Amazon Web Services: Tudo que Você Deve Saber - Parte 7 (Auto Escala)

Amazon Web Services: Tudo que Você Deve Saber

Auto Escala



Os recursos de Auto Escala da Amazon são os responsáveis pela "mágica da elasticidade", talvez a maior vantagem ao migrar serviços para a nuvem.

Com a elasticidade, é possível aumentar (e diminuir!) automática e dinamicamente, com base em diversos critérios, o tamanho da infraestrutura que deve estar disponível para os usuários do seu serviço.

Todo mundo conhece alguma história de um site/serviço que caiu porque não aguentou a demanda num momento de pico.

Com recursos de Auto Escala, é possível se preparar e evitar este tipo de incidente altamente danoso para a imagem da empresa.

Sabe o que é pior? Muitas pessoas, ao terem uma experiência ruim num site, nem reclamam. Simplesmente não voltam mais. Nunca mais.

Então, é hora de saber como usar este recurso valioso pra garantir alta disponibilidade pro seu site, não acha?


Informações básicas sobre Auto Escala


  • Grupos de Auto Escala (ASGs) São usados para controlar o número de instâncias em um serviço, reduzindo o esforço manual para fornecer ou desprovisionar instâncias EC2. Eles podem ser configurados através de políticas de escalas para aumentar ou diminuir automaticamente a quantidade de instâncias com base em métricas como a utilização de CPU, ou com base em um cronograma.
  • Existem três maneiras comuns de usar ASGs - dinâmico (ajuste automático da quantidade de instâncias com base em métricas como a utilização da CPU), estático (mantenha uma quantidade de instâncias específica em todos os momentos), agendada (mantenha diferentes quantidades de instâncias em diferentes horários do dia ou em dias da semana).
  • ASGs não tem custo adicional simplesmente pela ativação do recurso. Você paga pelos serviços EC2 e CloudWatch subjacentes, ou seja, paga pela capacidade a mais que usar e pelo monitoramento das instâncias para identificar o momento de aumentar ou diminuir a sua quantidade.


Dicas de Auto Escala



  • Combinar o tamanho do seu cluster com seus requisitos de recursos atuais através do uso de ASGs pode resultar em economia de custos significativa para muitos tipos de carga de trabalho. Ou seja, usar Auto Escala evita desperdício!
  • Emparelhar ASGs com balanceadores de carga (CLBs) é um padrão comum usado para lidar com mudanças na quantidade de tráfego que recebe um serviço.
  • O dimensionamento automático dinâmico é mais fácil de usar com serviços horizontalmente escaláveis (Scale Out).
  • Mesmo se você não estiver usando ASGs para aumentar ou diminuir dinamicamente a quantiadade de instâncias, você deve considerar seriamente manter todas as instâncias dentro de ASGs - dada uma contagem de instância de destino, o ASG trabalhará para garantir que o número de instâncias em execução seja igual a esse destino, substituindo instâncias para você caso elas "morram" ou sejam marcadas como não saudáveis. Isso resulta em capacidade consistente e melhor estabilidade para o seu serviço.
  • O recurso de Auto Escala pode ser configurado para terminar casos onde um CLB ou ALB marcaram como insalubres.


Problemas e Limitações de Auto Escala



  • ReplaceUnhealthy: Por padrão, os ASGs matarão instâncias que o gerenciador de instâncias EC2 considera que não respondem. É possível que alguma instância cuja CPU esteja completamente saturada por alguns minutos pareça não responder, de forma que um ASG com a configuração ReplaceUnhealthy padrão ativada vai substituí-la. Quando as instâncias que são geridas por ASGs são consistentemente executadas com uso de CPU muito alto, considere desativar essa configuração. Se você fizer isso, no entanto, detectar e desativar nós não saudáveis se tornará sua responsabilidade.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!