IA supera médicos na previsão de ataques cardíacos

Hamburger Ataque Cardíaco

É um daqueles casos em que a máquina supera o homem. Um grupo de cientistas e investigadores britânicos da Universidade de Nottingham desenvolveu um algoritmo que faz com que os sistemas de inteligência artificial consigam prever um ataque cardíaco de forma mais eficiente do que os especialistas médicos.

Os livros e os filmes costumam alertar-nos para os perigos da inteligência artificial, imaginando histórias apocalípticas e catastróficas de como as máquinas se irão revoltar e dominar o ser humano após ganharem consciência própria. No entanto, parte disso é apenas imaginação criativa fruto da literatura e da sétima arte. Na maioria dos casos, os avanços da robótica e da inteligência artificial são um aliado de extrema importância para o futuro bem-estar do homem, principalmente nas suas buscas por um mundo mais saudável, eficiente e sustentável.

Ao criarem um algoritmo que recorre à aprendizagem da máquina para prever com maior exatidão a probabilidade de uma pessoa ter um ataque cardíaco, os investigadores e cientistas da Universidade de Nottingham deram um passo fundamental em direção a um sistema de saúde preventivo mais eficiente, contribuindo para que o futuro do bem-estar do homem seja ainda mais positivo. Isto ajudará, certamente, a contribuir para prolongar a média de vida das pessoas e baixar a taxa de mortalidade provocada pelos ataques cardíacos e acidentes cardiovasculares.

De acordo com esta equipe de especialistas, o atual método manual que os médicos utilizam para prever um ataque cardíaco e que recorre a uma lista de oito fatores (entre eles a idade, o colesterol e a pressão arterial, por exemplo) tem uma taxa de sucesso da rodem dos 72,8 por cento. Quanto ao algoritmo criado e desenvolvido, faz com que o sistema de inteligência artificial chegue a uma taxa de sucesso variável, mas que se situa entre os 74,5 e os 76,4 por cento, ou seja, ligeiramente superior ao processo manual e claramente suficiente para que a máquina bata o homem.

Apesar de parecer ser uma margem pequena, no campo da medicina preventiva é um número bastante considerável. Especialistas médicos garantem que é o bastante para fazer a diferença na hora de salvar vidas e prevenir incidentes. Além disso, a equipe de investigadores e cientistas da Universidade de Nottingham anunciaram igualmente que os sistemas de inteligência artificial desenvolvidos conseguiram ainda identificar outros fatores de risco que não são utilizados pelo método manual, como por exemplo a pré-existência de uma doença mental ou o uso de corticosteróides orais.

Esta não é a primeira vez que é anunciado que a inteligência artificial pode fazer a diferença na área do diagnóstico médico e da prevenção. Investigadores e cientistas da Carolina do Norte já haviam anunciado, no início deste ano, que esta pode ter um papel decisivo na detecção precoce do autismo em bebês a partir da análise de imagens dos seus cérebros. Segundo estes, o algoritmo desenvolvido consegue alcançar uma taxa de sucesso na ordem dos 81 por cento de precisão, o que é consideravelmente inspirador e impressionante.

Conclusão

Da próxima vez que vir um filme ou ler um livro sobre como as máquinas se revoltaram e tomaram conta do mundo, escravizando o homem depois de ganharem consciência de si mesmo, não se amedronte nem se preocupe.

As máquinas são quase sempre criadas pelo homem e temos a esperança de que os riscos de que a inteligência artificial se coloque contra nós sejam mínimos.

E você, tem medo da IA? Diz aí!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!