Aniversário do blog

10 Anos de Tecnologia que Interessa!

Aniversário 10 anos Tecnologia que Interessa! (o presente é seu!)

Nunca imaginei que veria este “filho” completar 10 ANOS!

Um projeto que nasceu para “deixar de entupir a caixa de mensagens dos amigos” e atender especialmente “amigos e familiares” 🙂

E que hoje atende a mais de 10 mill pessoas todos os meses.

Ao longo desses 10 anos aprendi muito mais do que poderia sonhar.

Conheci pessoas, empresas, tecnologias.

Descobri um novo mundo.

Novas possibilidades.

Acertei, errei.

Acima de tudo, cresci.

Como profissional.

Como pessoa.

Por isso, meu agradecimento muito especial a você, que faz parte da comunidade “Tecnologia que Interessa!”.

Você que acredita que as informações aqui compartilhadas podem ser úteis de alguma maneira.

Você que compartilha os conteúdos nas redes sociais.

Você que adquire os meus cursos.

Você que me ajuda a escrever melhor, corrigindo erros nos textos do blog.

Você que me incentiva a seguir, comentando quando um conteúdo foi útil.

Você que pede ajuda nos comentários.

Você que responde aos pedidos de ajuda nos comentários.

Você que trola os comentários com SPAM e críticas ácidas.

Enfim, obrigado a você que me ensina, diariamente, a ver o mundo através da web.

E agora, pra não ficar só no melodrama, quero compartilhar com você algo de útil.

Os Erros



Vou listar alguns dos maiores erros que cometi ao longo dessa caminhada, e que prejudicaram de alguma maneira o blog e, por consequência, a mim e até, de certo modo, a você leitor.

Fazer tudo sozinho

Este erro é muito comum, e demorei a entender que precisava investir pra ter resultados melhores. Em razão disso, até hoje o blog não tem o melhor design, nem a melhor rentabilidade que poderia.

Hoje conto com colaboradores que me ajudam a manter a qualidade do conteúdo e a frequência de postagens.

Focar só no retorno financeiro

Quando comecei a estudar sobre SEO e vi o potencial que conteúdos bem escritos podem alcançar, fiquei iludido por um tempo, acreditando que bastaria escrever alguns posts estratégicos e ver os acessos multiplicarem, os patrocinadores se degladiarem por um espaço de publicidade e a receita com os anúncios do Google decolarem rumo ao espaço.

Nada disso aconteceu.

E olha que tenho muitos textos na primeira página do Google.

Aprendi que, mais que retorno financeiro, é preciso encontrar a melhor maneira de ajudar o leitor a resolver o problema cuja solução ele busca no Google.

E assim passei a escrever textos menos estratégicos e mais úteis (espero eu) pra você.

Definir objetivos além do seu limite

Ao longo dos anos, fiquei muito exigente com o conteúdo do blog, e coloquei critérios de qualidade muito além do que seria viável para mim no dia a dia.
Quantidade mínima de palavras, imagens otimizadas, termos de busca associados e outras exigências técnicas fizeram com que ficasse completamente inviável manter a frequência semanal de postagens.
E pensar que nos primeiros 5 anos do blog eu consegui uma média de quase um post por dia!!!
A elaboração do informativo semanal, por exemplo, tomava pelo menos 4 horas do meu escasso tempo para coletar notícias, analisar, resumir, organizar em tópicos e publicar.
Ainda busco alternativas para automatizar parte desse esforço e viabilizar um informativo, pois sei que muitos leitores gostavam desse tipo de conteúdo.

Falta de foco

Esse provavelmente foi o maior dos erros que cometi.
Mesmo sabendo do potencial do blog, me envolvi em muitos projetos paralelos, alguns de outras pessoas, e desperdicei um tempo precioso construindo o sucesso de outros quando deveria estar construindo o meu sucesso.
Não me arrependo porque aprendi muito com esse erro, mas passei a escolher com muito mais cuidado os projetos, parcerias e ideias que vale a pena dedicar energia e tocar pra frente.

Destaques do ano

Nem só de erros foi o ano de 2017.
Foi um ano de conteúdos bem trabalhados, onde procurei oferecer mais qualidade, embora em menor quantidade.
A partir de novembro tive que me dedicar à Escola Bitcoins (já são quase 200 alunos!), e isso impediu que conseguisse entregar ainda mais conteúdo de qualidade em 2017.
De todo modo, creio que você vai concordar comigo que os conteúdos abaixo foram bem úteis, não?
Isso sem falar na MEGA série sobre a Amazon!
Expliquei as soluções que utilizo para que o blog seja, além de uma fonte de informações úteis, uma porta de entrada para possíveis alunos e clientes com o Arsenal do Tecnologia que Interessa!.
Trouxe algumas reflexões sobre a preocupação (por vezes) excessiva com certificações e acredito que você pode descobrir que não vale a pena se preocupar tanto assim com as certificações exigidas pelo mercado.
Listei 100 Ferramentas de Inteligência Artificial que já estão disponíveis pra usar e facilitar tarefas como encontrar um local pra morar, emprego, baladas, relembrar momentos importantes e até te ajudar a comer melhor identificando as calorias do alimento pela foto!
Como IA é um tema quente no momento, eu trouxe mais uma listinha, dessa vez de coisas incríveis que a IA vai fazer (algumas até já faz!) por você e/ou com você :O
Saindo um pouco do tema tecnologia mas trazendo um assunto que considero importantíssimo na vida de qualquer pessoa, relacionei uma enormidade de métodos de produtividade. Veja o que se encaixa melhor no seu perfil e seja feliz!
Aproveitando que voltei a estudar bastante sobre Bitcoin, Blockchain e criptomoedas, resolvi ajudar a resolver um dos principais problemas dos investidores. Quais as melhores carteiras pra guardar minhas moedas?
Seguindo a linha de tentar ajudar você no seu dia a dia, elaborei um guia pra comprar smartphones com melhor custo/benefício. O famoso bom e barato! De brinde, mostrei a você como não cair na pegadinha dos sites comparadores de smartphones.
Mostrei a importância de combinar conhecimentos, habilidades e atitudes através da Teoria CHA, que vai te ajudar a se tornar um profissional melhor em menos tempo.
Listei as principais tecnologias que um Cientista de Dados deve conhecer. Se essa é sua praia, esse texto é essencial.
E finalizei o ano começando uma nova série, desta vez sobre a Linguagem R, que aprendi a usar e admirar pela flexibilidade e poder de realizar coisas complexas com uma relativa simplicidade. Se você tem aptidão pra programar, recomendo muito que aprenda R.

O Futuro

Eu sempre acreditei no potencial do blog como fonte de informação e, porque não dizer, referência em TI a nível nacional.
Mesmo com a certeza de que os conteúdos estão cada vez melhores, ainda tenho metas ambiciosas em relação a este espaço.
Quando estes objetivos forem alcançados, espero que possamos comemorar juntos por aqui.
Para 2018 prometo apenas que vou fazer o meu melhor.
Não vou mais cometer o erro de prometer coisas que não tenho certeza se conseguirei cumprir, por isso nada de “listinha de pretensões” pra este ano.
Posso garantir apenas (e isso vale muito!) que vou continuar pesquisando, estudando, organizando, resumindo, escrevendo e publicando conteúdos que possam ajudar você a alcançar seus objetivos profissionais e, de repente, até pessoais também.

Conclusão

Ainda que outros projetos e circunstâncias me obriguem a dedicar menos tempo do que gostaria ao blog, tenha a mais absoluta certeza que meu comprometimento em continuar contribuindo com informações de qualidade pra você, através deste espaço, continua mais firme do que nunca.
Espero que possa aprender algo com os meus erros e acertos.
E desejo que possamos continuar nos encontrando por aqui pelos próximos 10 ou, quem sabe, até 100 anos! 🙂
Até.

9 Anos de Tecnologia que Interessa!

Aniversário 7 anos Tecnologia que Interessa!
“E eis que, mais uma vez, é momento de comemorar.

Comemorar o crescimento, amadurecimento, evolução da minha ‘cria’, que hoje completa 9 anos!

Esta cria que é motivo de muito orgulho.

Que me proporciona conhecer pessoas, e entender um pouco mais do mundo através da web.

Que me revela oportunidades que nunca imaginei estarem ao meu alcance.

Que me possibilita coisas boas e ruins, ambas importantes para o crescimento pessoal e profissional.

Que, mais importante que tudo, me conecta com você, que agora lê este texto, e que reconhece alguma utilidade no que escrevo e compartilho por aqui.”
Não resisti a adaptar um trecho da melhor mensagem de comemoração (e gratidão!) que já fui capaz de escrever nestes 9 anos compartilhando conhecimento e experiências com você que me prestigia com seu tempo e atenção.

Aqui estou, 1706 textos (e 1,2 milhão de acessos!) depois, pronto pra escrever mais outros tantos posts!

Mais motivado que nunca, pretendo contribuir cada vez mais com informações que realmente façam diferença na sua carreira de TI e, porque não dizer, na sua vida!

Nos últimos meses tenho pensado bastante em uma forma de combinar todos os tipos de conhecimento que tenho acesso de uma forma ainda mais prática e útil pra você.

Por isso resolvi fazer uma mudança.

A partir de agora o informativo de TI será quinzenal, e não mais semanal.

Foram 73 edições do “Giro de Notícias” desde o segundo semestre de 2015, quando iniciei o novo formato (mais de 700 notícias e dicas!).

Muitas mais virão.

O informativo é muito útil pra ter uma “visão panorâmica” do mercado.

Acho especialmente importante pra desenvolver a maturidade do profissional de TI, que muitas vezes fica atolado no dia a dia e não sabe o que está acontecendo no resto do fascinante mundo da TI.

Mas eu quero mais!

E com o informativo quinzenal, poderei alterná-lo textos mais específicos e aprofundados, compartilhando em mais detalhes o que tenho aprendido sobre Empreendedorismo, Big Data e Ciência de Dados, Computação em Nuvem e outros tópicos “quentes” do mercado, mas que não consigo abordar em profundidade porque o informativo consome muito tempo pra ser produzido.

São pelo menos quatro horas por semana dedicadas a selecionar, ler, resumir e escrever o informativo!

Assim, numa semana este tempo será dedicado ao informativo, e na outra a produzir um texto mais detalhado, prático, que combine não apenas informação, mas também orientação para ação, ou seja, quero te ajudar a entender como usar o conhecimento em TI a seu favor.

Há muitas oportunidades globais para profissionais de TI, e quero contribuir pra que tenha condição de aproveitá-las.

Enfim, não quero me estender muito, pois sei que seu tempo é precioso.

Espero que goste da mudança, e que o conteúdo deste blog continue justificando sua audiência.

Agradeço mais uma vez, e me despeço com a certeza de que, se a jornada até aqui já valeu muito a pena, o que temos pela frente vai valer muito mais!

Obrigado – 1 milhão de visualizações!!!

Tecnologia que Interessa! - blog tecnologia 1 milhão de visualizações
Tecnologia que Interessa! - 1 milhão de pageviews!
Houve um tempo em que eu acreditava que café e ovo faziam mal.
Achava que o importante era ter crédito, e não ter reservas financeiras para momentos de dificuldade.
Que um blog de sucesso precisava de muitos textos, postados diariamente, e uma campanha agressiva de divulgação de banners.
Hoje tudo isso mudou.
Mas antes que pense que estou ficando maluco (não que esteja errado :), deixa eu explicar o que tudo isso tem a ver com o que quero conversar com você.
Quero falar sobre a lição mais valiosa que aprendi nestes últimos anos, seja escrevendo neste blog, fazendo lambanças financeiras ou destruindo minha saúde.
A lição mais valiosa que aprendi foi a importância do conhecimento.
Posso dizer que esta lição me fez desenvolver a capacidade de “garimpar” fontes de informação diferenciadas, que me permitiram, por exemplo, noticiar alguns acontecimentos do mundo da TI em primeira mão aqui no blog, mesmo antes de grandes portais de tecnologia.
Hoje esta habilidade me faz escolher cuidadosamente as fontes de informação que consumo diariamente.
E me faz aprender cada vez mais, sobre escrever melhor, cuidar melhor da saúde, do dinheiro e, claro, do blog!
O resultado disso tem sido tão bom que o volume de acessos no blog aumentou muito nos últimos meses.


E com isso atingi a marca de 1 milhão de visualizações de páginas!

Afinal, mais visualizações significam mais gente acessando, e portanto significa que o conteúdo está ainda mais útil pra você, que é o que mais importa.
Por isso, meu muito obrigado pelo tempo que você dedica a ler o que escrevo.

Foram 8 anos até esta marca, faço questão de deixar claro, especialmente pra quem tem blog. É uma bola de neve. Os efeitos dos textos, a audiência, tudo vai se acumulando ao longo do tempo até que os resultados começam a aparecer. Demora mais pra uns (pra mim, por exemplo), menos pra outros, a depender de uma série de fatores. Se quiser mais detalhes deixe seu comentário.

E sabe a melhor parte?

O aumento dos acessos faz surgir algumas receitas de anúncios, que permitem continuar bancando os custos do envio do boletim semanal aos quase 2500 assinantes do Tecnologia que Interessa!, os custos de hospedagem, dos colaboradores e outros mais.

Com isso, você também ganha, com mais e melhores textos informativos sobre TI.

Garanto que vou continuar me esforçando pra entregar conteúdo cada vez mais relevante pra você.

Pra encerrar, deixo meu pedido pra que divulgue o Tecnologia que Interessa! pros seus contatos, pra que ainda mais profissionais de TI possam ter acesso às dicas aqui.

Vai lá, é rapidinho, por favor…

Clica com o botão direito neste link AQUI, cola num email e manda pros seus contatos.

Serei eternamente grato!

Um abraço!

8 Anos de Tecnologia que Interessa!

Aniversário 7 anos Tecnologia que Interessa!
“E eis que, mais uma vez, é momento de comemorar.

Comemorar o crescimento, amadurecimento, evolução da minha ‘cria’, que hoje completa 7 anos!

Esta cria que é motivo de muito orgulho.

Que me proporciona conhecer pessoas, e entender um pouco mais do mundo através da web.

Que me revela oportunidades que nunca imaginei estarem ao meu alcance.

Que me possibilita coisas boas e ruins, ambas importantes para o crescimento pessoal e profissional.

Que, mais importante que tudo, me conecta com você, que agora lê este texto, e que reconhece alguma utilidade no que escrevo e compartilho por aqui.”
Assim começou meu agradecimento do ano passado, que reflete tão verdadeiramente o que sinto, a ponto de repetir em 2016, quando o blog completa 8 anos de estrada.

São 1647 posts e mais de 900 mil acessos.

Eu tenho muito orgulho de ter chegado até aqui.

Acima de tudo, fico extremamente feliz de saber que só cheguei até aqui porque você está comigo. Obrigado!

Mas preciso confessar que em 2015 tive algumas decepções.
Empreitadas no mundo digital que não deram certo. Algumas promessas não cumpridas, como a retomada do Podcast e os Hangouts sobre tendências tecnológicas.
Isso me deixou um pouco frustrado.

Mas o pior aconteceu no final do ano, com o problema que comecei a enfrentar desde novembro, que está afetando o ranking e o tráfego, e que ainda não descobri exatamente o que é, embora tenha algumas suspeitas.


Já até contratei uma pessoa pra analisar e corrigir algumas coisas, mas os resultados ainda não apareceram.

Se souber de alguém que entenda dos algoritmos Google e possa me ajudar, por favor entre em contato.

De todo modo, 2016 vai ser diferente, e pra melhor.

Cada problema, cada erro, tudo serve de aprendizado, sempre. Com isso evoluímos, melhoramos.

Também houve coisas muito boas em 2015, como os Hangouts em parceria com o Portal GSTI, o lançamento do curso VMware vSphere 6, ampliação da receita de publicidade e o novo informativo semanal.

Consegui apoio de vários colaboradores, a quem agradeço publicamente aqui. Victor, Frederico, Pedro, Gabriel, Jefferson, muito obrigado por suas contribuições!

Finalmente encontrei uma maneira de organizar as informações que quero compartilhar com você, permitindo que, mesmo com pouco tempo, consiga entregar muita informação.

Espero que o informativo seja cada vez mais útil, e pra isso peço que responda uma perguntinha rápida:

Qual seção do informativo mais lhe agrada?
Empreendedorismo, Big Data, Cloud, Segurança, Governança, Música e Cinema? Diz aí!
Em 2016 pretendo estreitar ainda mais minha relação com você.
Quero te fornecer mais que informação, quero entregar oportunidades.

Está no forno uma pesquisa de interesse para a lista de assinantes do blog, por isso, caso ainda não esteja cadastrado pra receber as informações exclusivas por email, faça agora mesmo.
É só CLICAR AQUI.
Recebo muitos pedidos de orientação quanto a carreira, cursos, certificações, especializações e outras possibilidades de crescimento profissional, e quero ajudar a você, que precisa desse tipo de orientação, de forma mais estruturada.
Também quero ajudar você, que tem um talento, uma habilidade, um conhecimento útil pra outras pessoas, a divulgar isso através da web.

Juntar a fome com a vontade de comer. Que tal?

2016 será o ano das parcerias, e vou intensificar o trabalho iniciado em 2015, buscando apoio pra o desenvolvimento do blog e criação de oportunidades, de acordo com sua experiência e com o interesse dos leitores.

Por isso, se você tem interesse em ser parceiro, fique ligado que em breve entrarei em contato.
Como já me estendi demais, vou encerrando esta mensagem de comemoração e agradecimento a você que faz o Tecnologia que Interessa! acontecer.
Muito obrigado. MESMO!
E um excelente 2016 pra todos nós.
ps: não esquece de cadastrar seu email clicando ali acima (caso ainda não tenha feito).
pps: e não deixe de indicar abaixo qual categoria do informativo mais lhe agrada, ok? Só assim posso me dedicar a entregar a informação que mais interessa a você!

7 anos de Tecnologia que Interessa!

Aniversário 7 anos Tecnologia que Interessa!

E eis que, mais uma vez, é momento de comemorar.

Comemorar o crescimento, amadurecimento, evolução da minha “cria”, que hoje completa 7 anos!

Esta “cria” que é motivo de muito orgulho.

Que me proporciona conhecer pessoas, e entender um pouco mais do mundo através da web.

Que me revela oportunidades que nunca imaginei estarem ao meu alcance.

Que me possibilita coisas boas e ruins, ambas importantes para o crescimento pessoal e profissional.

Que, mais importante que tudo, me conecta com você, que agora lê este texto, e que reconhece alguma utilidade no que escrevo e compartilho por aqui.

Mas deixemos de firulas e vamos ao que interessa!

Neste momento de comemoração, quero aproveitar para dizer a vocês o que esperar desse nosso espaço em 2015.

Aliás, quero fazer um agradecimento especial a cada um dos cerca de 2 mil integrantes da comunidade Tecnologia que Interessa!, sejam os participantes da lista Big Data Brasil, os que acompanham por RSS, email ou alunos. Muito obrigado a cada um de vocês!

Se fui obrigado, por motivos alheios à minha vontade, a reduzir a frequência de postagens, tento compensar com mais informação em cada texto.

Por isso, pode esperar em 2015 ainda mais conteúdo

E em diferentes formatos!

*Vamos estar retomando* o podcast 🙂


Estou trabalhando no primeiro infográfico.


E vamos ter alguns hangouts também, sobre Virtualização, Governança de TI, Big Data, Software Livre, enfim.

Espero que curtam as novidades!

E fiquem à vontade pra sugerir os temas de TI que mais interessam a você! Sou todo ouvidos 🙂

Aliás, quero finalizar este texto justamente pedindo um pequeno favor a você.

Poderia responder a uma simples perguntinha ? É rapidinho!

Lá vai…

O que você espera do Tecnologia que Interessa! ?

É muito importante pra mim saber que tipo de informação você espera ver aqui, pra ver o que posso fazer pra te atender da melhor maneira possível, dentro das minhas possibilidades, é claro.

Responde aí, por favor. Valeu!

6 anos de Tecnologia que Interessa!

Pois é, chegamos aos 6 anos de blog.
É hora de refletir e analisar o que de mais importante aconteceu em 2013. Vejamos:
  • A presença nas redes sociais foi o foco em 2013, com a criação da página no Google+ e uso mais intenso de publicações agendadas e automáticas do conteúdo do blog no facebook e twitter, graças a ferramentas como o IFTTT, HootSuite e outras;
  • Recebo cada vez mais solicitações de parcerias, algumas muito interessantes, outras nem tanto, mas é um sinal da relevância do blog, o que me deixa muito feliz;
  • Descobri as possibilidades do ensino a distância nas melhores instituições do mundo, e “mergulhei de cabeça”. Foram 8 cursos matriculados e 3 concluídos em 2013. Com cursos na área de Big Data, o caminho para me tornar um cientista de dados está mais curto, e com o curso de Design posso dizer que entendo muito melhor como a web funciona, e assim posso (re)pensar o blog de forma a deixá-lo melhor para vocês, queridos leitores;
  • Aliás, neste exato momento está em fase final um trabalho para melhorar a visualização do blog em dispositivos móveis, complementando o (re)design do blog em 2013. Já está implementado em parte, mas alguns ajustes serão feitos ainda. Não deixem de dizer o que acharam!
  • Descobri também as possibilidades dos sites de freelancers, que não me trouxeram renda, mas permitiram desenvolver coisas que não teria condições de fazer sozinho, que consegui quem fizesse por um “precinho camarada” :), e vou compartilhar com vocês em breve;
  • Me vi obrigado a reduzir o ritmo de postagem, e depois de 5 anos mantendo uma média próxima de um post por dia, em 2013 foram “apenas” 120 textos;
  • crescimento do blog continua, mas perdi o patrocínio, o que foi importante pra aprender que ganhar dinheiro com blog depende de mais dedicação do que tenho conseguido ultimamente. Isto me estimulou a estudar ainda mais, em especial o mundo do marketing digital e do empreendedorismo, o que está me permitindo descobrir coisas interessantíssimas que pretendo compartilhar aqui com o tempo, a depender do interesse de vocês (indiquem nos comentários :);
  • Criamos um novo newsletter, enviado semanalmente com as últimas notícias do blog e que vai facilitar a vida de vocês, no sentido de que fica mais fácil acompanhar as publicações sabendo que somente uma vez por semana você será “importunado”;
  • Não consegui cumprir algumas promessas do início de 2013, como a página dedicada a alunos, que existe mas está desatualizada;
  • Por outro lado, um ebook sobre virtualização está no forno, e tenho publicado artigos acadêmicos aqui no blog (em revistas muito em breve!) sobre temas relevantes com o Computação em Nuvem e Virtualização de Desktops;
  • 2014 começou muito bem, com o lançamento do nosso Podcast, mas os planos pra este ano vão além, e incluem ebooks, novos cursos, Hangouts, textos cada vez melhores (e quem sabe mais frequentes), dentre outras novidades que virão ao longo do ano.
Pra finalizar, não poderia deixar de agradecer, como sempre, e cada vez mais, a cada um de vocês que lê, curte, compartilha e recomenda o conteúdo que disponibilizamos aqui. Tenho cada dia mais certeza de que uma das minhas missões na Terra é disseminar conhecimento, e continuarei fazendo tudo que puder pra cumprí-la da melhor maneira possível. Agradeço por colaborarem comigo!

5 anos de Tecnologia que Interessa!

Lá se foram 5 anos, mas parece que foi ontem. 5 anos! Cinco ANOS! Analisando com mais atenção, vejo o quanto evoluímos (eu, o blog e a relação com vocês, leitores), em diversos aspectos.

  • Comemorei o primeiro ano e a marca de 1000 posts, mas esqueci de algumas datas importantes :P;
  • Criei e desativei o Boletim da Tecnologia que Interessa!, uma vã tentativa de trazer pra cá o dinamismo do twitter, que me fez entender que rede social não é tudo igual, e que cada coisa tem seu lugar;
  • Discuti com vocês o conteúdo do blog, busquei formas de interagir mais (sem muito sucesso) e deixar o blog mais profissional com o domínio próprio;
  • Vi o crescimento do blog, que chegou a ter pagerank 4 (atualmente 3) e ganhou patrocínio de peso;
  • Criei a página do facebook e integrei o blog com o twitter, usando o IFTTT;
  • Posso dizer que aprendi a escrever, depois de 1352 textos (incluindo este – quase 1 por dia!), especialmente quando se trata de escrever para a web, como blogueiro, considerando questões como posicionamento em buscas e SEO (a importância das imagens, etc);

Por tudo isso, parabéns pra nós! Sim, pra nós, pois a satisfação deste blogueiro não existe sem a de vocês. Um blog só é bem sucedido quando as duas partes estão felizes, quem escreve e quem lê. Eu acredito que vocês continuam lendo, então estão felizes e satisfeitos, estou certo ? Por isso, mais uma vez, parabéns pra nós por esta relação duradoura! E obrigado, muito obrigado pela audiência!Acredito que o blog atingiu um nível de maturidade interessante, passei a receber propostas de parceria (boas e ruins), e isso significa que o conteúdo aqui disponível é útil. Rolou até um sorteio (mais sobre isso adiante). Por isso, penso que é hora de buscar meios de facilitar o acesso ao conteúdo já disponível, e não apenas disponibilizar novos conteúdos.Estou com alguns projetos para 2013, e acho que vocês vão gostar!

  • Concluir o sorteio do treinamento em PHP, que aliás foi um fiasco até aqui, pela dificuldade de contato com os vencedores através do twitter. Refiz várias vezes, tentei contato com 10 pessoas (@rcnascimento, @bitstorm1978, @f_santiagoj, @SrMontila, @ogestor, @diemesleno, @comedorfarinha, @AmorimPatrick, @mauropedrini, @gilvalopes), mas só 3 responderam. E não se arrependeram, o retorno foi muito bom! Os 7 acessos restantes ao treinamento serão sorteados através da página do facebook, muito em breve. Fiquem ligados!
  • Ebook do Tecnologia que Interessa! O conteúdo do blog daria um livro interessante, então por que não tentar ? Aguardem!
  • Páginas dedicadas a alunos e ex-alunos, com informações sobre certificações, treinamentos, simulados e muito mais;
  • Página com trabalhos acadêmicos meus e de alunos e ex-alunos;
  • E algumas coisas que vou deixar pra divulgar posteriormente.

Pra finalizar, queria pedir um favorzinho. Se algum texto publicado aqui foi útil pra você, poderia dizer nos comentários ? É uma forma de obter um retorno em relação ao conteúdo disponível, e direcionar o foco do blog, dentro dos meus interesses também, é claro.E fiquem à vontade pra fazer outros comentários, sugestões e críticas. Este espaço também é de vocês.Novamente, muito, muito, muito obrigado pela audiência! E que venham mais 5, 10, 50 anos!

Curta nossa página no facebook!

Milésimo post

Lá se vão 2 anos, 7 meses e 10 dias desde aquele domingo, 27 de janeiro de 2008, em que fiz o primeiro post no blog, tratando de algo que até hoje é uma obsessão pra mim: o acesso à informação. Como coloquei no meu perfil no Google, me considero um viciado em informação, tanto que transformei o Netvibes, meu agregador de feeds preferido, e assunto recorrente aqui no blog desde o 1º post, num segundo e-mail. É uma luta constante para conseguir ler todos os feeds RSS.

Mas vale a pena, pois, como um amigo já me disse, eu sou um verdadeiro filtro de informações da web. Eu gosto de compartilhar informações, não é à toa que me tornei professor. A idéia de divulgar o que descubro, leio, aprendo me dá muita satisfação, daí a motivação para criar um blog.
Como a quantidade de informações é muito grande e não dá pra escrever posts sobre tudo, criei as Rapidinhas pra facilitar a publicação de links para os textos mais interessantes que leio. São dezenas de fontes de informação que consulto diariamente, muitas delas relacionadas aqui, de sites e blogs sobre educação financeira e viagens a sites sobre governança de TI, virtualização ou administração de sistemas Windows e Linux.
Nestes quase três anos e mil textos, já abordamos os assuntos mais diversos, sempre tentando focar na Tecnologia que Interessa!, trazendo informações úteis que possam fazer alguma diferença na vida das pessoas, seja o conhecimento sobre um produto ou tecnologia, seja uma dica de segurança, uma reflexão sobre o uso da tecnologia, enfim, qualquer informação que seja de utilidade prática. Fiz até um Guia da Tecnologia que Interessa para facilitar a busca das informações disponíveis no blog.
Esperando continuar contribuindo, cada vez mais e melhor, para o acesso a informação de qualidade sobre tecnologia, continuamos nossa caminhada virtual. Rumo ao post 2000!

Um ano de blog!

O tempo passa, o tempo voa. Já dizia a propaganda. Fiquei impressionado quando percebi que, há exatamente um ano, fazia o primeiro post no blog. Em 27 de janeiro de 2008 escrevi sobre o Netvibes, meu agregador RSS preferido e que me facilita o acesso a informações do meu interesse. Feeds sobre cinema, promoções de passagens aéreas, dicas de saúde, ciência e, claro, tecnologia. Muita tecnologia.

Neste dia especial pra mim, quero agradecer aos meus amigos, que prestigiam o blog como leitores, e fazem comentários que me ajudam muito (não é Igor ?), e aos anônimos que, eventualmente, acessam e fazem uso das informações que disponibilizo.  Espero que o blog seja cada vez mais útil a todos vocês.

Por fim, quero registrar que, como que por um acaso do destino, ontem sugeri ao BR-Linux, pela primeira vez, um texto meu, falando sobre ITIL e Software Livre, e o texto foi indicado hoje. O texto é de novembro, mas muito atual. Confiram a indicação no BR-Linux.