tablets

5 apps android para turbinar sua capacidade de memorização, leitura e compreensão de texto (estilo Spritz)

Os comentários sobre o app Spritz que comentamos no último podcast ainda rendem, e descobri meio por acaso vários apps que prometem recursos similares pra otimizar a leitura e compreensão de texto, utilizando a mesma técnica do app Spritz que posiciona palavras para melhor percepção.

Uma coisa que não sabia é que este app vem com o Samsung Galaxy S5, e este foi um dos motivos de ganhar popularidade recentemente. Essa Samsung… mas vamos aos apps “estilo Spritz” 🙂

A Faster Reader

Este app é gratuito mas oferece opção de upgrade por U$ 0,99, sendo acionado selecionando um trecho de texto em qualquer outro app do smartphone que permita compartilhar esta seleção, e então enviando o trecho para o app de leitura. A partir daí, ele começa a exibir o texto para leitura a 300 palavras por segundo, sendo necessário atualizar para a versão paga caso queira mudar a velocidade.

Speed Read inspired by Spritz

Este app funciona da mesma forma que o anterior, porém exibe também o texto completo, permitindo se localizar em que parte do texto se está e assim acompanhar o progresso da leitura. Inclui controle de velocidade e indicador de progresso, além de lembrar a última posição de leitura do trecho de texto.

Speed Reader

Nada de copiar/colar/compartilhar texto de outros apps. Este app gratuito suporta leitura diretamente de arquivos em formato txt, pdf, epub, html e xml. É o primeiro que vou testar.

Speed Reading Spritz like

Outro app gratuito de leitura que incorporou o “estilo Spritz” e oferece recursos de personalização de velocidade, contador de palavras, dentre outros.

Bônus! Ankidroid

Este é um app indicado por um aluno que, a partir das informações que comentei no podcast, pesquisou sobre o assunto e descobriu este auxiliar de memorização baseado no conceito de flashcards, aqueles documentos de acesso rápido com as principais informações sobre qualquer assunto.

O app é muito útil pra estudantes, pois permite criar questionários e utilizá-los para aprender e se aprofundar em qualquer assunto a partir de técnicas de memorização por repetição espaçada, com estatísticas e muitos cartões já prontos disponíveis sobre vários temas.

Via CNET.

OpenSignal, o app que desmascara operadoras

Que tal um aplicativo que analisa a velocidade do seu 3G, indica a direção e qualidade do sinal da operadora, monitora o tráfego da sua conexão ? Legal ? Pois o OpenSignal faz isso e muito mais!
Na aba dashboard, temos informações de direção e qualidade do sinal, para voz e dados, e ainda as informações do wifi, incluindo as redes visíveis.
Na tela acima você vê a aparência do aplicativo ao realizar um teste da velocidade da conexão. Achou o resultado surpreendente ? Pois saiba que eu estava conectado através do wifi. Agora o resultado não parece nada bom, não é ? Mas isso não importa, pelo menos pra análise do aplicativo.
Note que ele classifica com estrelas a qualidade da conexão para acesso à web, vídeo e VoIP.
Eis o recurso matador do aplicativo: qualidade do sinal das operadoras ao alcance na sua região! Observe como na região em que testei, o sinal da TIM(ganei) é o pior de todos, exceto no quesito confiabilidade. Só este recurso já torna a aplicação obrigatória em qualquer smartphone android!
É possível configurar algumas opções bem interessantes, como aviso de perda de sinal e reportar chamadas perdidas.
Enfim, um app recomendadíssimo!
ps: o app já está disponível também pra iphone (ok Ednilson ?) 🙂
Curta nossa página no facebook!

Eis a prova definitiva: o #Google sabe mais sobre você que você mesmo! (#privacidade)

Há algum tempo o Google ativou um recurso “Atividade da Conta”, que juntamente com o “Google Dashboard”, te dá informações valiosíssimas para qualquer um que queira um mínimo de controle sobre a própria privacidade na web.
Ao receber o relatório mais recente, me deparo com as informações acima. Veja que o Google sabe por onde andei, quanto tempo fiquei, se estava em casa ou não. Assustador, né ?
Pois é.
Se você se preocupa com sua privacidade, é hora de rever conceitos, e repensar seu uso do GPS, seu grau de vinculação a um fornecedor único, especialmente em smartphones e tablets (pois os carregamos pra todo lugar!), e para os mais paranóicos, é hora de repensar o sistema e smartphone que usa, evitar usar o wifi e o 3G, e até desligar o smartphone quando não quiser ser rastreado.
Ah! E só pra lembrar, a imagem acima é uma pequena amostra das informações reveladas pelo relatório de atividade da conta.