Transforme a nova guia do Chrome numa ferramenta de produtividade, beleza e inspiração!
Que tal ter uma imagem inspiradora como essa sempre que abrir uma nova guia ?
Sempre me preocupei muito com produtividade, afinal com a infinidade de iniciativas com as quais me envolvo no serviço público, na universidade e nas minhas experiências empreendedoras, é fundamental gerenciar tarefas, tempo e energia.
Nos últimos dias andei pesquisando sobre extensões para tornar a nova guia do Chrome e Firefox em algo mais interessante e produtivo.
Após pesquisar bastante (vide referências ao final) e testar algumas opções, concluí que a melhor opção para meus objetivos era a extensão Momentum.
Escolhi esta extensão porque ela alia beleza, inspiração e produtividade num mesmo pacote.
Ao abrir uma nova guia, você é brindado com uma bela imagem de algum lugar do mundo, o que pra mim é muito motivador, afinal gosto muito de viajar. Clicando no nome do local (canto inferior esquerdo) você é levado à fonte da imagem, o que provavelmente levará a mais informações sobre o local.
Além disso, a extensão permite cadastrar uma lista de links para acesso rápido, o que também é muito útil pra que tenha sempre à mão os sites que uso frequentemente, sem contar que não preciso mais manter guias abertas com estes sites, como costumava fazer.
Há também a lista de tarefas (o texto “Todo” no canto inferior direito da tela ficou ruim de visualizar), basta clicar e adicionar as tarefas, sendo possível mantê-las sempre visíveis se desejar.
Ao abrir a extensão pela primeira vez no dia você deve informar o foco para aquele dia, e isso pra mim também é muito útil, pois garante que não vou esquecer de anotar a tarefa mais importante, algo altamente recomendado por várias técnicas para aumento de produtividade.
Por fim, destaco a frase inspiracional no rodapé, que pode servir também de motivação pra aprimorar o inglês, afinal os leitores do blog sabem o quanto considero isso importante, tanto que já tratei disso em vários textos.

Bônus

Outro problema comum com o gerenciamento de guias é quando o navegador trava ou fecha com várias guias abertas. Eu ficava muito irritado com isso, pois tenho sempre muitas guias ativas e quando o navegador trava ou fecho sem querer, muitas vezes não conseguia restaurar todas as abas.
Usei por um tempo como paliativo a opção de fixar a guia, pois assim o navegador sabe que deve manter aberta aquela página, mesmo que feche o navegador, ao abrir novamente as guias são ativadas também. Mas isso não resolvia plenamente a questão.
Nas pesquisas recentes descobri a extensão TabCloud, que permite salvar na sua conta Google a lista de guias ativas, e reabrir novamente quando e onde quiser. O onde é um diferencial, pois às vezes queremos abrir em casa uma mesma guia que esteja ativa no trabalho, por exemplo. Agora eu posso!

Conclusão

Com o navegador sendo o aplicativo mais usado por grande parte das pessoas, seja para trabalho ou lazer, escolher os melhores “acessórios” pra complementar sua experiência de acesso à Internet se torna algo muito importante.
Fico muito mais tranquilo sabendo que o controle da minha produtividade está a um mero CTRL+T de distância 🙂
Quem quiser pesquisar mais opções de extensões para gerenciamento de guias e produtividade, recomendo que confira os links a seguir. Tem muita coisa bacana! Tanto que quase mudei de idéia sobre a extensão recomendada neste texto 🙂
Referências
Firefox:
http://lifehacker.com/the-best-apps-and-extensions-to-supercharge-firefoxs-n-995238717
Chrome:
http://www.minterest.org/google-chrome-new-tab-extensions/
http://www.makeuseof.com/tag/10-most-productive-new-tab-extensions-for-google-chrome/
http://thenextweb.com/apps/2014/11/16/8-chrome-extensions-transform-new-tab-page/
http://lifehacker.com/the-best-apps-and-extensions-to-supercharge-chromes-ne-982659508
Chrome e Firefox:
http://www.hongkiat.com/blog/new-tab-browser-addons/
E você, que extensões usa e recomenda no seu navegador preferido ? Comenta aí!