hospedagem computação em nuvem

O que é e como escolher uma hospedagem de sites

Em uma época em que a presença online já não é um diferencial, mas sim uma forma de sobreviver no mercado, é comum o empreendedor se preocupar em ter site e blogs, utilizar e-mail marketing, redes sociais e outros canais digitais.

No entanto, para que ele tenha bons resultados, é preciso estar atento para uma peça muito importante, que faz as engrenagens do Marketing Digital funcionarem de forma harmônica. Esse detalhe é a hospedagem de sites.

E é diante de tal situação que vem à mente uma perguntinha que se o empreendedor ainda não fez, com certeza um dia vai fazer: o que é e como escolher uma hospedagem de sites?

A hospedagem de sites consiste em um serviço online de armazenamento de dados de um projeto web. É por meio desse serviço que um site se torna acessível na internet. A hospedagem de sites funciona como o lugar, a casa, o terreno, onde seu site existirá. E é claro que você quer que ele fique em um bom lugar.

Vale destacar que um servidor corresponde a um computador físico. Nesse computador, que por sinal nunca é desligado, o seu site permanecerá sempre online, disponível para qualquer pessoa do mundo.

Como escolher uma hospedagem de sites ideal

Agora que você já viu uma rápida definição a respeito do que é hospedagem, resta saber qual é a melhor para o seu site, pois além da hospedagem compartilhada, existe a hospedagem Cloud, a hospedagem WordPress, a VPS e a com Servidor Dedicado.

É importante saber, nesse caso, que existem empresas que oferecem hospedagem de sites e serviços relacionados a esse tema como registro de domínio, certificado SSL e email profissional.

Para contar com uma empresa que atua nesse segmento, procure avaliações sobre ela. É essencial que, além de recursos de qualidade, ela também disponibilize um bom suporte técnico.

Se você quer saber qual é a melhor hospedagem, é necessário conhecer as características essenciais do seu site. Veja mais abaixo como escolher uma hospedagem de sites para o seu projeto. Mas já adiantamos que uma das nossas recomendações é a Hostinger.

O volume de acessos

O tráfego é um fator que exerce muita influência na hora de saber como escolher uma hospedagem de sites. Lembre-se que cada vez que uma página é acessada, ela consome alguns recursos do servidor.

Por isso, se o seu site ou blog não apresenta um elevado volume de tráfego, uma hospedagem compartilhada já é suficiente. Por meio dela, o seu site vai dividir espaço com outros em um servidor.

Por outro lado, se o seu negócio é uma loja virtual, ou um blog de notícias que recebe vários acessos diários, é importante contar com um tipo de hospedagem mais robusto.

Nesse caso, hospedagem Cloud, ou uma hospedagem VPS são alternativas vantajosas.

Além disso, é normal que um blog que até então só era visitado pela mãe do proprietário, aos poucos possa receber mais leitores diante de uma melhoria de conteúdo e divulgação.

Em tal situação é interessante que o dono do blog converse com a sua empresa de hospedagem e analise a possibilidade trocar para uma hospedagem com recursos mais avançados.

O tamanho do site

Blogs pessoais e sites institucionais geralmente são considerados projetos de pequeno porte. Eles normalmente ocupam um espaço de até 100GB. Por essa razão, para eles o ideal é uma hospedagem compartilhada.

Por outro lado, sites de e-commerce e portais de notícias, por exemplo, podem comportar muitos arquivos multimídia, tais como fotos, vídeos e áudio. Nesse caso, para eles são indicadas hospedagens com recursos mais avançados.

Servidor VPS, hospedagem Cloud e Servidor Dedicado são opções viáveis. Além disso, para blogs e sites baseados em WordPress, é possível contar com a hospedagem WordPress, que traz recursos compatíveis com essa plataforma.

A hospedagem Cloud, é baseada na tecnologia de nuvem, disponibilizando na internet um ou até mais servidores que não estão localizados em apenas um, mas em vários computadores.

Já a hospedagem em um Servidor Dedicado o nome já diz tudo, você terá um servidor exclusivo para você, sem necessitar compartilhar com outros sites.

Como escolher uma empresa de hospedagem de sites de confiança?

Hoje em dia existem várias empresas que oferecem planos de hospedagem de sites. É importante contratar aquelas que possuem experiência no ramo, que oferecem um suporte técnico satisfatório e apresentam políticas de reembolso caso você não fique satisfeito com os serviços prestados.

É importante também averiguar se a empresa tem boas avaliações por parte de outros clientes, bem como se apresenta um bom uptime, garantindo a você que o seu site vai permanecer online.

Por isso, quem está na dúvida de como escolher uma hospedagem de sites, um exemplo de empresa confiável e com bom suporte técnico é a Hostinger, grupo internacional de web hostin. A empresa costuma atender seus clientes através de um chat em menos de 2 minutos.

A Hostinger conta com excelentes avaliações no Google My Business, e também já é detentora do selo de qualidade promovido pelo site Reclame Aqui, um dos sites com mais credibilidade quando o assunto são reviews de empresas, atendimento e solução de problemas.

Além disso, se o seu projeto é baseado em WordPress, a Hostinger oferece autoinstalador WordPress, que facilita ao máximo a instalação e o gerenciamento do seu site nesta plataforma.

Conclusão

Saber como escolher uma hospedagem de sites faz parte dos procedimentos que envolvem o investimento em um projeto online.

Criar um site ou blog sem pensar na questão da hospedagem é como um carro que participa de uma corrida sem levar em consideração a capacidade do seu motor.

Portanto, para que o seu site ganhe benefícios na questão da segurança e velocidade no carregamento das páginas, tenha à disposição uma boa empresa de hospedagem de site.