Business Intelligence

#FISL 13: #BI simplificado com #Pentaho

O André Luís Coelho da Silva (@andrewise), da Caixa, fez uma palestra bem interessante, mostrando a experiência dele na Caixa com soluções de BI. Vamos às observações. Grandes iniciativas falharam – BI, DW, DM, Business Objects, Hyperion não deram o resultado esperado; Faltou estratégia – gestores de produto/negócio não sabem o que querem! É difícil …

#FISL 13: #BI simplificado com #Pentaho Read More »

#FISL 13: Mineração livre de dados

O Mauríco e o Adewale são baianos, estudam na UFBA, e apresentaram o software WEKA – Waikato Environment for Knowledge Analysis, uma ferramenta muito interessante para mineração de dados. Vamos às observações sobre a palestra. Os palestrantes apresentaram a OxenTI, a empresa deles, que fornece serviços em mineração de dados e áreas correlatas; A “Lei de Moore” diz que o …

#FISL 13: Mineração livre de dados Read More »

[Infográfico] Cientista de Dados – o caminho mais curto para a carreira do século XXI!

No infográfico a seguir você encontra respostas para as questões mais importantes sobre a carreira em cientista de dados! O que é Big Data? Big Data vs Ciencia de Dados O que é um cientista de dados? Quais são os conhecimentos necessários para um cientista de dados? Qual é o salário médio de um cientista …

[Infográfico] Cientista de Dados – o caminho mais curto para a carreira do século XXI! Read More »

Top 20+ Ferramentas de Big Data para se tornar Cientista de Dados (mesmo sem saber programar)

A esta altura, você já deve saber que Big Data é o volume de dados além da capacidade tecnológica para armazenar, gerenciar e processar de modo eficiente, demandando soluções novas, mudanças de paradigma, abordagens e métodos para o desenvolvimento e implementação de tecnologias para análise de dados. Atualmente as empresas têm acesso a muita informação, …

Top 20+ Ferramentas de Big Data para se tornar Cientista de Dados (mesmo sem saber programar) Read More »

Análise de Dados da Wiipedia com Qlik Sense Gratuito

Qlik Sense & Power BI Parte 1 – Análise de Dados com facilidade e praticidade!

Com quantos cliques se faz um Dashboard como este acima? Você sabe? Não? Então vamos descobrir agora, pois nunca foi tão fácil obter e exibir dados em gráficos, visualizações, painéis, dashboards, indicadores e todo tipo de formato de exibição imaginável. Mas tem um detalhe. Sem o devido cuidado, a visualização pode acabar representando apenas o …

Qlik Sense & Power BI Parte 1 – Análise de Dados com facilidade e praticidade! Read More »

O futuro dos bancos de dados, por Michael Stonebraker

O Gigaom traz um artigo interessantíssimo sobre o futuro dos bancos de dados. O especialista Michael Stonebraker, um dos pioneiros em bancos de dados relacionais, e que atualmente aposta em soluções alternativas, ajudou a criar bancos de dados como Ingres (avô do SQL Server) e Postgres (Post Ingres). Acho que o rapaz sabe o que …

O futuro dos bancos de dados, por Michael Stonebraker Read More »