Ative o idioma inglês para ter melhores resultados nas buscas
Ative o idioma inglês para ter melhores resultados nas buscas

As 8 melhores maneiras de pesquisar no Google por data usando os comandos before: and after: (“antes e depois”) para obter melhores resultados

O Google permite aos usuários filtrar resultados para um período desejado.

Os atalhos de data “before:AAAA-MM-DD” e “after:AAAA-MM-DD” produzem resultados para antes, depois e dentro da data especificada.

A data também pode ajudar a esclarecer o impacto que a sazonalidade ou as notícias de última hora podem ter no desempenho do seu conteúdo.

A adição dos comandos before e after facilita o acesso a essas informações.

Como você pode usá-lo

Ative o inglês para obter melhores resultados de pesquisa.

Já falamos aqui várias vezes sobre como pesquisar no Google, afinal essa é uma habilidade fundamental para o usuário moderno da Internet. Eu recomendo fortemente que você verifique todas as dicas, pois elas podem fazer muita diferença nos resultados obtidos nas pesquisas na web.

Para obter melhores resultados após uma determinada data, adicione “after:AAAA-MM-DD” no final da sua pesquisa. Por exemplo, ao pesquisar nos “10 melhores filmes de aventura after:2018-12-31”, ele fornecerá os resultados publicados em 2019 e em diante.

Os usuários também podem usar traços em vez de barras, assim como dígitos únicos por meses e dias ou filtrar apenas o ano, tornando “antes: 2001” equivalente a “before: 2001-01-01”. Agora imagine que você está procurando emprego e pesquisaram no Google por detalhes de uma empresa em potencial. Entre os muitos resultados de pesquisa, como você obtém as informações mais recentes?

Há duas maneiras de pensar em pesquisas por “data”.

  • Como encontrar a data da página que estou lendo?
  • Como pesquisar em uma data específica?

Devemos lembrar que a web é um processo dinâmico de mecanismos de busca que possuem suas próprias fraquezas, que chamamos de algoritmos de busca.

Mecanismos de busca ou robôs da web indexam páginas da web, e esse processo pode interferir na data considerada para fins de pesquisa, não necessariamente na data de publicação da página da web.

Mas podemos assumir que é uma data próxima.

Vamos a alternativas para pesquisar por data.

A página que estou lendo está atualizada?

A primeira solução possível para esse problema é inserir o código “javascript: alert (document.lastModified)” na barra de endereços. A caixa de alerta aparecerá com uma data de atualização. Mas você deve ter o Javascript ativado, pode não funcionar em todos os navegadores ou travar em páginas dinâmicas em que o resultado é a data do sistema. Ainda vale o risco.

A outra solução possível é usar extensões como o LinkDiagnosis (recomenda-se usar Firefox :).

Depois que a extensão estiver instalada, clique com o botão direito do mouse na página desejada e você terá a sua idade. O complemento usa a string “na url” e o filtro de datas da pesquisa do Google para verificar a data.

Pesquisando por data

Vejamos algumas maneiras de procurar informações usando datas específicas.

O Google tem uma pesquisa pela função de data, que pode ser acessada através da página “Pesquisa avançada” ou usando as “Ferramentas de pesquisa” nos resultados da pesquisa. Você pode pesquisar dentro de um ano, mês, semana, dia ou intervalo específico. Você pode combinar os dois comandos para pesquisar em um período. Por exemplo, pesquisar “Best amagine maravilhas depois: 1999-12-31 antes: 2001-01-01” produzirá resultados a partir do ano 2000.

Você também pode usar sites de terceiros que usam o mecanismo do Google para pesquisar por data e fornecer recursos que podem facilitar suas pesquisas.

Vejamos alguns deles.

O Spific fornece uma lista muito interessante de filtros, incluindo opções de data de semanas, meses ou até um ano, destacando o “tema” do filtro da pesquisa, que permite pesquisar com base em categorias como celebridades, ciência e tecnologia, filmes, esportes , comparação de preços e muito mais!

A D8, por outro lado, tem um foco mais específico em fornecer resultados atualizados, fornecer pesquisa comum e de imagens, além de trazer um filtro de destaque na página de resultados que permite visualizar resultados por relevância ou data. O Gigablast fornece algumas opções interessantes e integra a pesquisa no Google, mas não percebeu um foco específico nas datas e também notou alguns erros. De qualquer forma, recebe uma menção honrosa, principalmente por ser um software livre.

Mas o campeão nas opções de pesquisa, seja por data ou não, é a interface do Google Ultimate!

Embora não seja oficialmente aprovada pelo Google, é uma interface poderosa e combina diversas opções de pesquisa, permitindo que você encontre em livros com base no período em que foram escritos, feeds RSS, mapas, imagens, vídeos, e-mails, grupos de notícias, artigos, cientistas, pessoas, e até mesmo explorar a lua e marte!

Também encontrei um GooFresh, que seria um software que pesquisa páginas indexadas hoje, ontem, sete dias e até um mês. Como a reputação do software é muito ruim, decidi incluí-lo aqui como contra-indicação, ou seja, não use o GooFresh.

Mãos à Obra

Saiba mais...  Segredos do Aprendizado - Princípios Cognitivos que vão te ajudar a Aprender mais e melhor! - Parte 2

Se você é do tipo que não precisa, não gosta ou simplesmente não deseja usar interfaces de “usuário” para suas pesquisas, pode “ser ignorado” e usar parâmetros no URL de pesquisa do Google para personalizar suas pesquisas por data.

Para encontrar páginas indexadas, use o parâmetro “& as_qdr = d” (sem as aspas) na pesquisa. Substitua “= d” por “dX” (onde X é o número de dias, por exemplo d2) e também por “wX” (por semanas) ou “yX” (por anos). Adicione esta sequência de consultas ao final do URL de pesquisa na barra de endereço.

O operador do Google daterange é pouco conhecido e também um atalho interessante para usar. Você pode restringir sua pesquisa dentro de um período em que o Google indexou a página. O problema é que ele usa o calendário juliano, não o nosso calendário gregoriano. Mas um simples conversor de calendário pode ser encontrado na web. Pesquise usando a sintaxe da daterange “termo a pesquisar”: StartDate – EndDate. Confesso que não poderia usar esse operador ??

Conclusão

Essas soluções ajudam a obter melhores resultados com base nas datas. Embora não sejam totalmente precisos, eles nos ajudam a encontrar os resultados mais atualizados.

Isso é você ? Que “truques” de pesquisa você costuma usar?