Como pretendo atualizar o blog com velocidade e comodidade (mesmo sem tempo!)

Como pretendo atualizar o blog com velocidade e comodidade (mesmo sem tempo!)

Um pouco de contexto

Há alguma semanas que não produzia nenhum conteúdo pro blog em razão de vários projetos em que estou envolvido, o principal deles a Escola Bitcoins.
Estes projetos têm tomado bastante tempo, porém isso não é desculpa, porque pra tudo que é importante a gente arranja tempo, não é mesmo?
Eu acredito que tudo na vida é questão de prioridade, e como o blog é uma coisa muito importante pra mim, percebi que precisava achar um jeito de criar conteúdos novos, independentemente de qualquer coisa.
A verdade é que, se você pesquisar no histórico do blog, vai notar que já comentei sobre essa situação antes, e precisava dar um basta nisso.
Assim, resolvi explicar nesse texto o que me levou a repensar a forma de "escrever" no blog e as ferramentas que eu estou utilizando para isso.

As Transformações

Você que acompanha o blog há mais tempo deve ter percebido que o conteúdo passou por várias transformações ao longo desses quase 10 anos (faltam somente 2 meses!).
Essas transformações foram tentativas de melhorar o conteúdo para você que me prestigia (muito obrigado mais uma vez!).
Também fiz ajustes tentando monetizar melhor os conteúdos pra gerar retorno financeiro que pudesse ser reinvestido em melhorias no blog. O blog se auto-sustenta, mas mesmo reinvestindo 100% da receita, ainda sinto que os resultados estão muito aquém do que deveriam.
A "filosofia" do blog também mudou.
De uma fonte de notícias rápidas e atualizadíssimas nos primeiros anos, para um conjunto de conteúdos mais detalhados, com análise crítica, sempre focando em tecnologias e tendências que julgo relevantes pra quem quer construir uma carreira de sucesso em TI (vide a série sobre a Amazon e os muitos textos sobre Big Data).
O fato é que, em razão de tudo isso, precisei me transformar, me adaptar e adequar o conteúdo do blog ao longo desse tempo. Passei um período escrevendo com menos frequência, contratei outras pessoas para me ajudar a criar conteúdos e fui mantendo o fluxo de conteúdos.
Mas sempre ficava a sensação, por mais que eu revisasse todos os conteúdos criados por terceiros, por mais que eu analisasse, por mais que eu complementasse esse conteúdo para deixar pelo menos a minha opinião, a minha visão sobre aquele tema tratado...
Sempre ficava a sensação de que não era eu. Até porque não era mesmo!
Porém, o que mais me incomoda é o fato de eu não conseguir contribuir como eu gostaria, principalmente por ter esse perfil de compartilhar conhecimento. Tudo que aprendo, tenho necessidade de compartilhar, e o blog seria o melhor veículo.

O Problema

Mas há (havia?) um problema...
Comentei outro dia quando escrevi sobre a teoria CHA (competência, habilidade e atitude) que consegui melhorar muito a minha velocidade de aprendizado, minha capacidade de assimilar novos conhecimentos e até de certa forma colocar eles em prática.
O mesmo não vale para a capacidade de compartilhar, criar conteúdos de uma forma que eu considero adequada. Principalmente ao longo desse ano de 2017, onde aprendi muito, crescendo como profissional e como pessoa, e quero muito compartilhar as lições que aprendi nesse ano com você.

O Compromisso

Mas esse texto não é (apenas) pra me lamentar com você...
Esse texto é, acima de tudo, um compromisso de usar todas as ferramentas ao meu alcance pra continuar criando, compartilhando e contribuindo com o mercado de TI da Bahia e, porque não dizer, do Brasil.
Portanto, vamos ao que interessa!

A Solução

Afinal de contas, o que estou fazendo para criar conteúdos, e por que este, que é o primeiro resultado desse esforço, é tão importante pra mim e pra você?
Primeiro, é importante que você saiba que esse é o primeiro teste de uma nova "técnica" para criar conteúdos.
A partir de agora vou usar melhor a tecnologia para acelerar minha capacidade de criação de textos, e resolvi fazer isso usando duas coisinhas que, hoje em dia, praticamente todo profissional de TI tem acesso: um aplicativo e um recurso disponível na maioria dos smartphones modernos.
O recurso que utilizei pra produzir o rascunho desse texto (depois revisado no computador) é o recurso de reconhecimento de voz, que hoje em dia praticamente todos os smartphones possuem, e que funciona cada vez melhor.
Eu me surpreendo cada vez que uso. Ainda não é perfeito, mas é muito, muito útil mesmo.
Usei o recurso de reconhecimento de voz pra "digitar vocalizando" o texto.
Mas faltava alguma coisa pra facilitar a organização, formatação e publicação do conteúdo.
Entra em cena ele... O aplicativo.
O app que estou usando se chama IA Writer.
É um editor de texto relativamente simples, mas que tem alguns recursos bem legais: suporte a markdown, integração com Google Drive, Dropbox e outros serviços de nuvem.
Com essa combinação de reconhecimento de voz e IA Writer consegui fazer o rascunho desse texto aqui em poucos minutos.

Já a revisão... levou mais de uma semana.

Isso porque o reconhecimento de voz ainda erra muito, pois é necessário "pegar o jeito" pra falar de forma bem clara, pra que ele entenda a palavra corretamente.

Como ainda não cheguei neste nível, o texto fica cheio de trechos desencontrados, com palavras reconhecidas incorretamente.

E ainda tem os casos em que me atrapalho no raciocínio e retomo, e o texto fica confuso, sem sentido.

Por tudo isso, peço que tenha um pouco de paciência nesse começo, até que consiga dominar essa nova forma de produzir conteúdos e assim acelerar a quantidade e melhorar ainda mais a qualidade dos conteúdos pra você.

Vou encerrando aqui, esperando que esse texto lhe seja útil de alguma maneira.

Até.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!