Voyage, concorrente de peso para a UBER?

Voyage Auto Concorrente de Peso Uber

Memorizem este nome: a Voyage Auto é uma empresa que, muito em breve, pode revolucionar o setor do transporte de passageiros. Sebastian Thrun, diretor executivo da Udacity, anunciou que acaba de fundar a Voyage Auto, uma startup que tem como objetivo desenvolver um serviço de transporte de passageiros através de automóveis autônomos.

Mas o que são automóveis autônomos? Numa explicação muito breve e simples, são carros que são conduzidos roboticamente, sem necessitar da presença humana. No entanto, a Voyage Auto tem a intenção que o passageiro seja também simultaneamente o condutor, uma vez que irá ter controle sobre onde e quando parar, quando arrancar e até sobre a música que toca no rádio. Com isso, a empresa quer que o cliente tenha uma experiência total, mas igualmente controlada e altamente segura.

Tudo isto parece matéria de ficção científica e de histórias distópicas futuristas. No entanto, vivemos em plena revolução digital, numa era moderna em que a computação e a tecnologia derrubam barreiras e ultrapassam os seus próprios limites quase com uma periodicidade diária. Por isso, um serviço como este não deveria surpreender. A Voyage Auto garante que quer estar em funcionamento o mais breve possível, muito antes do que possamos imaginar, de acordo com o seu diretor executivo.

Sebastian Thrun, um dos fundadores da Udacity, foi também um dos responsáveis pela Google X, o braço de investigação e desenvolvimento da Google que esteve por trás do carro autônomo que foi apresentado há um tempo atrás. Agora, com a nova startup Voyage Auto, Thrun quer levar este avanço para um novo patamar, na direção do desenvolvimento do bem-estar e do conforto do ser humano. Até porque a missão da sua Udacity sempre foi prover soluções inovadoras de engenharia, inclusive com uma visão de código aberto.

De acordo com a Voyage Auto, a startup tem trabalhado de perto com parceiros como a Mercedes-Benz, BMW, Delphi e Nvidia para que seu serviço de transporte de passageiros em carros autônomos seja uma realidade a curto prazo. Isto porque a ideia não é construir os seus próprios automóveis, mas antes modernizar os que já existem e estão disponíveis no mercado. Para isso, a sua equipe de investigadores tem tirado vantagem de sensores mais baratos mas igualmente eficazes, assim como de algoritmos open source, que lhe tem possibilitado crescer e avançar mais depressa que uma empresa convencional. Tudo isso com menos pessoal e menos dinheiro, mas mais rentabilidade e eficácia.

Quando entrar no mercado do transporte de passageiros, rapidamente a Voyage Auto se tornará num competidor sério de outras empresas semelhantes, como a Uber, que também tem planos para carros autônomos. Outras marcas que também estão desenvolvendo algo parecido são a Ford e a Mercedes. Por sua vez, a Tesla, através do seu diretor Elon Musk, já mais que uma vez referiu a possibilidade de utilizar os seus automóveis autônomos para também se dedicar ao transporte comercial de passageiros.

Conclusão

Há muita movimentação no setor de carros autônomos, e isso significa que algo grande está para acontecer em breve. A competição é sempre algo muito positivo, especialmente do ponto de vista do cliente que, talvez mais depressa do que imaginamos, poderá viajar em carros conduzidos sozinhos.

É um cenário do futuro, mas nos últimos tempos temos aprendido que o futuro é hoje. E enquanto assim for só temos que receber de braços abertos e desfrutar de todas as vantagens e conforto que ele nos traz.

Quanto mais estudo sobre os avanços tecnológicos mais me convenço que vivemos numa era de abundância e não de escassez, ainda que tenhamos problemas gravíssimos a resolver, são problemas menores que os de décadas anteriores.

Você concorda com essa visão? Diz aí!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!