Software Defined Networking e o futuro da Cisco
O software comanda a rede, como já vimos aqui no blog. Obviamente, o avanço da rede definida por software (SDN) significa menos foco no hardware e mais no software, o que nos leva à pergunta: o que os fornecedores de hardware para rede estão fazendo a respeito ?
A Cisco responde. E com outro acrônimo da moda: DevOps. É bem verdade que a empresa, como era de se esperar, captou a tendência cedo, e sua linha Nexus faz sucesso em ambientes virtualizados há anos, especialmente com as soluções da VMware.
Mas isso não bastava. Por isso a gigante de San Jose (EUA) foi além, e lançou um programa para incentivar desenvolvedores a criar soluções utilizando sua API e, consequentemente, suas soluções, sejam software ou hardware.
A posição outrora consolidada da empresa sofre ameaça real de startups focadas em novos paradigmas, e o futuro vai dizer se a estratégia funcionará para manter a empresa relevante.
É meus amigos, foi-se o tempo em que trabalhar com rede não exigia tanto conhecimento sobre software. E viva a modernidade!
O que você acha de tudo isso ? Quero saber sua opinião.

Via GigaOM.