3 Funcionalidades do Telegram que o WhatsApp não possui (mas devia!)


6 funcionalidades do Telegram que o WhatsApp não possui (mas devia!)

O WhatsApp entrou no mercado em 2009 e rapidamente se posicionou como a primeira plataforma de mensagens instantâneas para smartphones, disponível em pelo menos quatro sistemas operacionais móveis como: Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry OS.

Atualmente, possui mais de 1 bilhão de usuários. No entanto, outras plataformas de mensagens entram no mercado a todo instante, ficando sempre a possibilidade de destronar o WhatsApp, oferecendo novos recursos para seus usuários.

Talvez o concorrente com maior aceitação por parte dos usuários seja o Telegram, lançado em 2013 por um grupo de desenvolvedores russos, sendo pioneiros em funcionalidades que visavam a privacidade e a segurança das conversas e dados do usuário.
No ano de 2014, a Signal, uma ferramenta que mantém comunicações criptografadas de ponta a ponta, foi recomendada pelo antigo agente da CIA, Snowden.
A seguir, você vai ver alguns recursos que o WhatsApp não possui, mas que seus concorrentes mais próximos, como o Telegram ou o Signal, possuem (em alguns casos há muito tempo até!).

1. Manipulando Mensagens Instantâneas

Aplicativos como Telegram, Messenger Facebook, Signal e Whatsapp permitem que você compartilhe qualquer tipo de mensagem e conteúdo, seja texto ou arquivos multimídia. No entanto, existem alguns recursos nessa área que o WhatsApp não possui, como:
  • Editar as mensagens já enviadas, função que está disponível para a versão desktop no Telegram.
  • Embora seja verdade que, finalmente, no início de 2018 o WhatsApp incluiu os "stickers" ou "adesivos", eles não têm a qualidade ou diversidade dos encontrados no Telegram.
  • O WhatsApp possui limitações quanto ao tamanho dos arquivos multimídia que são enviados, estes geralmente não podem ultrapassar 100 MB, enquanto no Telegram é possível enviar arquivos com tamanho superior a 1GB, permitindo que você use a plataforma como uma nuvem de armazenamento de dados.

2. Canais

Um dos recursos mais legais do Telegram e que o WhatsApp ainda não tem é o gerenciamento de canais, uma ferramenta voltada para a disseminação de informações, documentos, arquivos e mídia. Eles não são grupos em que uma conversa é realizada, apenas o gerente, o administrador do grupo é o único que pode enviar informações.

O Whatsapp até tem um recurso de lista de transmissão que tenta concorrer com os canais, mas há inúmeras funcionalidades dos canais do Telegram que as listas de transmissão não possuem, fazendo com que a opção do Whatsapp, embora útil, seja muito limitada.
No Telegram, você pode encontrar uma diversidade de canais, usados até por grandes empresas para compartilhar com seus assinantes as últimas notícias de seus produtos, novidades, e funcionando como uma ferramenta de gerenciamento de comunidade.

3. Bots

O WhatsApp não tem os bots maravilhosos do Telegram.

Ah, como isso faz falta!!!

O nível de desenvolvimento e variedade dos bots do Telegram impressiona, não só incluindo pesquisas, jogos, mas também trailers de filmes, preços e qualquer outra funcionalidade que sua mente possa imaginar.

E o melhor, qualquer um pode desenvolver um bot.

A nossa turma de alunos da Escola Bitcoins, por exemplo, conta com vários bots que permitem desde receber mensagens de boas vindas ao entrar no grupo exclusivo de alunos até obter cotações de criptomoedas e conferir retorno do investimento em ICOs.

4. Outras características que o Whatsapp não tem

  • O Código-fonte do Whatsapp não é aberto, ao contrário Telegram e Signal.
  • O Telegram permite que você crie grupos com um número maior de membros em comparação com Whatsapp. Isso sem contar os supergrupos com capacidade de 10.000 membros.
  • No WhatsApp os usuários só podem ver seus contatos para pessoas que estão em seu catálogo de endereços. Enquanto no Telegram, até para evitar tanta exposição do número de telefone, o usuário pode ser encontrado por outros usando seu pseudônimo/apelido.
Embora seja verdade que o Whatsapp tem a maior base de usuários, o Telegram consegue permanecer um passo à frente no que diz respeito às funcionalidades. Enquanto Whatsapp é um aplicativo de mensagens instantâneas e comunicação, o Telegram tem tantas funcionalidades que não seria exagero classificá-lo como um superapp.
Após os escândalos no manuseio inadequado dos dados do usuário, o Whatsapp tomou medidas a esse respeito, porém não ultrapassa os níveis de segurança e privacidade garantidos por plataformas como Telegram e Signal.

Conclusão

E você?
Concorda que o Whatsapp ainda precisa melhorar muito pra chegar ao nível do Telegram?
Deixa aqui sua opinião, vamos conversar sobre as funcionalidades que os apps de mensagens deveriam ter!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Bitcoin & Criptomoedas, além de Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!