Lightwave e Photon: a abordagem da VMware para lidar com a tecnologia de containers 
Lightwave e Photon: a abordagem da VMware para lidar com a tecnologia de containers
A tecnologia de containers não para de ganhar força.
A idéia de compartilhar as bibliotecas do S.O. entre aplicações com isolamento lógico não é nova (falamos do OpenVZ desde 2010), mas o Docker simplificou o processo e criou facilidades que fazem toda a diferença para DevOps, resultando num repositório com mais de 30 mil aplicações “dockerizadas”.
A coisa está tão séria que já há discussões a respeito da possibilidade de que a tecnologia de containers substitua o gerenciamento de pacotes. Recomendo a leitura dos posts do Rafael Gomes sobre o assunto.
Docker é a queridinha do momento, e traz outras soluções na esteira do seu sucesso. Ganhando cada vez mais espaço, estas soluções já incomodam gigantes como Google, Microsoft e VMware.
Não dá pra ignorar um software com mais de 13 milhões de downloads. Tanto que todo mundo correu pra implementar o suporte à tecnologia.
A Microsoft ajudou a levar o suporte ao Docker para o Windows.
E agora a VMware, que fez uma parceria com a Docker em 2014, chega com novidades.
A abordagem proposta pela Big V integra containers e VMs, aproveitando a maturidade da tecnologia de máquinas virtuais para resolver questões de segurança, administração e outras ainda mal resolvidas na tecnologia de containers.
O projeto Lightwave fornece uma infraestrutura de segurança que inclui serviços de autenticação com suporte a OAuth, LDAP, tokens, PKI e muito mais.
O Photon é uma distribuição Linux baseada em Suse e otimizada pela VMware, com suporte aos formatos Docker, rkt e Pivotal Garden para containers.

Conclusão

Entendo que a lógica da VMware faz muito sentido, pois embora a tecnologia de containers seja antiga, apenas recentemente ganhou força e passou a ser vista como tecnologia corporativa, o que demanda um outro nível de amadurecimento, e portanto faz sentido “pegar carona” na maturidade das máquinas virtuais.
Imagine ter que (re)desenvolver tecnologias de alta disponibilidade, tolerância a falhas, balanceamento de carga e segurança para containers, sendo que estas tecnologias já foram testadas e aprovadas pelo mercado corporativo, quando se trata de máquinas virtuais.
E você, o que acha ? VMs e containers podem funcionar bem juntos ? Eu acredito 🙂

Saiba mais...  Giro de Notícias 34ª Edição (Aprender Idiomas Fácil, Data Storytelling, VMware vSphere U2, Azure Security Center, Sacudindo Janelas, Macacos Autistas)

Quer saber quais as certificações mais desejadas do mercado?

Há algumas que você deve estar atento, além dcertificação VMware, como a certificação ITIL, em Segurança da Informação e Big Data.