10 Anos de Tecnologia que Interessa!

//10 Anos de Tecnologia que Interessa!

10 Anos de Tecnologia que Interessa!

Aniversário 10 anos Tecnologia que Interessa! (o presente é seu!)

Nunca imaginei que veria este “filho” completar 10 ANOS!

Um projeto que nasceu para “deixar de entupir a caixa de mensagens dos amigos” e atender especialmente “amigos e familiares” 🙂

E que hoje atende a mais de 10 mill pessoas todos os meses.

Ao longo desses 10 anos aprendi muito mais do que poderia sonhar.

Conheci pessoas, empresas, tecnologias.

Descobri um novo mundo.

Novas possibilidades.

Acertei, errei.

Acima de tudo, cresci.

Como profissional.

Como pessoa.

Por isso, meu agradecimento muito especial a você, que faz parte da comunidade “Tecnologia que Interessa!”.

Você que acredita que as informações aqui compartilhadas podem ser úteis de alguma maneira.

Você que compartilha os conteúdos nas redes sociais.

Você que adquire os meus cursos.

Você que me ajuda a escrever melhor, corrigindo erros nos textos do blog.

Você que me incentiva a seguir, comentando quando um conteúdo foi útil.

Você que pede ajuda nos comentários.

Você que responde aos pedidos de ajuda nos comentários.

Você que trola os comentários com SPAM e críticas ácidas.

Enfim, obrigado a você que me ensina, diariamente, a ver o mundo através da web.

E agora, pra não ficar só no melodrama, quero compartilhar com você algo de útil.

Os Erros



Vou listar alguns dos maiores erros que cometi ao longo dessa caminhada, e que prejudicaram de alguma maneira o blog e, por consequência, a mim e até, de certo modo, a você leitor.

Fazer tudo sozinho

Este erro é muito comum, e demorei a entender que precisava investir pra ter resultados melhores. Em razão disso, até hoje o blog não tem o melhor design, nem a melhor rentabilidade que poderia.

Hoje conto com colaboradores que me ajudam a manter a qualidade do conteúdo e a frequência de postagens.

Focar só no retorno financeiro

Quando comecei a estudar sobre SEO e vi o potencial que conteúdos bem escritos podem alcançar, fiquei iludido por um tempo, acreditando que bastaria escrever alguns posts estratégicos e ver os acessos multiplicarem, os patrocinadores se degladiarem por um espaço de publicidade e a receita com os anúncios do Google decolarem rumo ao espaço.

Nada disso aconteceu.

E olha que tenho muitos textos na primeira página do Google.

Aprendi que, mais que retorno financeiro, é preciso encontrar a melhor maneira de ajudar o leitor a resolver o problema cuja solução ele busca no Google.

E assim passei a escrever textos menos estratégicos e mais úteis (espero eu) pra você.

Definir objetivos além do seu limite

Ao longo dos anos, fiquei muito exigente com o conteúdo do blog, e coloquei critérios de qualidade muito além do que seria viável para mim no dia a dia.
Quantidade mínima de palavras, imagens, termos de busca associados e outras exigências técnicas fizeram com que ficasse completamente inviável manter a frequência semanal de postagens.
E pensar que nos primeiros 5 anos do blog eu consegui uma média de quase um post por dia!!!
A elaboração do informativo semanal, por exemplo, tomava pelo menos 4 horas do meu escasso tempo para coletar notícias, analisar, resumir, organizar em tópicos e publicar.
Ainda busco alternativas para automatizar parte desse esforço e viabilizar um informativo, pois sei que muitos leitores gostavam desse tipo de conteúdo.

Falta de foco

Esse provavelmente foi o maior dos erros que cometi.
Mesmo sabendo do potencial do blog, me envolvi em muitos projetos paralelos, alguns de outras pessoas, e desperdicei um tempo precioso construindo o sucesso de outros quando deveria estar construindo o meu sucesso.
Não me arrependo porque aprendi muito com esse erro, mas passei a escolher com muito mais cuidado os projetos, parcerias e ideias que vale a pena dedicar energia e tocar pra frente.

Destaques do ano

Nem só de erros foi o ano de 2017.
Foi um ano de conteúdos bem trabalhados, onde procurei oferecer mais qualidade, embora em menor quantidade.
A partid de novembro tive que me dedicar à Escola Bitcoins (já são quase 200 alunos!), e isso impediu que conseguisse entregar ainda mais conteúdo de qualidade em 2017.
De todo modo, creio que você vai concordar comigo que os conteúdos abaixo foram bem úteis, não?
Isso sem falar na MEGA série sobre a Amazon!
Expliquei as soluções que utilizo para que o blog seja, além de uma fonte de informações úteis, uma porta de entrada para possíveis alunos e clientes com o Arsenal do Tecnologia que Interessa!.
Trouxe algumas reflexões sobre a preocupação (por vezes) excessiva com certificações e acredito que você pode descobrir que não vale a pena se preocupar tanto assim com as certificações exigidas pelo mercado.
Listei 100 Ferramentas de Inteligência Artificial que já estão disponíveis pra usar e facilitar tarefas como
encontrar um local pra morar, emprego, baladas, relembrar momentos importantes e até te ajudar a comer melhor identificando as calorias do alimento pela foto!
Como IA é um tema quente no momento, eu trouxe mais uma listinha, dessa vez de coisas incríveis que a IA vai fazer (algumas até já faz!) por você e/ou pra você.
Saindo um pouco do tema tecnologia mas trazendo um assunto que considero importantíssimo na vida de qualquer pessoa, relacionei uma enormidade de métodos de produtividade. Veja o que se encaixa melhor no seu perfil e seja feliz!
Aproveitando que voltei a estudar bastante sobre Bitcoin, Blockchain e criptomoedas, resolvi ajudar a resolver um dos principais problemas dos investidores. Quais as melhores carteiras pra guardar minhas moedas?
Seguindo a linha de tentar ajudar você no seu dia a dia, elaborei um guia pra comprar smartphones com melhor custo/benefício. O famoso bom e barato! De brinde, mostrei a você como não cair na pegadinha dos sites comparadores de smartphones.
Mostrei a importância de combinar conhecimentos, habilidades e atitudes através da Teoria CHA, que vai te ajudar a se tornar um profissional melhor em menos tempo.
Listei as principais tecnologias que um Cientista de Dados deve conhecer. Se essa é sua praia, esse texto é essencial.
E finalizei o ano começando uma nova série, desta vez sobre a Linguagem R, que aprendi a usar e admirar pela flexibilidade e poder de realizar coisas complexas com uma relativa simplicidade. Se você tem aptidão pra programar, recomendo muito que aprenda R.

O Futuro

Eu sempre acreditei no potencial do blog como fonte de informação e, porque não dizer, referência em TI a nível nacional.
Mesmo com a certeza de que os conteúdos estão cada vez melhores, ainda tenho metas ambiciosas em relação a este espaço.
Quando estes objetivos forem alcançados, espero que possamos comemorar juntos por aqui.
Para 2018 prometo apenas que vou fazer o meu melhor.
Não vou mais cometer o erro de prometer coisas que não tenho certeza se conseguirei cumprir, por isso nada de “listinha de pretensões” pra este ano.
Posso garantir apenas (e isso vale muito!) que vou continuar pesquisando, estudando, organizando, resumindo, escrevendo e publicando conteúdos que possam ajudar você a alcançar seus objetivos profissionais e, de repente, até pessoais também.

Conclusão

Ainda que outros projetos e circunstâncias me obriguem a dedicar menos tempo do que gostaria ao blog, tenha a mais absoluta certeza que meu comprometimento em continuar contribuindo com informações de qualidade pra você, através deste espaço, continua mais firme do que nunca.
Espero que possa aprender algo com os meus erros e acertos.
E desejo que possamos continuar nos encontrando por aqui pelos próximos 10 ou, quem sabe, até 100 anos! 🙂
Até.
By |2018-08-29T10:16:41+00:00março 15th, 2018|Sem categoria|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment