4 Ferramentas para Baixar Videos do Youtube


Melhores Ferramentas para Baixar Videos do Youtube

YouTube é considerado um ótimo repositório que permite armazenar e compartilhar vídeos de qualquer tipo, desde músicas, audiolivros, tutoriais, dicas, notícias, entre outros. Através de um player minimalista, as pessoas podem acessar e fazer upload de conteúdo audiovisual de qualquer lugar do mundo.

Não à toa, o Youtube só perde para o Google em número de buscas realizadas. Sim, é isso mesmo. O Youtube é o segundo buscador mais usado no mundo!

Youtube é uma aplicação online, ou seja, uma conexão à Internet é necessária para reproduzir os vídeos, o aplicativo não permite que o vídeo seja salvo no computador para que possa ser reproduzido a qualquer momento, razão pela qual vários desenvolvimentos surgiram nos últimos anos. de aplicativos (web, desktop e mobile) que permite aos usuários baixar os vídeos e salvá-los em formatos de áudio e vídeo.
Neste artigo você encontrará as melhores ferramentas multiplataforma usadas para baixar vídeos do Youtube.

iTube Studio

O iTube Studio, é um aplicativo de desktop disponível apenas para dois sistemas operacionais: Windows e Mac. Permite que os usuários gerenciem o material audiovisual encontrado nas principais plataformas de reprodução de vídeo online, como YouTube, Facebook, Vimeo, entre outros. Suas três principais funções são:
  • Baixe o material audiovisual da plataforma principal de gerenciamento e reprodução de vídeo.
  • Converta o formato dos vídeos ou áudios, de modo que seja compatível com qualquer dispositivo.
  • Transfira e compartilhe vídeos e áudios para outros dispositivos, como iPad, iPhone, iPod, Apple Shuffle.

Como usar o iTube Studio?

Para começar, você deve ir ao site oficial e baixar o aplicativo que se adapta ao seu sistema operacional (disponível até o momento para Windows e Mac).
Depois de instalar o iTube Studio, você pode começar a baixar os vídeos e, para isso, este aplicativo apresenta duas opções para baixar os vídeos, como explicado a seguir.
Do aplicativo de desktop
O iTube Studio tem uma barra lateral (lado esquerdo), onde o menu principal do aplicativo mostra as funções que ele tem: baixar, gravar, converter, transferir on-line. Para baixar um vídeo, você deve clicar na opção de download. O sistema irá mostrar na parte superior do painel central, um botão que diz adicionar url.
Ao pressionar adicionar url, uma janela pop-up aparecerá onde será solicitada: o URL onde o vídeo está localizado, o formato (.mp4, .ogg, .avi, entre outros) e o endereço onde ele será salvo. Depois de inserir cada um dos valores padrão, pressione o botão de download.
Como você vai ver, uma barra horizontal é mostrada no painel central, onde a porcentagem de avanço do download é exibida.
Do navegador
Depois de instalar o programa iTube Studio, você pode, a partir da opção de download da barra lateral, instalar o plug-in no navegador de sua preferência, como: Safari, Firefox, Chrome. Então, vá para o navegador e coloque o vídeo na rede que você deseja baixar.

Por exemplo, se o vídeo estiver no YouTube, você verá que agora terá um botão do Download Itube Studio. Pressionando-o irá iniciar o processo de download.

Desvantagens do iTube Studio

O iTube Studio tem uma licença particular, além de desfrutar de todos os seus recursos e baixar vídeos sem qualquer restrição, você deve comprar uma licença para uso, seja por um ano, vida ou uma licença familiar que permita conectar vários computadores.

ATube Catcher

ATube Catcher é uma das primeiras soluções que chegou ao mercado para baixar conteúdo audiovisual do Youtube e outras plataformas. É um aplicativo de desktop muito intuitivo para o usuário e possui vários recursos como: captura de vídeo, conversor de arquivos de áudio e vídeo, captura de tela (imagem ou vídeo).

Como o ATube Catcher funciona?

O ATube Catcher está disponível apenas para o Windows. Depois de instalá-lo, você deve abrir o aplicativo e selecionar a opção Baixar vídeos exibida na parte superior do painel. Em seguida, o sistema mostrará uma janela pop-up, onde você deve preencher as informações associadas à URL onde o vídeo está, o formato, a qualidade, entre outros parâmetros. E, finalmente, você só precisa apertar o botão de download.

Desvantagens do ATube Catcher

Embora o ATube Catcher seja um aplicativo intuitivo e muito fácil de usar, está disponível apenas para um sistema operacional Windows, não disponível para iOS ou para qualquer distribuição Linux.

Youtube Go

Youtube Go é um aplicativo para smartphones com Android, é um aplicativo muito leve (9,4 MB).
Youtube Go permite que você baixe seus vídeos para assistir sem ter que se conectar à internet. Você só precisa digitar no aplicativo e procurar o vídeo que deseja baixar.

Depois que você selecioná-lo, o aplicativo mostrará a qualidade disponível para o vídeo, bem como o tamanho do arquivo. Selecione a opção e sua preferência e pressione o botão Download.

Desvantagens do YouTube Go

Um dos aspectos negativos do YouTube Go é a publicidade que mostra seus usuários, além de não permitir o download de todos os vídeos do YouTube, apenas aqueles que possuem autorização dos autores.

VLC Media Player

VLC é um dos mais famosos players multimídia do mundo, foi lançado em 1996, sob a licença LGPL V.2.0. Tem vários recursos, desde converter arquivos para diferentes formatos, baixar vídeos de dispositivos externos ou da internet. Esta ferramenta é multi-plataforma, está disponível o Windows, Linux, MacOS, Android, entre outros.

Como baixar vídeos com o VLC?

Para baixar vídeos do Youtube ou de qualquer outra página, você deve ir para o menu principal e selecionar a opção Mídia e, em seguida, uma lista de opções será exibida, selecione Abrir localização de rede.
Lá você deve digitar a url onde o vídeo está, então na parte inferior da janela pop-up há um botão padrão: Play, com uma seta, pressione e selecione a opção converter, lá você pode:
  • Selecionar o formato de sua preferência.
  • Indicar o endereço e o nome onde o arquivo será armazenado e converter.
No mercado há uma variedade de aplicativos, páginas da web que permitem salvar todos os vídeos que estão na plataforma de reprodução on-line mais importante no seu computador, o Youtube. Neste Post mostramos alguns que possuem uma interface intuitiva para o usuário.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Bitcoin & Criptomoedas, além de Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!