Profissional de TI se atualiza aqui!
Novidades da Semana em TI.

Neste Conteúdo Você Vai Saber...

Apps para Android e iOS


Quem acompanha o blog há mais tempo sabe que não me canso de recomendar o aprendizado do inglês como prioridade pra profissionais de TI. Acho até que aprender inglês deve vir antes de especializações e outros cursos, pois o inglês ajuda a tirar melhor proveito destas formações. Por isso preste atenção na dica de hoje, que relaciona 10 apps pra aprender idiomas. A lista traz apps recentes, como Memrise e Busuu, além de clássicos como Duolingo, Babbel e Rosetta Stone. Tem ainda o Phrasebook, focado em frases úteis em viagens, o HelloTalk pra quem quer conversar com outros estudantes, e o Learn 50 Languages, que traz o essencial de cada idioma pra você não ficar perdido.

Saiba mais...  Usando a web para conhecer os políticos e votar melhor

Empreendedorismo e Produtividade

Criando oportunidades de aprendizado no trabalho

Liane Davey, autora do best seller You First, que escreve para o Harward Business Review, explica porque você deveria depender menos de treinamentos formais e criar oportunidades de aprendizado dentro da sua rotina de trabalho. Segundo ela, a abundância de informação gratuita na Internet faz com que seja possível aprender praticamente qualquer coisa online. Além disso, depender de treinamentos formais pode colocar a responsabilidade pelo seu desenvolvimento profissional nas mãos de outra pessoa, o que não é interessante. Então, o melhor é escolher uma habilidade importante para seu trabalho e crescimento na carreira, e criar oportunidades de desenvolvê-la dentro da sua rotina de trabalho, seja aproveitando reuniões para melhorar sua comunicação ou testando novas técnicas de organização ao checar o email. O segredo é estabelecer uma meta específica, dividir o aprendizado em pequenas partes e acompanhar o progresso, organizando a meta em passos significativos que representem avanços importantes. Melhorar a comunicação, por exemplo, pode ser definido como melhorar a escrita com emails mais objetivos e aprimorar a condução de reuniões reduzindo a duração e focando nos pontos mais importantes.

Big Data e Ciência de Dados

Ferramenta conta a história dos seus dados automagicamente

A Narrative Science é uma empresa especializada em Advanced Natural Language Generation, e eu uso o produto deles para blogs, Quill Engage, há algum tempo, e é muito bom. Ele transforma os números do Google Analytics numa narrativa fácil de entender que destaca os dados mais importantes. Agora eles lançaram o Narrative for Qlik, uma solução que promete destacar os dados mais relevantes dos gráficos e tabelas do Qlik Sense, gerando uma narrativa automática para explicar os dados e refletindo em tempo real as interações do usuário com os dados. Achei uma grande sacada, e espero ver isso funcionando em breve!

Virtualização e Cloud


VMware vSphere Update 2

A mais recente atualização da suite de virtualização da VMware traz uma novidade muito bem vinda: um Web Client para o host. O Fling que comentamos na 13ª edição do giro foi oficializado, e agora os admins contam com uma interface web como deve ser, totalmente HTML5, embora não seja ainda nenhuma maravilha. Que a VMware continue ouvindo as preces dos administradores de sua suite, e melhore muito a interface web de suas soluções para que um dia, quem sabe, cheguem ao nível de desempenho, estabilidade e usabilidade das versões cliente/servidor. Ah! Antes que me esqueça, a atualização da suite também inclui patches de segurança, correção de bugs e outras melhorias.

Saiba mais...  Sua Ideia é Boa? | Salários Maiores pra Cientistas de Dados | Banheiro Detector de Doenças | Wine 4.0 | Fim da Linha pro Windows | 91% das Empresas Sofreram Incidente de Segurança

Segurança da Informação


Azure Security Center: o nirvana dos secadmins?

Segundo o blog de segurança da Microsoft, o Azure Security Center, novo centro de gestão de segurança para a nuvem de Redmond, é a solução para todos os seus problemas. Gestão de segurança baseada em políticas, visão rápida e clara de dispositivos em conformidade e não conformidade, inteligência contra ameaças, integração com soluções de parceiros, SIEM e muito, muito mais recursos e funcionalidades são prometidos. Espero que na prática a promessa se cumpra, pois a falta de uma gestão de segurança centralizada é sem dúvida um grande desafio para muitos profissionais.

https://blogs.technet.microsoft.com/mmpc/2015/12/21/keeping-browsing-experience-in-users-hands/

Governança de TI

Glossário do ITIL

O conceito desta semana trata do Valor do Serviço. O ITIL define serviçs como “…um meio de fornecer valor ao cliente…” Fica claro portanto que valor aqui se refere aos benefícios e vantagens que o serviço oferece ao seu cliente/usuário. Costumo dizer que se um serviço não ajuda o usuário de alguma forma, não faz sentido existir. Por isso, faça uma lista dos serviços de TI que você ajuda a manter funcionando, e identifique que valor cada um deles entrega para o usuário: mais velocidade, facilidade, segurança, menos custo? Que valor você está entregando pra ele?

Linux e Software Livre


Usando o comando ‘find’

O comando find é de conhecimento obrigatório de qualquer sysadmin Linux. Porém, como muitos comandos, ele tem seus “truques na manga”, que nem todos conhecem, especialmente quando se trata de combiná-lo com outros comandos pra produzir resultados melhores. É possível, por exemplo, localizar aqueles arquivos com permissão pra todo mundo usando o comando “find / -perm a=rwx -type f -exec ls -l {} ;

Saiba mais...  Vuecommerce: Personal Stylist com Inteligência Artificial!

Windows e Microsoft

A PC World traz uma lista de dicas anteriores ao Windows 10 (mas bem interessantes!), e testa pra ver se continuam funcionando na versão mais recente do sistema. Gostei muito da dica de “sacudir” uma janela pra minimizar todas as outras menos ela. Tem também a dica que habilita mais opções “Enviar Para” ao clicar com o botão direito num arquivo com a tecla shift pressionada.

Ciência e Inovação

Macacos autistas criados na China

Cientistas do Instituto de Neurociência de Shangai desenvolveram macacos com o gene humano do autismo, na esperança de que seja possível obter melhores resultados nas pesquisas envolvendo a doença, já que até hoje se costumava utilizar ratos.

Música e Cinema

Ace of Base – All That She Wants

Ontem eu estava “futucando” minha coletânea de músicas pra encontrar esta pérola da década de 90. Aumenta o som e aproveita!

O Profissional

Com nota 8,6 no IMDB, nem preciso dizer que a história de um assassino que ensina seu “ofício” à pequena Mathilda, única sobrevivente do assassinato da família, é imperdível né? Sem contar que foi o filme que revelou Natalie Portman para o mundo 🙂

Conclusão

E aí, o que achou do informativo desta semana ?
Conto com seus comentários, críticas e sugestões pra manter este informativo o mais útil possível!
Quer saber mais sobre algum assunto específico? Comenta aí que vou tentar te ajudar!
E se não é assinante do informativo, não perca tempo! ASSINE JÁ!

Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!
É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!
E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!
Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!