Veeam Backup Community Gratuita

Veeam Backup Community Gratuita

Veeam lançou uma versão gratuita da sua solução de backup!

Pessoalmente, considero que este é mais um marco importante no sentido de democratizar o acesso a soluções de qualidade para as empresas, especialmente pequenas e médias.

Confira o comunicado oficial abaixo:

Profissionais de TI, estão preparados? O NOVO Veeam® Backup & Replication™ Community Edition é o novo presente da Veeam para a comunidade de TI – uma solução de backup essencial, rica em recursos e TOTALMENTE GRATUITA para VMware, Hyper‑V e Nutanix AHV, e também para servidores físicos, estações de trabalho e instâncias de nuvem.

Agora, você pode proteger até 10 máquinas virtuais (VMs) ou uma combinação de VMs, instâncias em nuvem, servidores físicos ou estações de trabalho. É ideal para usar em seu laboratório doméstico, proteger parte de seu ambiente ou usar para fazer migrações GRATUITAMENTE –aproveite mais de um produto com valor de US$ 500 por ano! *

O Community Edition é:

Avançado: experimente os mesmos recursos completos de backup, recuperação e replicação oferecidos na premiada Edição Standard do Veeam Backup & Replication.

Simples: faça o download e comece sua proteção em minutos, com qualquer hardware e storage que você já possui.

Confiável: “configure e esqueça”, garantindo que seus dados estejam protegidos e disponíveis quando e onde você precisar. Simplesmente funciona!
E fica ainda melhor: a versão Community Edition é GRATUITA PARA SEMPRE e até funciona além de 10 VMs/instâncias, oferecendo backup ad hoc manual para um número ILIMITADO de VMs, aproveitando o VeeamZIP™.

Baixe agora backup GRATUITO mais avançado da Veeam e comece a usar hoje mesmo!

Conclusão

Achei que a Veeam foi generosa nos recursos oferecidos pela solução gratuita.

Saiba mais...  Pacote de dados pré-pago para #smartphones

É bem provável que uma empresa pequena e até de médio porte não tenha mais que 10 máquinas virtuais realmente críticas.

E digo mais. É bem provável que seja possível concentrar os dados críticos em 10 VMs!

Até porque, em tempos de containers (leia efemeridade), fazer backup de VM completa pensando em guardar configurações começa a não fazer mais sentido.

Agora a parte mais legal.

Você consegue fazer replicação e até migração das 10 VMs automagicamente, ou seja, configura um job, faz o agendamento e “esquece” 🙂

Para ver a lista completa de funcionalidades, que são equivalentes à versão Veeam Backup & Replication Standard, clique aqui.

Porém, todos os recursos estão disponíveis Ad Hoc (sob demanda) pra quantas VMs vc quiser.

Ou seja, você pode fazer backup manual de todas as VMs do ambiente, e escolher as 10 mais críticas pra fazer backup agendado, com política GFS, replicação, tudo como manda o figurino.

Eu sempre admirei a Veeam por ter “sacado” bem antes das outras fornecedoras de solução de backup que virtualização (e cloud) era o futuro.

E com o lançamento da versão gratuita virei fanboy oficialmente, admito (e não é porque a Veeam patrocina este blog não :).

E você? O que achou da novidade? Vai usar a versão gratuita?