Certificações VMware (VCA, VCP, VCAP, VCDX): Tudo que você deve saber!

Certificações VMware: Tudo que você deve saber!

A VMware cria softwares de virtualização de servidores e desktops que simplifica as operações de TI em toda a infraestrutura geral do TI, em centros de dados, em toda a nuvem e em dispositivos móveis.

A principal plataforma do centro de dados da VMware é o vSphere, que também faz parte do VMware vCloud Suite.

Outros produtos importantes da VMware incluem o Horizon, o vSAN e o vRealize Suite.

Os serviços profissionais da VMware representam mais da metade das vendas da empresa e incluem suporte técnico, consultoria, treinamento e um amplo programa de certificação.
A VMware foi fundada em 1998, depois tornou-se uma subsidiária da EMC Corporation em 2004 e agora está sob o guarda-chuva da Dell Technologies. A empresa possui sua sede em Palo Alto, Califórnia.

Visão geral do programa de certificação VMware

Como líder no mercado de virtualização, as certificações VMware são essenciais para muitos profissionais de TI, especialmente aqueles que trabalham em centros de dados e/ou ambientes altamente virtualizados.
As certificações VMware são baseadas em uma versão da tecnologia associada - vSphere - o que significa que as certificações VMware se alteram em resposta às mudanças tecnológicas.

Esteja ciente, no entanto, de que as atualizações de certificação geralmente ficam aquém do lançamento de novas tecnologias de virtualização.

A VMware está descontinuando lentamente as certificações das versões anteriores à medida que novos exames para as novas versões aparecem.

Em termos gerais, as certificações VMware se enquadram em quatro categorias:
  • Gerenciamento e Automação da Nuvem
  • Virtualização de Centros de Dados
  • Desktop e Mobilidade
  • Virtualização de Rede
Cada categoria oferece vários níveis de certificação, como:
  • VMware Certified Associate (VCA)
  • VMware Certified Professional (VCP)
  • VMware Certified Advanced Profissional (VCAP)
  • VMware Certified Design Expert (VCDX)
Atualmente, a VMware oferece uma única credencial VCA, que é comum a todas as soluções VMware: VMware Certified Associate - Digital Business Transformation (VCA-DBT), voltado para executivos e engenheiros que desejem entender as tecnologias associadas às soluções VMware Cloud Foundation e Cross-Cloud Architecture (vRealize, vSphere, NSX e vSAN). O treinamento é recomendado, mas não obrigatório. Os candidatos devem passar no exame VCA-DBT (1V0-701) para obter essa credencial.
A certificação VCA normalmente requer a aprovação em um único exame para que a certificação seja obtida. Os candidatos para as certificações Profissional e Profissional Avançado devem fazer um curso de treinamento ou obter uma certificação de pré-requisito e passar em um exame (algumas certificações exigem dois exames).

A obtenção de uma certificação VCDX é mais densa. Os candidatos devem primeiro obter as várias certificações que são pré-requisitos, criar uma solução VMware pronta para produção e defendê-la na frente de um painel.
A VMware exige que os titulares das certificações profissional e/ou superior recertifiquem-se a cada dois anos para manter suas credenciais. Você pode encontrar mais informações sobre os requisitos da recertificação da VMware em: http://mylearn.vmware.com/portals/certification/

"Emblemas" VMware

A VMware premia com emblemas digitais os candidatos que conquistaram combinações específicas de certificações.

Você obtém o emblema VCIX , por exemplo, depois de obter uma certificação VCAP Design e uma certificação VCAP Deploy na mesma faixa de solução (DCV, NV, CMA ou DTM), sem a necessidade de passar em exames adicionais.

O emblema VCIX se qualifica como um pré-requisito para as certificações VCDX, como você aprenderá com mais detalhes posteriormente neste artigo.

Outros emblemas da VMware variam de acordo com o caminho da solução e incluem o Especialista Double VCP e vSAN 2017, entre outros.

Certificações de Gerenciamento e Automação da Nuvem VMware (CMA)

As Certificações de Gerenciamento e Automação da Nuvem VMware (CMA) reconhecem as habilidades de um candidato trabalhando com o vCloud Suite, incluindo o vRealize, bem como conhecimentos gerais e avançados de computação em nuvem.
Atualmente, existem duas credenciais VCP-CMA que são oferecidas - uma segmentação V7 e outra V6. O Profissional com certificação VMware - Automação de Gerenciamento na nuvem (VCP7-CMA) é a mais nova credencial VCP-CMA. Essa certificação é ideal para candidatos que trabalharam com implementações do vRealize Automation por pelo menos seis meses. Se você é novo no vRealize, faça um curso de treinamento obrigatório, passe nas provas do vSphere 6 (2V0-620) ou no vSphere 6.5 (2V0-602), e passe no VCP7 – Gerenciamento e Automação da Nuvem (2V0-731).
Se você já possui a credencial VCP6-Cloud ou VCP6-CMA ou possui qualquer certificação válida VCP6 não expirada (para qualquer faixa de solução), você só precisa passar no exame VCP7-CMA para obter essa designação.
Atualmente, a credencial da Versão 6, VCP6-CMA, permanece disponível. Seus requisitos e detalhes são semelhantes, embora os exames necessários possam variar. A credencial VCP6-CMA é concedida automaticamente aos candidatos que já possuem a credencial VCP6-Cloud.
Existem três certificações VCAP disponíveis na categoria de Gerenciamento e Automação de Nuvem:
  • VMware Advanced Professional 7 – Gerenciamento e Automação de Design de Nuvem (VCAP7-CMA Design): Os candidatos devem passar no VMware Advanced Professional 7 – e nas provas de Gerenciamento e Automação de Design de Nuvem (3V0-732)
  • VMware Advanced Professional 6 – Gerenciamento e Automação de Nuvem Design (VCAP6-CMA Design): Os candidatos devem passar no VMware Advanced Professional 6 – e nas provas de Gerenciamento e Automação de Nuvem Design (3V0-632).
  • VMware Advanced Professional 6 – Gerenciamento e Automação de Deploy na Nuvem (VCAP6-CMA Deploy): Os candidatos devem passar no VMware Advanced Professional 6 – e na prova de Gerenciamento e Automação de Nuvem (3V0-633).
A VMware recomenda dois anos de experiência para cada credencial. As credenciais VCAP6-CMA Design e VCAP6-CMA Deploy exigem o VCP6-CMA como um pré-requisito, enquanto o VCAP7-CMA Design aceita o VCP6-CMA como um pré-requisito.

Candidatos que possuam outras credenciais VCP ou que estejam procurando fazer seu upgrade devem verificar a página de certificação para saber mais sobre os requisitos atuais.
Nota: A obtenção das credenciais de implantação VCAP-CMA Design e VCAP-CMA para o V6 gera o emblema VCIX-CMA. Um selo semelhante estará disponível para a versão 6.5 quando a credencial do VCAP-CMA Deploy estiver disponível.
A principal credencial na escada de certificação CMA é o VMware Certified Design Expert 7 - Gerenciamento e Automação de Nuvem (VCDX7-CMA). Essa credencial é voltada para engenheiros e profissionais qualificados em todos os aspectos do gerenciamento e da automação do vSphere e vCloud, incluindo design, planejamento e implementação de soluções.
Ganhar a credencial VCDX7-CMA não é fácil. Os novos candidatos que ganharam o emblema VCIX7-CMA devem enviar uma solução de design, passar a revisão do design e defender o design em relação a um painel de revisão de três pessoas.

Candidatos que ganharam o VCDX-Cloud ou o VCDX-CMA, ou um VCDX em uma faixa diferente da CMA, possuem requisitos semelhantes, mas não idênticos.

Todos os candidatos também devem concordar com o código de conduta da VMware.

Certificações de Virtualização de Centro de Dados VMware (DCV)

As Certificações de Virtualização do Centro de Dados VMware giram em torno de habilidades com o vSphere 6 e o vSphere 6.5.
O VMware Certified Professional 6.5 - Virtualização de Centro de Dados (VCP6.5-DCV) e o VMware Certified Professional 6 – Virtualização de Centro de Dados (VCP6-DCV) são certificações altamente populares destinadas a candidatos com pelo menos seis meses de experiência com tecnologias de infraestrutura VMware. A VMware informa que atualmente existem mais de 100.000 profissionais certificados pela VCP6-DCV.
Um VCP-DCV é proficiente na instalação, implementação e gerenciamento de ambientes VMware vSphere. Candidatos que são novos na virtualização de centros de dados da VMware precisam concluir um curso de treinamento obrigatório e passar no exame vSphere 6 Foundations (2V0-620) ou no vSphere 6.5 Foundations (2V0-602).

Além disso, os candidatos a VCP6.5-DCV também devem fazer o VMware Certified Professional 6.5 - Prova de de virtualização de centro de dados (2V0-622), enquanto os candidatos ao VCP6-DCV devem passar no VMware Certified Professional 6 – Exame de virtualização de centros de dados (2V0-621).
Existem três certificações de Profissional Avançado na categoria de Virtualização de Dados:
  • VMware Certified Advanced Professional 6.5 – Design de virtualização de centros de dados (VCAP6.5 – DCV Design): Para indivíduos que possuem a credencial VCP6.5-DCV e, pelo menos, cinco anos de experiência trabalhando com soluções VMware
  • VMware Certified Advanced Professional 6 – Implantação de virtualização de centros de dados (VCAP6-DCV Deploy): Para indivíduos com pelo menos dois anos de experiência em administração de ambientes virtuais VMware e que possuam qualquer certificação VCP6-DCV
  • VMware Certified Advanced Professional 6 – Design de virtualização de centros de dados (VCAP6-DCV Design): Voltado para candidatos que trabalham com tecnologias vSphere 6 em um ambiente virtual e possuem certificação de nível VCP6-DCV
Nota: Ganhar as credenciais de implantação do VCAP-DCV e do VCAP-DCV para V6 gera o emblema VCIX6-DCV.
A certificação máxima nesta faixa é o VMware Certified Design Expert 6 - Virtualização de Centros de Dados (VCDX6-DCV). Destinado a engenheiros, os candidatos devem manter o atual VCIX6-DCV, criar um projeto baseado no VMware vSphere, apresentá-lo e defendê-lo na frente de um painel de portadores do VCDX.

Certificações Desktop e Mobilidade VMware (DTM)

Certificações VMware Desktop e Mobilidade (DTM) são projetadas para profissionais de TI que implantam e gerenciam ambientes VMware Horizon.
O VMware Certified Professional 7 - Desktop e Mobilidade (VCP7-DTM) é para candidatos com pelo menos seis meses de experiência com ambientes que usam o vSphere 7 e o Horizon 7. Os candidatos devem participar de um curso de treinamento e passar no exame do vSphere 6 Foundations (2V0-620) ou no exame do vSphere 6.5 Foundations (2V0-602), e também no exame VMware Certified Professional  7 – Desktop e Mobilidade (2V0-751).
A Versão 6 do credencial VCP6-DTM ainda está disponível. Essa certificação se concentra no vSphere 6 e no Horizon 6.
A VMware oferece três credenciais de Profissional Avançado na categoria Desktop e Mobilidade:
  • VMware Certified Advanced Professional 7 – Design de Desktop e Mobilidade (VCAP7-DTM): Voltado para profissionais que projetam e integram soluções usando o VMware Horizon 7.2
  • VMware Certified Advanced Professional 6 – Design de Desktop e Mobilidade (VCAP6-DTM Design): Segmenta profissionais de TI que projetam e integram ambientes do Horizon 6
  • VMware Certified Advanced Professional 6 – Implementação de Desktop e Mobilidde (VCAP6-DTM Deploy): Voltado para pessoas que implantam e otimizam ambientes do Horizon 6
O VCAP7-DTM requer cinco anos de experiência profissional, enquanto o VCAP6-DTM Design e o VCAP6-DTM Deploy exigem apenas dois anos. O treinamento é recomendado, e os candidatos devem passar no exame relevante para ganhar a credencial.
Nota: O ganho das credenciais VCAP6-DTM Design e VCAP6-DTM Deploy gera o emblema VCIX6-DTM.
A credencial final e mais alta na escada de certificação de desktop e mobilidade é o VMware Certified Design Expert - Área de trabalho e mobilidade (VCDX-DTM).

Essa credencial é voltada para profissionais que usam o vSphere e o VMware Horizon para projetar e implementar soluções de computação móvel e desktops virtuais.

Para obter essa certificação, os candidatos devem ganhar as duas credenciais do VCAP, além de preparar e defender uma solução de design.

Certificações de Virtualização de Rede VMware (NV)

A Virtualização de Rede Certificada pela VMware (NV) visa Profissionais de TI que projetam, gerenciam e implementam ambientes VMware NSX.
A credencial VMware Certified Professional 6 - Virtualização de Rede (VCP6-NV) visa profissionais com pelo menos seis meses de experiência que instalam, configuram e administram implementações do NSX.

Os candidatos devem participar de um curso obrigatório e passar por dois exames para obter a credencial. O pré-requisito do curso de treinamento é dispensado para candidatos que possuam uma credencial válida de roteamento e comutação de Cisco (CCIE, CCNP ou CCNA) ou de centro de dados (CCIE, CCNP ou CCNA).
Atualmente, há apenas uma credencial avançada disponível na categoria Virtualização de Rede: o VMware Certified Advanced Professional 6 - Implantação de virtualização de rede (VCAP6-NV Deploy).

Para obter a credencial, os candidatos devem possuir a certificação VCP6-NV e passar no exame VMware Certified Advanced Professional 6 - Implantação de virtualização de rede. Recomenda-se dois anos de experiência na implantação de ambientes VMware NSX, além de experiência geral em TI.

Candidatos que possuem as certificações CCIE Centro de Dados ou Roteamento e Comutação da Cisco só precisam fazer o exame para obter a credencial. Uma segunda credencial avançada - VMware Certified Advanced Professional 6 - Projetos de virtualização de rede (VCAP6-NV Design) - está planejada, mas ainda não está disponível.
Nota: A obtenção da credencial Implantação de VCAP6-NV gera o selo VCIX6-NV. Normalmente, as credenciais VCAP-Design e VCAP-Deploy são necessárias para obter uma designação VCIX. No entanto, a VMware está dispensando o requisito de projeto do VCAP6-NV até que essa certificação seja disponibilizada.
O profissional avançado com certificação VMware 6 – Virtualização de Rede (VCDX6-NV) é a credencial de virtualização de rede mais alta oferecida.

Para obter a credencial, os candidatos devem possuir uma credencial VCAP6-NV Deploy válida ou um selo VCIX6-NV, criar um projeto de acordo com as especificações fornecidas e passar uma revisão de projeto. Uma vez que o projeto tenha sido aceito, os candidatos devem defender com sucesso o projeto para uma banca de três pessoas.

Trabalhos relacionados e trajetórias de carreira

Com mais de 500.000 clientes no mundo, abrangendo todas as principais indústrias, a VMware dominou sua parte no mercado de virtualização de servidores por anos. Isso significa que as organizações estão constantemente à procura de pessoal qualificado para instalar, administrar e dar suporte às soluções VMware.

Empresas de consultoria e revendedores precisam do mesmo tipo de trabalhadores qualificados, bem como aqueles que podem propor soluções para os clientes e trabalhar com executivos de contas, engenheiros e gerentes de projeto para entregar essas soluções no prazo.
A maioria das funções associadas às certificações VMware são administradores de sistemas e engenheiros de sistemas.
A função de administrador de sistemas tende a se concentrar no provisionamento de servidores e na operação e manutenção de hardware, software e infraestrutura relacionada.

Eles estão frequentemente envolvidos no monitoramento do sistema, revisões de log de sistema e aplicativos, ajuste e otimização, correção e atualização, backups de servidor e restauração e solução de problemas.
A função de engenheiro de sistemas aplica princípios comerciais ou técnicos de nível superior para determinar as soluções VMWare ideais. Essa função geralmente executa a análise, avaliação, design e integração de sistemas, consulta com os membros da equipe e os clientes desde a fase de planejamento e o design da implementação até os testes.

Treinamento e recursos da VMware

Visite o site VMware Education para saber mais sobre vários cursos de alta qualidade (online e em sala de aula), navegue pelas bibliotecas do eLearning e nos Vídeos Instrucionais e muito mais. Alguns detalhes não estão disponíveis, a menos que você se registre no VMware Education e faça seu login.
Os cursos de treinamento podem ser caros. Por exemplo, os custos típicos de treinamento variam de U$4.000 até mais de U$7.000, dependendo do formato de entrega.

A VMware geralmente oferece descontos em treinamento e exames (especialmente para novos exames), o que coloca o custo do treinamento ao alcance de um público mais amplo.

Para uma opção mais rápida e barata de certificação VMware CLIQUE AQUI.


Quer saber quais as certificações mais desejadas do mercado?

Há algumas que você deve estar atento, além dcertificação VMware, como a certificação ITIL, em Segurança da Informação e Big Data.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Bitcoin & Criptomoedas, além de Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!