esta condição ainda nos estágios iniciais. Referência.

13 - Desvendar Mistérios da Mente


A inteligência artificial tem o potencial para nos ajudar a compreender o mundo melhor. À medida que descobrimos mais sobre seus processos de aprendizado e comparamos com o cérebro humano, podemos um dia alcançar uma melhor compreensão do que nos torna únicos, incluindo elucidar mistérios da mente como sonhos, criatividade e talvez até mesmo a consciência. Referência.

14 - Reduzir Ofensas na Internet


Atualmente é muito difícil para moderadores de conteúdo em plataformas como Facebook, intervir para evitar o abuso emocional que as pessoas direcionam uma às outras, e é difícil para as pessoas que são vítimas ter que esperar até que a situação seja resolvida. A inteligência artificial pode permitir a criação de robôs que possam interagir rapidamente com a vítima e identificar se alguma ação é necessária, permitindo monitorar grupos particularmente visados como mulheres e negros. Referência.

15 - Auxiliar Motoristas no Trânsito


Usando câmeras com reconhecimento facial e outros indicadores biométricos, os fabricantes de automóveis estão buscando personalizar a experiência de dirigir. Os veículos modernos observarão os motoristas e ajustarão assentos e modos de direção automaticamente, além de fornecer informações importantes ao motorista, como sinalizar um carro quebrado à frente ou o limite de velocidade da via. Referência.

16 - Redefinir as Cidades


A autonomia tem consequências profundas além da indústria de veículos. Quando os estacionamentos deixarem de existir, a capacidade das estradas vai aumentar e talvez até se multiplique. Junte isso com a expectativa de redução de custos de viagens utilizando carros autônomos, e é possível concluir que as cidades (até então desenvolvidos em torno da realidade do trânsito) terão que ser repensadas. Referência.

17 - Melhorar a Vida de Pessoas com Necessidades Especiais


Testes com usuários do youtube indicam que uma funcionalidade de conversão de voz em texto melhora significativamente a experiência de pessoas com dificuldade de audição. Referência.

18 - Inspirar Novas Soluções para Problemas


Como podemos levar mais pessoas aonde elas querem é segurança com os carros autônomos? Como podemos aumentar a vazão e a confiabilidade da cadeia de suprimentos de comida através de entregas autônomas? Como podemos tornar as pessoas mais saudáveis analisando conjuntos de problemas médicos que são tão grandes que nenhum homem pode tratá-la de modo confiável? Como podemos entender e melhorar o clima através da análise de dados em escala planetária? Talvez não seja possível endereçar cada um desses problemas, mas veremos os algoritmos de machine learning ajudando a compreender todos esses dados e, em última análise, agindo sobre eles de formas novas e surpreendentes. Referência.

19 - Revolucionar as Empresas


A adoção da inteligência artificial pelas organizações é essencial para o seu sucesso. A inteligência artificial é profunda nas suas implicações, assim como ocorreu com a eletricidade. Da mesma forma que não é possível imaginar um negócio optando por não utilizar energia elétrica, empresas que não repensarem seus departamentos considerando as novas tecnologias estão em risco de serem substituídas pela concorrência. Referência.

20 - Encontrar sua Alma Gêmea


A inteligência artificial pode transformar os namoros nos próximos anos. O Tinder do futuro pode simplesmente conversar com você e dizer o seguinte: encontrei alguém nas redondezas que acho que faz seu tipo. Ela também está livre amanhã à noite, e gosta daquela banda que você é fã e que vai tocar aqui na cidade essa semana. Posso comprar os ingressos? Referência.

Conclusão


E aí? Gostou do futuro que te espera?

Eu, como otimista inveterado, sempre busco ver o lado bom das coisas, e o futuro com inteligência artificial me parece fascinante.

Mas sei que nem tudo são flores (nunca é).

Em breve vou relacionar também os riscos que os especialistas têm identificado e que preocupam personalidades como Stephen Hawking e Elon Musk.

Não perca!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!