FISL 13

#FISL 13: Mineração livre de dados

O Mauríco e o Adewale são baianos, estudam na UFBA, e apresentaram o software WEKA – Waikato Environment for Knowledge Analysis, uma ferramenta muito interessante para mineração de dados. Vamos às observações sobre a palestra. Os palestrantes apresentaram a OxenTI, a empresa deles, que fornece serviços em mineração de dados e áreas correlatas; A “Lei de Moore” diz que o …

#FISL 13: Mineração livre de dados Read More »

#FISL 13: Data privacy and Security at the United States border

Nesta palestra, Seth Schoen, da Electronic Frontier Foundation,  discutiu as perspectivas técnicas e legais das buscas feitas nos dispositivos eletrônicos de quem viaja para os EUA, apresentando problemas e soluções para situações que podem ser enfrentadas, especialmente por ativistas, mais propensos a revistas mais rigorosas. Apesar disso, as informações são úteis para qualquer um que …

#FISL 13: Data privacy and Security at the United States border Read More »

#FISL 13: #Virtualização "na velocidade da luz" com OpenVZ

O Sérgio Cioban (@cioban), da Virtmasters, iniciou a apresentação mostrando que virtualização é uma “novidade” do século passado, e fornecendo alguns conceitos básicos sobre virtualização. Vejamos os pontos mais relevantes: Conceitos: node (máquina física), hypervisor (o software que implementa a virtualização em si) e domain (roda sobre o hypervisor); Cada domain é denominado Virtual Environment (VE, …

#FISL 13: #Virtualização "na velocidade da luz" com OpenVZ Read More »

#FISL 13: GPT: domine a nova geração de tabela de partições de disco

O Eriberto Mota, do Exército, já é figurinha carimbada do FISL, e mais uma vez não decepcionou. Apresentou o GPT, novo mecanismo para particionamento de discos que substitui a antiga MBR, que mor-reu! Vamos aos detalhes: É importante saber algumas coisas sobre geometria de discos: Não se lê trilhas, mas cilindros, pois, como as cabelas …

#FISL 13: GPT: domine a nova geração de tabela de partições de disco Read More »

#FISL 13: Escalando sites com o NGINX

O Tiago Albineli, da Globo.com, mostrou como configurar o NGINX para alto desempenho e escalabilidade. Vamos aos detalhes: Benchmarks mostram que o NGINX é muito mais rápido que o Apache para sites com alto volume de acessos, a partir de dezenas de milhares de acessos simultâneos; Sites são divididosem trẽs tipos: conteúdo estático, dinâmico, e …

#FISL 13: Escalando sites com o NGINX Read More »

#FISL 13: SpagoBI

O Miguel Koren O’Brien, da Konsultex ([email protected]), apresentou o SpagoBI, uma solução que tem ganhado espaço recentemente. Vamos às anotações da palestra: Usos de BI – Reporting, OLAP (análise multidimensional), Indicadores (KPIs), Business Performance Management, Mineração de Dados, Location Intelligence; A Konsultex está envolvida num projeto relacionado à extinção do mico-leão dourado, que envolve a …

#FISL 13: SpagoBI Read More »

#FISL 13: Perícia digital com software livre

O Evandro Della Vecchia ([email protected]), perito criminal do governo do RS, apresentou conceitos, técnicas e ferrametnas usadas em perícia digital, também chamada de forense digital. Vamos aos detalhes: Post mortem x live forensics Máquina desligada – sem acesso a dados da memória, somente armazenamento não volátil; Máquina ligada – pode acessar dados em memória e …

#FISL 13: Perícia digital com software livre Read More »