Que o Instagram é a rede social do momento (e já faz algum tempo isso!), todo mundo sabe!

O que talvez nem todos saibam é a infinidade de ferramentas disponíveis para facilitar sua interação com a rede social, que possui algumas limitações e “picuinhas”, até pra evitar abusos em alguns casos, mas que muitas vezes acabam também atrapalhando a vida de quem deseja ou precisa criar e publicar conteúdo de qualidade com objetivos mais profissionais, ou mesmo apenas pra ter sua rede social mais organizada, bonita e com maior alcance de pessoas.

Por isso, fiz este levantamento com cerca de 25 ferramentas pra facilitar sua vida na rede social.

Espero que encontre o que procura na lista a seguir.

Boa sorte!

1 – Canva

O Canva é uma ferramenta excelente, tem versão desktop e app pra android e iphone, permitindo criar os mais diversos tipos de conteúdo, desde apresentações até capas pra páginas do Facebook, além de, claro, postagens com a formatação mais adequada pras principais redes sociais, incluindo Twitter e Instagram, dentre outras. Certamente uma ferramenta gratuita que vale muito a pena experimentar.

2 – StoryADs

Esse serviço permite criar pequenos vídeos com extrema facilidade. A partir de templates prontos, você envia suas fotos e vídeos (ou seleciona das muitas opções de repositórios que ele oferece), ajusta texto e outros detalhes, e pronto! Seu vídeo diferenciado está prontinho pra publicar no Instagram, e será enviado para o email que você informa ao acessar o site do serviço.

3 – Display Purposes

Este serviço permite pesquisar hashtags, que podem ser visualizadas em texto, mapas ou grafos, de forma que você pode, além de copiar as hashtags para seu post, analisar onde estas hashtags são mais populares e como elas se relacionam. Legal, hein? Pra começar basta digitar uma hashtag na caixa de pesquisa. Eles também analisam seu perfil do Instagram, basta informar o perfil e o email pra receber o relatório.

Saiba mais...  Associações de aplicações e tipos de arquivos no WINE

4 – Autohash

Este app usa recursos de inteligência artificial pra detectar os elementos da sua imagem e sugerir hashtags automaticamente. Se o GPS for ativado ele sugere também hashtags de acordo com a localização. Espertinha essa app, né?

5 – UNUM

Este app tem versão pra smartphone e PC (web), e ajuda a organizar sua galeria de imagens do Instagram, permitindo até 18 grids pra fazer o planejamento visual da sua rede social, e ainda 500 imagens e vídeos armazenadas no serviço, tudo isso na versão gratuita.

6 – ShortStack

Este serviço oferece a possibilidade de criar “concursos” usando hashtags e coletar a participação das pessoas automaticamente (até 100 participações na versão gratuita). Fazer concursos que incentivam as pessoas a divulgar sua hashtag é uma forma bem legal e muito usada pra ganhar visibilidade na rede social, e o ShortStack facilita esse trabalho.

7 – Gleam

O Gleam é um serviço de “concursos” também, mas com a diferença de que você pode associar o widget deles no seu blog ou site, e oferecer recompensas pra quem seguir você no Instagram ou participar da sua campanha, ou ainda submeter uma foto a ser divulgada numa galeria, além de outros recursos pra você divulgar seu perfil e ganhar seguidores promovendo este tipo de ação.

8 – Instagram Insights

O recurso de analytics do Instagram, para usuários com perfil profissional, permite avaliar uma série de métricas de visualização e engajamento, sendo essencial pra quem quer obter sucesso na rede social.

9 – Squarelovin

Para usuários comuns como eu, que não possuem o perfil profissional, há ferramentas como o Squarelovin, que permite obter métricas de engajamento, visualizações e até sugerir melhores horários para postagens na rede social.

Saiba mais...  Cartões de referência para todos os gostos

10 – PicFlow

Este app pra android e iphone facilita a criação de pequenos vídeos (15 segundos), bastando selecionar as imagens, trilha sonora e tempo de duração de cada “slide”.

11 – Adobe Spark

O Adobe Spark é um conjunto integrado de aplicativos de criação de mídia para dispositivos móveis e Web desenvolvidos pela Adobe Systems. Ele é composto por três aplicativos de design separados: Spark Page, Spark Post e Spark Video.

12 – Later

Later é um app que ajuda a planejar visualmente suas postagens no Instagram, facilitando a organização e fluxo consistente de conteúdo na rede social, de forma a obter mais seguidores e engajamento. A versão gratuita permite até 30 fotos por mês, além de recursos simples de estatísticas.

13 – Repost

Provavelmente você já conhece o Repost, um dos apps mais conhecidos pra postar conteúdos de outros na rede social, mas ele não poderia ficar de fora dessa lista, pela sua popularidade.

14 – CrowdFire

Este app permite fazer curadoria de conteúdo, ou seja, sugere conteúdos interessantes pra você (re)compartilhar na rede social, além de oferecer recursos básicos de postagem e agendamento de conteúdos para o Instagram. Certamente uma ferramenta que vale a pena testar.

Menções Honrosas

Nossas menções honrosas vão para apps que não destacamos aqui por já serem bastante conhecidos, o que não invalida sua utilidade.

O Hootsuite é um dos apps mais usados pra postar em redes sociais, e é uma alternativa ao Later. Na mesma linha de serviços para agendamento, organização e análise de postagens, o Buffer também é uma ferramenta que se destaca. Ainda tratando de postagens, o Sprout Social é outra alternativa a considerar, e conta com recursos de monitoramento de hashtags, relatórios de desempenho e suporte a múltiplas contas.

Saiba mais...  Minimize o risco da sua rede com Geo-Location e Reputation Filtering

Se seu objetivo é criar conteúdo mais elaborado, o Aviary é uma boa opção de editor para imagens, com vários efeitos e outros recursos pra deixar seu conteúdo mais profissional.

Já se você tem um site WordPress e quer integrar seu feed do Instagram, algumas alternativas são: Feed Them Social, Instagram Feed, AccessPress Instagram Feed e Instagram Feed WD.

Se sua preocupação está em analisar o desempenho dos seus conteúdos na rede social, algumas ferramentas que vale a pena conhecer são: Simply Measured, Iconosquare, Pixlee,

Conclusão

Certamente esta lista de apps e serviços pra Instagram não é exaustiva, e ficarei muito feliz se você deixar seu comentário com sugestão de outros apps pra incluir na lista, ou mesmo observações sobre alguma novidade dos serviços aqui listados.