Empreendedorismo e Produtividade

Sabe aquela sua ideia genial? Talvez não seja tão genial assim. Mas aquela outra coisa que você pensa de vez em quando que poderia ser interessante, mas acha que ninguém daria bola, pode ser a grande sacada!

O site MyIdea360.com se propõe a analisar e te enviar o resultado dessa análise em até 72 horas, informando se sua ideia é boa ou não. Isso é feito através de um questionário.

Eu respondi tomando alguns cuidados para não revelar demais sobre meus planos, pois não sei até que ponto o projeto não é um “coletor de ideias de empreendedores” para aproveitar o fato de que a maioria não tira a ideia do papel, e portanto seria uma excelente fonte de informações sobre projetos para testar. Até porque, com o método certo é possível testar ideias muito rapidamente (um final de semana, por exemplo).

De todo modo, você pode fazer como eu, e responder o questionário com informações vagas, para assim ter acesso a um passo a passo para avaliar a viabilidade de seu projeto/negócio. São muitas perguntas sobre diversos aspectos, abordando a existência de clientes interessados, tamanho do mercado, concorrência, experiência da equipe que vai tocar a ideia e muito mais.

Big Data | Ciência de Dados | Inteligência Artificial | Machine Learning

Para surpresa de ninguém, a demanda (e os salários!) dos cientistas de dados continuam a crescer. Pesquisa da Indeed mostra que, embora mais profissionais estejam buscando se especializar na área, o número de vagas continua crescendo em velocidade maior, e o gap entre vagas e profissionais está aumentando. Resultado: aumento de até 16% nos salários de cientistas de dados na região dos EUA. Em resumo: corre que ainda dá tempo!

Saiba mais...  Nova API Java para OpenOffice

Aproveito pra informar em primeira mão que estou trabalhando há algum tempo na reformulação do meu treinamento em Big Data e Ciência de Dados e você vai poder participar da escolha dos tópicos a serem abordados. Mais novidades em breve!

 

Dessa vez a Inteligência Artificial pode ter ido longe demais, como diz o tweet aí, hein!? 🙂

Já imaginou um vaso sanitário com IA pra analisar seus “resíduos descartados” em busca de doenças? Meio bizzarro, não?

De acordo com o especialista Sanjay Mehrotra, da fabricante de memórias Micron Technology, é isso que devemos esperar para o futuro próximo, na medida em que a Inteligência Artificial envereda cada vez mais profundamente na medicina. Esta medida poderia, segundo ele, reduzir a necessidade de ir ao médico regularmente.

Linux | Software Livre | Dados Abertos

Lembra do Wine?

Pois é. Ele está vivo e muito bem.

Segundo a PPLWARE/SAPO, as melhorias se concentram no suporte a tecnologias usadas em games, como texturas 3D e 3D, Direct3D e outras bibliotecas afins, além de multithread, o que me parece revelar que bastante gente querendo rodar jogos Windows no Linux.

Mesmo não sendo gamer, considero espetacular a possibilidade de rodar jogos famosos sem precisar pagar licença de Windows. E você?

Windows | Microsoft | Azure

Para surpresa de ninguém (eu sei, tá chato isso :), a Microsoft oficializa o fim do Windows nos smartphones.

A gigante de Redmond capitula na luta (ingrata, diga-se de passagem) para se tornar fornecedor relevante no mercado de sistemas operacionais para smartphones. Dessa vez não deu.

Melhor mesmo se concentrar no negócio de nuvem, que vai muito bem obrigado.

Segurança da Informação

Estudo revela que 60% das organizações sofreram dois ou mais “eventos de cyber disrupção” nos últimos 24 meses.

Saiba mais...  FISL 11: Virtualização na PROCERGS e VirtTool na CONAB

Que nome mais fresco pra incidente de segurança, né não? 🙂

Mas o fato é que são números assustadores, como ocorre frequentemente quando analisamos estatísticas na área de segurança.

O estudo do Ponemon Institute revelou que 91% das organizações globais sofreu pelo menos um incidente, enquanto 60% sofreu pelo menos dois, sendo considerados incidentes de segurança situações como vazamentos de dados, interrupções de operações de negócios total ou parcialmente e eventos correlatos.

Pra completar, 54% não pede o tamanho do prejuízo que estes incidentes representam, e portanto não são capazes de quantificar o rombo causado, ação imprescindível para justificar a remediação, considerando que é comum considerar os custos de TI muito elevados, muitas vezes por não entender os benefícios deste tipo de investimento.

Agora veja, diante da notícia anterior, que reforça o quadro assustador da segurança da informação a nível mundial.

Você, como profissional qualificado que é, consegue convencer a gestão e investir, pelo menos, num seguro contra incidentes de segurança, pra reduzir pelo menos o prejuízo financeiro no processo de recuperação de uma situação desse tipo.

Aí vem a empresa de seguros, e alega que se trata de “ato de guerra”, não coberto pelo seguro. Complicado, hein!?

O resultado disso é que a Mondelez, gigante do mercado de alimentos dos EUA, está processando o grupo Zurich Insurance, em razão da negação do acionamento do seguro após um ataque do ransomware NotPetya, com prejuízo estimado em 100 milhões de dólares.

Governança de TI (agradecimento especial!)

 

 

Pesquisa de Satisfação ITIL Foundations 2011 Unifacs 2019

Neste último sábado foi concluída a 11ª turma do treinamento ITIL Foundations, na UNIFACS Salvador, e fiquei muito feliz com o altíssimo nível de satisfação registrado pelos participantes ao final do curso.

Saiba mais...  Associações de aplicações e tipos de arquivos no WINE

É motivo de muita satisfação saber que estou no caminho certo, buscando e melhoria contínua (parodiando o próprio ITIL :), confirmando que os esforços se transformam em resultados para todos.

O meu muito obrigado à UNIFACS pela parceria, e a todos que já foram meus alunos, por contribuir tanto, com críticas, sugestões, elogios e reclamações, pra que possa seguir no caminho para me tornar o melhor que posso ser. Muito, muito obrigado mesmo!

Conclusão

Mais uma vez registro aqui minha felicidade (e alívio! 🙂 por ter conseguido retomar o informativo, pois o blog sempre foi referência como fonte de informações atuais para muitos leitores, por isso não conseguir atender esta demanda me incomodava bastante.

Vamos que vamos!